Tarefa 6 – Curso EDH – MARISA ROSA SOUZA

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

MARISA ROSA SOUZA

Função

Professor de educação infantil e ensino fundamental

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

Ceu EMEI Dr. Carlos Olivaldo de Souza Lopes Muniz

        CURSO EDH- Educação em Direitos Humanos: Desafios do Contexto Atual                                                                                                               Parceria do Instituto Vladimir Herzog e SME Secretaria Municipal de Educação                                                                                                         Marisa Rosa Souza R.F. 7357249 Lotada no CEUEMEI Dr. Carlos Olivaldo de Souza Lopes Muniz DRE São Miguel

       Elaboração de uma proposta de ação que envolva toda comunidade escolar.

       JUSTIFICATIVA

     Tendo como foco a educação em direitos humanos, sinto a necessidade de repensar o Projeto Político Pedagógico, uma vez que esse deve descrevera realidade escolar com foco na educação e suas especificidades. O PPP edifica, agrega enquanto prática social, precisa necessariamente ser único e atender a realidade da unidade escolar evidenciando sua identidade, dando a oportunidade de expressão e ação dos alunos, permitindo sua autoavaliação e construção do seu conhecimento enquanto cidadão, respeitando também a diversidade cultural e social, estabelecendo ações reflexivas sobre o cotidiano, incluindo todos num contexto social, revendo valores e atitudes que sempre permeiam o ambiente escolar. Um aluno que desenvolve seu senso crítico, humano, respeita e valoriza as diferenças e diminui a desigualdade.

       ENVOLVIDOS

     Toda a equipe escolar, alunos, familiares e responsáveis.

       FINALIDADE

     Possibilitar uma educação baseada nos princípios dos direitos humanos é fundamental para se ter uma educação de qualidade, agregando conhecimentos e oportunidades a uma comunidade que não tem acesso às práticas sociais pois vivem em situação de vulnerabilidade e sem a devida valorização como cidadão sujeito de direitos dentro de um contexto social podendo assim escrever a sua história.

       DURAÇÃO

     Contínua.

       OBJETIVOS/RESULTADOS ESPERADOS

     Qualificar o trabalho pedagógico, rever as práticas escolares frente à essa nova situação nunca antes vivenciada, mas que nos trouxe uma realidade dura, uma situação ja existente,porém por vezes camuflada: a desigualdade social, as oportunidades que uns conseguem e outros jamais alcançam, sendo que esse direito seria de igualdade para todos. Isso nos vem encorajar e conscientizar que a muito por fazer, transformar e ressignificar enquanto educadores desempenhando nosso papel dentro da educação e valorizando acima de tudo os direitos humanos, esses direitos devem atravessar os limites da escola. Todos dentro do ambiente escolar deve contribuir com responsabilidade para garantir pelo menos dentro da escola uma educação de qualidade e mais humanizada.

       AÇÕES

     Compartilhar minhas reflexões e informações que adquiri na formação no decorre do curso, procurando sempre remeter as situações que se apresentem no ambiente escolar e que possam sempre ter um olhar humano. Disponibilizar os cadernos do Respeitar é Preciso! (Diversidade e Discriminação; Respeito e Humilhação; Mediação de Conflitos; Democracia na Escola; EDH para todas as idades; Sujeitos de Direito e Respeito na Escola), multiplicando assim entre meus pares para um melhor aprofundamento, problematizando discursos e práticas existentes na escola.

       AVALIAÇÃO

     Pensando nos espaços, relações e inteirações de todos os envolvidos no processo, rodos são educadores, mediadores e formadores de opiniões e fazem parte importante dentro do contexto educacional; todos tem experiências vivida e essa troca poe ser gratificante e a educação ganha com isso. A flexibilidade de pensamentos e falas podem ser mudadas, adequadas em prol de uma educação mais humanizada, todo o processo pode ser revisto sempre e o tempo todo em que se fizer necessário, procurando assim atingir o objetivo proposto que é uma escola de qualidade e humana para todos.

     Obs. Faço parte do grupo da Mediação de Conflitos na minha unidade, e esse curso só veio acrescentar um rico conhecimento para mim, excelentes palestrantes e lives muito pertinentes a situações que sempre permeiam a educação.

     Parabéns à Equipe de Formação!