Tarefa 6 – Curso EDH – Marisa Pires Duarte

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Marisa Pires Duarte

Função

Professor de Ensino Fundamental II e Médio

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra

Marisa Pires Duarte – [email protected]

RF 5.288.991-2

CPF 083.618.678-80

 

Tema proposto: “Famílias coloridas…muitas histórias!”

A quem o trabalho se destina: A ideia é envolver todos da comunidade escolar. Tecer redes nos territórios de aprendizagem.

Mas somos em cinco professoras da Escola que fizemos o curso “Respeitar é preciso”, então dividimos cada uma com uma turma. A minha turma seria composta com os alunos dos 3os anos.

 

Justificativa: Valorização de etnias que sofrem com a desigualdade social no Brasil. Desigualdade esta, que atinge a maioria dos nossos alunos e suas famílias.

Promover a reflexão sobre a apropriação cultural.

Existe um questionário que os pais recebem para registrar informações de seus filhos no início do ano letivo. No item cor da pele ou raça (sendo que, entendo que, todos somos da mesma raça: a humana), muitos não colocam Negra(o) (sendo que em pesquisas nas denominações aparece “preta”, “branca”, “parda”, “amarela”, “indígena” (antes “vermelha”)).

Os alunos ainda pedem o lápis “cor da pele” (salmão/rosinha). Existe no mercado (ainda com um valor um pouco alto) os lápis cores de peles.

 

Objetivos:

Descolonizar o currículo;

Resgatar identidades diversificadas;

Valorizar a cultura trazida pelas etnias vindas do continente africano;

Descobrir as diferentes tonalidades de cores de peles;

Recriar fotografias através da manipulação da imagem;

Agregar os equipamentos no entorno da escola (escola de samba, bloco de resistência, casa de cultura, biblioteca, Sesi)

 

Duração: 16 aulas

Atividade 1 : Pergunta disparadora- “Qual a cor da sua pele?”

Em duplas uma  conversa de vivências identitárias: – Perguntas mediadoras-

De onde vieram seus pais? Avós? O que eles ensinaram pra você? Eles deixaram algo pra você? Tem alguma história pra contar? Quem é você? O que deixará pro futuro? Você curte redes sociais? Já se incomodou com algo que falaram virtualmente?

Roda de conversa sobre as inquietações

Registros das falas pelo professor

 

Atividade 2 : Pergunta sobre os procedimentos de registros e documentação

Roda de conversa sobre linguagens da Arte – Artes Visuais-Fotografia

Você curte fotografia? Você se reconhece na fotografia? Você é aquilo que aparece na fotografia? Podemos fazer um vídeo com a história de alguém da sua família? Um vídeo da sua história?

Fruição de imagens impressas e de livros de alguns artistas

J.D. Okhai Ojeikere (1930-2014) (foto1) http://caacart.com/bio.php?la=en&m=59

Segundo J. D. Okhai Ojeikere, os “penteados são efêmeros e as fotografias apenas traços marcantes que gravam fugazes momentos de beleza, de realização cultural. A arte é vida em movimento. Sem arte a vida seria um tédio, congelada”. https://www.materiaincognita.com.br/penteados-dos-negros-africanos-fazem-a-cabeca-dos-brancos/

(foto2) https://www.coeval-magazine.com/coeval/jd-okhai-ojeikere

 

Pierre Verger (1902-1996)

Pequenos livros da Coleção “Olhar e ver” – “Olhar a África e ver o Brasil”

“A vida em sociedade”; “Influências”; O mundo do trabalho”; “Crianças”

(foto3) https://www.casasbahia.com.br/livros/artescinemateatro/livrodefotografia/olhar-e-ver-criancas-olhar-a-africa-e-ver-o-brasil-96612.html

 

Araquém Alcântara (1951-)

(foto4) https://araquemalcantara.com.br/brasileiros-2004/

 

Atividade 3 : Explorando outras formas de registros e documentação – linguagens da Arte – Vídeo e Pintura.

Fruição e exploração através de vídeo do projeto “HUMANAE”-Angélica Dass

(vídeo) https://www.youtube.com/watch?v=kcYKRNbW_iw

(foto 5) https://www.linguaculturabrasil.com/item/51-humanae-angelica-dass

Em duplas uma conversa sobre o vídeo

Roda de conversa sobre cores de pele.

Registros das falas pelo professor

 

Atividade 4 : Conhecendo o trabalho da Artista Adriana Varejão.

Investigação dos materiais plásticos:  lápis de cor, giz de cera e tinta guache.

Adriana Varejão (1964-) – Série Polvo

(foto 6) https://vogue.globo.com/lifestyle/cultura/noticia/2014/04/voz-do-polvo-conheca-serie-inedita-de-adriana-varejao.html

(foto 7) https://fundacaoromi.org.br/fundacao/index.php

(foto 8) https://br.pinterest.com/pin/238409374009845041/

Vamos procurar cores de pele? Você consegue através das misturas das cores uma cor de pele? Vamos fazer uma paleta de diversas cores de pele? O que acham de fazermos uma pintura como no projeto “HUMANAE” da Angélica Dass ou a série “Polvo” da Adriana Varejão?

 

Atividade 5: Retrato e Autorretrato – Livro Espelho de artista – Katia Canton

Power Point na TV – imagens do livro

Em duplas fazer o retrato do colega: – Como uma foto 3X4-

Somente o desenho, sem pintura.

Individual com um espelho, fazer seu autorretrato: – Como uma foto 3X4-

Somente o desenho, sem pintura.

 

 Atividade 6: Retrato e Autorretrato – Artes Visuais – Pintura

Retomar paletas de cores de peles

Vários potinhos de guache com as cores misturadas

Individual pintura do retrato e do autorretrato

Retomar os desenhos do retrato e do autorretrato.

 

Atividade 7: Retrato e Autorretrato – Artes Visuais – Tecnologia e manipulação de imagens

Fotografias dos trabalhos – Selfies com celular

Impressão colorida para uso do “lambe lambe”;

 

Atividade 8: Perguntas sobre as formas de apresentação do projeto

Como pensam em expor este percurso do trabalho? Que espaços utilizar dentro da escola? Que espaços utilizar fora da escola? Podemos contar com alguns parceiros? Podemos espalhar pelos postes do bairro, como um “lambe lambe”?

 

Avaliação:

Avaliação contínua durante a observação das atividades.

Autoavaliação pela participação e empenho na execução das atividades.

 

“Não se pode contar uma viagem sem antes realizá-la. Quando muito se poderá dizer que se tem a intenção de fazer esta viagem. Mas se soubermos desde o princípio o que nos espera, minuto por minuto, nunca sairíamos. ”

Frederico Fellini, cineasta (citado Cecília Almeida Salles em Gesto Inacabado – pg. 32)

Atividade 2 - (foto 1)

Atividade 2 - (foto 2)

Atividade 2 - (foto 3)

Atividade 2 (foto 4)

Atividade 3 (foto 5)

Atividade 4 (foto 6)

Atividade 4 (foto 7)

Atividade 4 (foto 8)