Tarefa 6 – Curso EDH – Marilia Marques Maia

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Marilia Marques Maia

Função

Professora Ensino Fundamental II e Médio Cat 3

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF PROFA JOSEFA NICÁCIO ARAÚJO

Marilia Marques Maia – [email protected]

TAREFA DO CURSO: “EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS NO CONTEXTO ATUAL”.

TEMA PROPOSTO:  O respeito e a empatia com a pessoa com deficiência.

JUSTIFICATIVA: O tema proposto foi escolhido, pois na realidade da escola em que trabalho tem muitos estudantes com alguma deficiência, seja física ou intelectual. Neste cenário foi observado que em alguns momentos os estudantes não sabem lidar com algumas situações. Como exemplo no trato com os colegas.

GRUPO A SER TRABALHADO: Crianças e adolescentes entre 05 à 15 anos. Estudantes do Ensino Fundamental.

FINALIDADE: Refletir sobre as dificuldades da pessoa com deficiência e auxiliar no desenvolvimento da empatia entre os estudantes. Reconhecer que todos tem oportunidade de aprender e acessar à educação.

OBJETIVOS/ RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que o comportamento dos estudantes para com os colegas com deficiência seja de saber se colocar no lugar do outro antes de qualquer atitude. Evitar o bullying entre eles.

DURAÇÃO: 5 aulas

 

ATVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA:

  • Inicialmente começaremos com rodas de conversa sobre o assunto deficiência. O que os estudantes sabem sobre o assunto.
  • Assistir à vídeos que tratam do assunto, abaixo tem algumas opções: Utilizar de acordo com a faixa etária.

 

TURMA DA MÔNICA

https://www.youtube.com/watch?v=_Y2eIi5HlDw

 

O MENINO E O CACHORRINHO

https://www.youtube.com/watch?v=aww32PsnHQI

 

CHARLOTE

https://www.youtube.com/watch?v=Oi3K9KDt_FY

 

  • Realizar uma nova roda de conversa sobre o vídeo.
  • Atividades práticas:

* Chute a gol com os olhos vendados e a bola envolvida com saco plástico. (Nesta atividade, trabalhar a deficiência visual)

* Fazer Brincadeira do vôlei sentado. Adaptando as regras de acordo com as idades. (Nesta atividade, trabalhar a deficiência física)

* Brincadeira de mímica (Objetivo a comunicação da pessoa muda)

* Brincadeira do Joquei Pô na linha ou  Pac Man. Esta brincadeira a turma é dividida em dois grupos, cada grupo deve ficar posicionado em fila nas extremidades da quadra, ao sinal do professor os primeiros das duas filas deve correr nas linhas da quadra com o objetivo de chegar até a fila do grupo adversário, porém eles se encontrarão, neste momento joga-se o Joquei Pô, quem vencer continua o percurso, e quem perde volta para o fim da fila e imediatamente o próximo deve fazer a mesma coisa, não deixando o adversário chegar no seu objetivo. Vence quem chegar primeiro. Assim vão se marcando os pontos. (Esta atividade não é adaptada, nela nós adequamos as participações dos estudantes com deficiência).

 

  • Cartazes sobre as atividades realizadas;

– O que  os estudantes com e sem deficiência sentiram ao fazer o projeto? Nos cartazes eles deverão escrever ou desenhar suas conclusões.

– Quais atitudes eles passarão a tomar com os colegas com deficiência?

AVALIAÇÃO:  Os resultados serão verificados a partir dos registros realizados pelos grupos. Suas conclusões sobre o projeto. E observações no dia a dia dos estudantes.