Tarefa 6 – Curso EDH – Mariana Vicentina Andrade

Data

22 de julho de 2020

Cursista

Mariana Vicentina Andrade

Função

Preofessora

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Ceu Cei Alto Alegre

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

 

Tema: Minha escola, nosso espaço de convivência e transformação.

Justificativa: Que a escola possa ser um espaço de convivência e transformação, um espaço ético que possa contribuir com as construções das culturas e vivências infantis de maneira respeitosa e coletiva.

Nosso público é bastante diverso temos alunos brasileiros, nigerianos, colombianos, bolivianos e nossa intenção é acolher e oferecer a todos da nossa escola a riqueza e aprendizado das nossas culturas.

Agrupamentos envolvidos: Berçário 1 e 2, mini grupos 1 e 2.

Finalidade: Envolver a todos num movimento para construir uma cultura de respeito mútuo.

Objetivos:  Promover o envolvimento e participação das famílias e comunidade;

Identificar-se no grupo e no espaço gerando o sentimento de pertencimento;

O reconhecimento de si e do outro;

Reconhecer e valorizar a própria imagem;

Promover momentos de interações e descobertas;

Descobrir culturas, vivenciar a sua cultura e assim construir novas culturas.

Duração: Permanente

Atividades:   Reunião de formação com os professores e profissionais que trabalham na escola;

Reunião com as famílias para apresentar a proposta e convidá-los a participar;

Envio de um convive para as famílias que quiserem participar de atividades juntos aos agrupamentos (Rodas de conversas, contação de história, leitura de livros, vivência de brincadeiras, apresentações teatrais ou danças);

Organizar com os professores e as famílias que atividade de sua cultura vão compartilhar e para qual agrupamento.

Oferecer dentre nossos materiais pedagógicos para os bebês e as crianças manusearem bonecas e bonecos que reflitam a diversidade sociocultural, alguns serão comprados outros confeccionados com a ajuda das famílias em oficinas.

Disponibilizar materiais impressos como revistas, folders e livros onde as crianças possam se reconhecer;

Organizar murais com fotografias escolhidas pelos alunos e suas famílias mostrando um pouco sobre seu país e sua cultura.

 

Avaliação: Será continua durante todo o processo. Sempre conversando, reavaliando e replanejando as ações.

Professora Mariana Vicentina Andrade