Tarefa 6 – Curso EDH – Mariana Casoni da Rocha
Função
Professor de ensino fundamentl I e ed. Infantil
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
EMEI Vila Natal
TEMA DO PROJETO: | Combate ao preconceito e discriminação. | |
JUSTIFICATIVA DO PROJETO | Conscientização da importância da raça negra na formação do povo brasileiro e valorização da cultura Afro-Brasileira.
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PÚBLICO ALVO | 1º ao 3º do Ensino Médio | |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Refletir sobre a situação do negro na sociedade brasileira e sobre o preconceito que sofrem; romper com formas de preconceito racial no ambiente escolar.
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competências ESPECÍFICAS |
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
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HABILIDADES |
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica. |
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OBJETOS DO CONHECIMENTO |
Contextos e práticas (Respeito à diversidade)
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DURAÇÃO |
5 aulas | |
desenvolvimento |
1º momento: Assistir ao filme “Vista minha pele” (Diretor: Joel Zito Araújo);
2º momento: discussão sobre o filme; 3º momento: apresentação e análise da música “Lavagem Cerebral” de Gabriel o Pensador (1993). Discussão sobre a sociedade, preconceito e relação entre o filme e a música. 4º momento: confecção de cartazes valorizando a cultura Afro-brasileira e combatendo o racismo.
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avaliação |
Acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento do projeto. | |
obs: |
Esse projeto pode ser elaborado envolvendo todos da unidade escolar. |