Tarefa 6 – Curso EDH – Mariana Casoni da Rocha

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Mariana Casoni da Rocha

Função

Professor de ensino fundamentl I e ed. Infantil

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

EMEI Vila Natal

TEMA DO PROJETO: Combate ao preconceito e discriminação.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO Conscientização da importância da raça negra na formação do povo brasileiro e valorização da cultura Afro-Brasileira.

 

PÚBLICO ALVO 1º ao 3º do Ensino Médio
 

 

 

OBJETIVO GERAL

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Refletir sobre a situação do negro na sociedade brasileira e sobre o preconceito que sofrem;

romper com formas de preconceito racial no ambiente escolar.

 

 

 

 

 

competências ESPECÍFICAS

Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.

Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

 

 

 

HABILIDADES

(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.

(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.

OBJETOS DO CONHECIMENTO 

Contextos e práticas (Respeito à diversidade)

 

 

DURAÇÃO

5 aulas

 

 

 

desenvolvimento

1º momento:  Assistir ao filme “Vista minha pele” (Diretor: Joel Zito Araújo);

2º momento: discussão sobre o filme;

3º momento: apresentação e análise da música “Lavagem Cerebral” de Gabriel o Pensador (1993). Discussão sobre a sociedade, preconceito e relação entre o filme e a música.

4º momento: confecção de cartazes valorizando a cultura Afro-brasileira e combatendo o racismo.

 

avaliação

Acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento do projeto.

obs:

Esse projeto pode ser elaborado envolvendo todos da unidade escolar.