Tarefa 6 – Curso EDH – Maria Sonia Da Silva De Sousa
Função
Professor Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Santo Amaro
Escola
CEI Vereador Rubens Granja
Curso EDH- Desafios do Contexto Atual
Tema: Educação Antirracista: Identidade Negra
Justificativa:
É de suma importância que a escola adote uma educação antirracista,pois ela tem um papel fundamental para combater o racismo,lugar onde as diferenças humanas,sociais,raciais e culturais estão presente.Os documentos Oficiais como o Currículo da Cidade e o DCNs abordam esse assunto como sendo obrigatório o seu estudo.Os Centros de Educação Infantil(CEIs)são frequentados por bebês e crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade que se desenvolvem e aprendem com as interações com seus pares e com adultos,portanto, desde a tenra idade é necessário despertar a conscientização e a valorização para respeitar o outro como um todo independente da cor da pele e assim contribuindo para a formação de cidadãos atuantes contra o racismo velado pela sociedade ,porem presentes em forma de xingamentos ofensivos contra as pessoas negras.Por notar a recusa de uma criança de brincar com uma boneca negra(oferta de bonecas negras) e outro de não aceitar segurar a mão da coleguinha negra,não posso afirmar que essa atitude seja dita como preconceito, mas o fato da recusa nesses dois casos me faz pensar como é relevante propor atividades cujo protagonistas sejam pessoas negras.
Público alvo:
Bebês e crianças que frequentam o CEI ,na faixa etária de 1 ano a 3 anos e 11 meses de idade.
Finalidade:
Promover com as sequencias de atividades a construção da identidade negra e uma educação antirracista baseada no respeito e ao combate ao preconceito e a discriminação presente na sociedade que estamos inseridos.
Objetivos:
Incentivar o autocuidado ;a valoração do outro e de si;ampliar o repertório cultural com músicas e brincadeiras africanas;respeitar as diferenças e a diversidade humana.
Espero alcançar o despertar da conscientização de que todos somos importantes e o respeito deve está presente nas relações cotidiana.
Duração:
Para despertar o combate ao racismo é necessário abordar o tema constantemente aprofundando melhor as atividades podem permanecer durante o ano letivo ,uma vez por semana e assim abrangendo o no Campo de experiência Habilidades sociais e Identidade(Eu ,o outro e nós).
Sequencias de atividades:
Músicas e brincadeiras da cultura Africana;
Roda de conversa sobre respeito e a cor da pele;
Caixa surpresa com espelho(o que tem dentro é muito importante);
Fotos das famílias;
Cartaz com pessoas negras bem sucedidas;
Bonecas negras;
Roda de histórias:
Tanto,Tanto!,autor Trish Cook ,ilustrado por Helen Oxenburj;
Amoras,autor Emicida;
O Black Power de Akin,autor Kiusam Oliveira ilustrado por Rodrigo Andrada;
Meninas Negras,autora Madu Costa ilustrada por Rubem Filho;
Minha Mãe é Negra Sim! escrito por Patricia Santana ilustrada por Hyvanildo Leite;
Que cor é a minha cor? autor Martha rodrigues;
Salão de beleza;Penteados;moda;
Vídeos animados YOUTUBE :
“Amoras”;
“Hair Love”;
“Meninas Negras”;
“Guilhermina e Candelário”;
“Racismo e Preconceito,não!;
Desenhos e pinturas com carvão,borra de café;
Autorretrato.
Avaliação:
As atividades serão registrada através de fotos e vídeos ,para auxiliar na avaliação que será sustentada pela observação da participação,iniciativa e do interesse dos pequenos assim como suas falas serão registradas em relatórios com fotos e reflexões do professor.