Tarefa 6 – Curso EDH – Maria das graças lima Pereira

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Maria das graças lima Pereira

Função

Prof de Educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Cei padre Anton Meroth

Tema a Proposto : Diversidade na Educação Infantil

Qual a questão a ser trabalhada:  Respeito as diferenças

Justificativa:

Respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendida desde a infância, dentro da família, na escola e na sociedade, desta maneira se faz necessário utilizar formas simples e atraentes para as crianças na educação infantil para que possam começar a entender seus deveres e o que deve fazer para que tenhamos uma sociedade mais justa. transformando as atividades em um prazer para as crianças, é possível fazê-las entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas.

O referido tema será abordado por ainda se perceber a necessidade da inserção, da valorização, e do respeito as demais culturas existentes na comunidade escolar e social, buscando dessa maneira a potencialização de se trabalhar em cima da realidade das crianças. Tendo em vista que esse trabalho  vai abrir caminhos para que a criança use o conhecimento adquirido para seu crescimento pessoal, interpessoal e social ao longo da sua trajetória como ser formado.

A quem o trabalho se destina:

  • Diversidade e sua Importância na Educação Infantil;
  • Educação Infantil.

Finalidade:

O ato de ensinar e aprender vai muito além da sala de aula, pois requer do professor planejamento, replanejamento, pesquisa, estudo, atitude,vontade de enfrentar o novo e requer do aluno coragem para receber os ensinamentos e levá-los para sua vida pessoal e social. Não existe o ensinar sem ter quem aprenda e não existe o aprender sem ter quem ensine, ou seja, o professor e o aluno caminham juntos, precisam estar de forma recíproca buscando meios para uma melhor aprendizagem.

Trabalhar com temas que visam a realidade do educando é a melhor maneira de preparar o aluno para a vida em sociedade, é a melhor forma de inseri-ló nas questões sociais que também lhe dizem ou lhes dirá respeito, pois o mesmo faz parte dessa sociedade e precisa manter meios de interação com o mundo que o espera, com as diferenças que ele com certeza irá encontrar em sua trajetória.

A criança por muitas vezes pode não compreender amplamente o sentido do tema que será abordado pelo professor, pois elas estão no início de sua formação como cidadão, mas é justamente por esse motivo que se faz necessário o trabalho com as mesmas, porque é a partir daí que começa a inserção do sujeito dentro da sociedade, onde na sua fase de crescimento a criança terá oportunidade de se socializar mais facilmente com as outras pessoas, terá oportunidade de conhecer a si mesmo e ao outro e o mais importante, de respeitar a cada um conforme seus costumes e suas diferenças.

Quando o professor de educação infantil trabalha assuntos acerca das diversas culturas, dos diferentes costumes, gostos, raças, etnia e todos os assuntos que abordam o diferente ele não apenas ensina ou forma, mas dá a criança chance de crescimento pessoal, interpessoal e social, porque o indivíduo não apenas irá conhecer o outro, mas também sua própria identidade, podendo também conhecer sua origem.

O tema apresentado aqui abordou a diversidade existente no país ou até mesmo numa mesma sociedade, apresentou também os desafios que precisam ser enfrentados todos dias e buscou trazer de forma clara e objetiva o quanto se faz necessário o trabalho com a questão do respeito ao próximo. Mas para que os valores estejam sempre presentes na vida de cada sujeito é preciso partir de cada um, pois é uma questão pessoal e que por vezes necessita ser trabalhado para que dessa maneira tenhamos uma geração capaz de ver as diferenças não como um empecilho, mas como forma de interagir com o outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Dar a criança oportunidade de conhecer a si mesmo e ao outro;
  • Trabalhar a interação para que as crianças possam relacionar-se, bem como respeitar as diferenças um do outro.Duração:

  • O Tema será abordado durante todo o ano letivo

 

As atividades que comporão a sequência:

  • Fortalecer a autoestima a partir da representatividade- trabalhar a autoestima das crianças apresentando figuras consideradas símbolos de representatividade.
  • Faça dinâmicas de integração para crianças-As brincadeiras de integração são ótimas aliadas do professor na hora de trabalhar a diversidade em sala de aula na educação infantil.
  • Explore a diversidade por meio de filmes infantis- Um dos filmes mais indicados  é o do “Sherk” que é composto por cenas que refletem sobre a diversidade, levando em consideração padrões estéticos e fúteis.
  • Execute dinâmica que estimulem valores-  em circulos de mãos dadas vai virar para seu colega vai valor uma palavra de valores: como a amizade, honestidade, o amor e o respeito ao próximo., e assim esse abraço vai se propagando até todos se abraçarem.
  • Use os personagens da literatura infantil+  A literatura infantil tem diversos exemplos que podem ser usados para ensinar as crianças a lidar com as diferenças, que permitam que os alunos façam uma reflexão.

 

Resultados:

Os resultados é uma conscientização por parte das famílias e aprendizado das crianças no sentido de que devemos respeitar os outros e o mais importante no aprendizado cultivar valores como amizade, honestidade, o amor e o respeito ao próximo, também está valorizando a diversidade.

 

 

 

 

 

 

atividade de representatividade negros

dinâmica do abraço

Explore a diversidade por meio de filmes

Ler a história clássica do patinho feio