Tarefa 6 – Curso EDH – maria claudia felix

Data

22 de julho de 2020

Cursista

maria claudia felix

Função

professora ed infantil e ens fundamental

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

ceu meninos

Nome: Maria Claudia Felix    RF: 8243751

 

Projeto Formação EDH – Desafios do Contexto Atual

 

  • Tema: Conhecendo nossas fronteiras – Bolívia, Colômbia e Venezuela

 

  • Justificativa: Com o isolamento social devido à política de enfrentamento à pandemia da COVID-19, as crianças passaram longo período no seio familiar. Mesmo diante de toda a diversidade e dificuldades enfrentadas pelas famílias, os costumes e laços familiares forma estreitados. Muito provável que as famílias imigrantes utilizem a sua língua materna para se comunicar.

No início do ano letivo, percebemos a dificuldade de comunicação e interação entre as crianças brasileiras com as crianças de outras nacionalidades. Devido a língua materna diferente, torna-se um fator condicionante dessa falta de interação e muitas vezes levando ao desentendimento entre elas. Isso é observado pelas professoras, pois não compreendem suas solicitações mesmo observando outras formas de linguagens.

Pensando nessa dificuldade pensamos em propostas que promovam a integração de crianças e famílias de outras nacionalidades no contexto educacional do CEMEI.

 

  • Faixa etária: Bebês e Crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

 

  • Finalidade: Pensando nessa dificuldade pensamos em propostas que promovam a integração de crianças e famílias de outras nacionalidades no contexto educacional do CEMEI.

Por ser o principal ponto de contato da criança estrangeira com o novo país, a escola tem um papel privilegiado na sua inserção na cultura local.  Realizar práticas de inserção permite o conhecimento mútuo e contribui para a integração, para isso o acolhimento é primordial. Desta forma o CEMEI deve ser local de valorização da diversidade.

 

  • Objetivos/Resultados esperados:
  • Respeitar e expressar sentimentos e emoções.
  • Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
  • Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
  • Ampliar o conhecimento de si e do outro, valorizar sua identidade, respeitar o outro e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos. A troca com as crianças é muito importante para a valorização da cultura estrangeira é criar possibilidades.  Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida;
  • Fortalecer o processo de conscientização da comunidade escolar, quanto a repensar comportamentos e atitudes a fim de minimizar e excluir o desrespeito à diversidade cultural e étnica dentro do ambiente escolar;
  • Acolher as famílias, bebês, crianças e valorizar as diferentes culturas existentes na comunidade escolar;

 

  • Duração: 2º Semestre 2020

 

  • As atividades que comporão a sequência:
  • Pesquisar junto às famílias, brinquedos e brincadeiras que fazem parte de sua cultura, convidando-os a compartilhar com a turma suas experiências;
  • Levantar músicas infantis e cantigas que fazem parte do repertório das crianças que tem famílias com nacionalidades diferentes, para que toda a turma conheça essas manifestações culturais e possam também ter momentos de apreciação de ritmos e músicas pertencentes ao repertório infantil variados;
  • Levantar palavras usadas no cotidiano, para incluir as crianças da sala que não falam com fluência o Português e assim se reconheçam como ocupantes deste território, compartilhando com a equipe escolar e os amigos, palavras de uso do seu dia a dia.

 

  • Avaliação

A avaliação deve ser um processo contínuo, respeitando o tempo de cada um. As intervenções devem ser pontuais. A escuta deve estar sempre presente neste processo. Fotos e registros serão formas para acompanhar essa trajetória, levando em conta suas mudanças e transformações.