Tarefa 6 – Curso EDH – maria claudia felix
Função
professora ed infantil e ens fundamental
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
ceu meninos
Nome: Maria Claudia Felix RF: 8243751
Projeto Formação EDH – Desafios do Contexto Atual
- Tema: Conhecendo nossas fronteiras – Bolívia, Colômbia e Venezuela
- Justificativa: Com o isolamento social devido à política de enfrentamento à pandemia da COVID-19, as crianças passaram longo período no seio familiar. Mesmo diante de toda a diversidade e dificuldades enfrentadas pelas famílias, os costumes e laços familiares forma estreitados. Muito provável que as famílias imigrantes utilizem a sua língua materna para se comunicar.
No início do ano letivo, percebemos a dificuldade de comunicação e interação entre as crianças brasileiras com as crianças de outras nacionalidades. Devido a língua materna diferente, torna-se um fator condicionante dessa falta de interação e muitas vezes levando ao desentendimento entre elas. Isso é observado pelas professoras, pois não compreendem suas solicitações mesmo observando outras formas de linguagens.
Pensando nessa dificuldade pensamos em propostas que promovam a integração de crianças e famílias de outras nacionalidades no contexto educacional do CEMEI.
- Faixa etária: Bebês e Crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.
- Finalidade: Pensando nessa dificuldade pensamos em propostas que promovam a integração de crianças e famílias de outras nacionalidades no contexto educacional do CEMEI.
Por ser o principal ponto de contato da criança estrangeira com o novo país, a escola tem um papel privilegiado na sua inserção na cultura local. Realizar práticas de inserção permite o conhecimento mútuo e contribui para a integração, para isso o acolhimento é primordial. Desta forma o CEMEI deve ser local de valorização da diversidade.
- Objetivos/Resultados esperados:
- Respeitar e expressar sentimentos e emoções.
- Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
- Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
- Ampliar o conhecimento de si e do outro, valorizar sua identidade, respeitar o outro e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos. A troca com as crianças é muito importante para a valorização da cultura estrangeira é criar possibilidades. Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida;
- Fortalecer o processo de conscientização da comunidade escolar, quanto a repensar comportamentos e atitudes a fim de minimizar e excluir o desrespeito à diversidade cultural e étnica dentro do ambiente escolar;
- Acolher as famílias, bebês, crianças e valorizar as diferentes culturas existentes na comunidade escolar;
- Duração: 2º Semestre 2020
- As atividades que comporão a sequência:
- Pesquisar junto às famílias, brinquedos e brincadeiras que fazem parte de sua cultura, convidando-os a compartilhar com a turma suas experiências;
- Levantar músicas infantis e cantigas que fazem parte do repertório das crianças que tem famílias com nacionalidades diferentes, para que toda a turma conheça essas manifestações culturais e possam também ter momentos de apreciação de ritmos e músicas pertencentes ao repertório infantil variados;
- Levantar palavras usadas no cotidiano, para incluir as crianças da sala que não falam com fluência o Português e assim se reconheçam como ocupantes deste território, compartilhando com a equipe escolar e os amigos, palavras de uso do seu dia a dia.
- Avaliação
A avaliação deve ser um processo contínuo, respeitando o tempo de cada um. As intervenções devem ser pontuais. A escuta deve estar sempre presente neste processo. Fotos e registros serão formas para acompanhar essa trajetória, levando em conta suas mudanças e transformações.