Tarefa 6 – Curso EDH – Maria Angelica Motta

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Maria Angelica Motta

Função

Prof fund II e ensino medio

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Emef pro dirce genesio dos santos

Projeto: Valores Humanos #Diga não ao preconceito
Nome do responsável pelo projeto: Maria Angelica Motta   

Escola: EMEF Profª Dirce Genésio dos Santos
DRE: São Mateus

Justificativa:

No inicio de ano letivo foi discutido em Reunião Pedagógica  com a participação da comunidade escolar a necessidade de resgatarmos os direitos fundamentais que marcam a trajetória de uma pessoa, ou seja, ao direito á vida, à liberdade, à educação e ao trabalho, uma vez que estamos em uma região periférica da Cidade de São Paulo e os nossos alunos precisam ter o Direito a voz que é fundamental para a escola atingir os seus objetivos de fato e os mesmos serem protagonistas do seu aprendizado.Conforme o autor Gabriel Chalita em seus estudos diz que o ponto de partida para a garantia desses direitos é priorizar e disseminar valores como igualdade, solidariedade dignidade, justiça, amizade e respeito. A escola é um espaço com potência pra trabalharmos a temática dos valores humanos que os alunos levarão consigo por toda a vida preceitos relacionados a ética, ao respeito e a diversidade.A Unidade escolar está localizada na DRE São Mateus, no bairro Iguatemi, tendo aproximadamente 1112 alunos matriculados, 17 salas de aula, sendo que atende alunos da educação básica do ciclo alfabetização, interdisciplinar e autoral. Todo o ano letivo é trabalhado um projeto interdisciplinar com a participação de toda a comunidade escolar, sendo que o produto final são as apresentações lúdicas no festival literário  e mostra cultural. Esse projeto terá  o envolvimento de todos os alunos da unidade escolar, sendo que os alunos irão apresentar uma dança com a paródia bairro da favela, chega de racismo no festival literário e fazer uma pesquisa com toda a comunidade  escolar e alunos sobre os tipos de preconceitos raciais, LGBT, estético e machismo, a partir de um questionário que será  elaborado pelo alunos e apresentados os gráficos na mostra cultural e interação dos visitantes a partir de um gráfico interativo e tridimensional sobre o tema.

Objetivos:

O presente projeto tem por objetivo apresentar uma proposta interdisciplinar realizada com alunos do  6º ano do Ciclo Interdisciplinar na Rede Municipal de São Paulo com o intuito de destacar  a importância de resgatarmos os Valores Humanos no dia-dia escolar. Essa sequência didática que tem como objetivo trabalhar a temática dos diferentes tipos de preconceitos existentes em face dos Direitos Humanos. Este projeto está inserido no Projeto Coletivo da Unidade escolar com  tema Gerador “Valores Humanos”
que será  trabalhado por toda a comunidade escolar no festival Literário da Escola. Em um mundo cada vez mais violento, a comunidade escolar precisa promover momentos de reflexão sobre os valores humanos e diante dessa realidade, os educadores podem trabalhar temas em sala como o respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, entres outras; destacando que as pessoas são
diferentes, mas que cada uma possui sua identidade e carrega consigo uma história de vida.

Público Alvo: O projeto será realizado  dentro do Projeto anual da escola que possui o tema  gerador Valores Humanos.  Será feito um trabalho com alunos do ensino fundamental II  do 6º ano.

 

Finalidade: Essa sequência didática tem como finalidade desenvolver o protagonismo dos alunos nas atividades realizadas na Unidade Escolar.  A apresentação de dança no festival literário  irá despertar o interesse dos alunos e levá-los a reflexão  sobre a temática dos valores humanos e criar um vinculo maior entre professores e alunos nas etapas percorridas da sequência. Fazer uma pesquisa de campo no território para verificar os principais tipos de preconceito existentes e refletir em estratégias para discutir o problema e pensar em soluções.

Resultados esperados: Diante dos resultados obtidos os alunos  poderão  utilizar os conhecimentos adquiridos para iniciar a elaboração do TCA ( Trabalho Colaborativo Autoral), trabalho que deverá ser apresentado no 9º ano, onde os alunos realizam uma intervenção no território e principalmente ampliar a criticidade dos alunos sobre o tema, desenvolvendo o seu protagonismo.

 Duração: 6 meses 

Metodologia/atividades: 1ª Atividade: Roda de conversa sobre os Valores Humanos a partir de uma música e estudo de um texto informativo sobre o tema. A atividade  será iniciada com a escuta da Música “A  alma”, do grupo RAPPA, os alunos irão escutar a melodia e expressar as sensações ao ouvir a letra da música e anotar as palavras que ficaram mais marcantes na atividade e leitura de  uma definição de Valores humanos, sendo sugerida uma pesquisa sobre o tema;
2ª atividade: Trabalho em grupo Nesse momento os alunos serão divididos em grupos para compartilhar as pesquisas realizadas
sobre Valores humanos e analisar o significado das palavras destacadas da música; 3ª atividade Trabalho em grupo: Elaboração de
uma atividade lúdica sobre o tema. 4ª Apresentação das atividades lúdicas dos grupos de trabalho.Nessa etapa os alunos apresentam diferentes atividades lúdicas com a temática valores humanos: Grupo 1 – palavra Vida – poema; Grupo 2 – palavra medo – rap
Grupo 3 – palavra preconceito – teatro sobre o preconceito contra comunidade LGBT;Grupo 4 – palavra prisão – frases reflexivas sobre o tema. 5ª Roda de conversa sobre as apresentações e fechamento da apresentação. Durante essa fase as professoras em conjunto com
os alunos irão organizar as apresentações lúdicas para o festival literário e durante os ensaios será  proposto pelo grupo realizar uma versão da paródia Baile da favela. Chega de racismo, disponível no youtube ( Vict0ri4G4m3r#ConTV) 6ª Montagem da música e
apresentação de dança. Adaptação a versão da paródia Baile da Favela. Chega de racismo e montagem da coreografia pelos alunos com o auxilio da Professora de Arte. 7ª Ensaio da coreografia pelos alunos; Ensaio da música baile da favela e coreografia da dança. Fechamento do figurino e marcação do tempo da apresentação. # Diga não ao preconceito. 8ª Apresentação da dança no
festival literário ;Apresentação da versão da paródia baile da favela. Chega de Racismo, com o tema #Diga não ao preconceito, pelos alunos no festival literário para toda comunidade escolar. 9ª Avaliação da atividade lúdica pelo grupo de alunos e professores responsáveis.Roda de conversa sobre a apresentação no festival literário, pontos positivos e negativos ressaltando a
importância do referido tema e repercussão da apresentação na comunidade escolar. 10ª Roda de conversa sobre a próxima etapa
do projeto:Mostra cultural. Os alunos após a apresentação de dança com o tema: #Diga não ao preconceito, irão se reunir em
grupo para discutir a próxima etapa do projeto.  11ª Trabalho em grupo e trocar ideias sobre os diferentes  tipos de preconceitos existentes:  racial, machismo, LGBT e estético e os alunos irão elaborar um questionário sobre o referido tema. 12ª Debate e elaboração de um questionário sobre os diferentes tipos de preconceito. Os alunos em grupo  irão elaborar um questionário com perguntas relacionadas aos diferentes tipos de preconceito. 13ª Aplicação do questionário na Unidade Escolar; Após a elaboração do questionário os alunos  aplica-lo para os alunos das outras turmas e funcionários da escola. 14ª Trabalho em grupo com o resultado dos questionários. A partir dos questionários coletados os alunos computaram as respostas e com o auxilio da professora de matemática fizeram gráficos sobre a temática e confecção de  cartazes. 15ª Análise dos gráficos A partir dos gráficos produzidos pelos alunos, todos irão analisar os tipos de preconceitos que mais apareceram na pesquisa e refletir em soluções para diminuir esses resultados. Elaboração das apresentações para a Mostra Cultural. Criação de um gráfico interativo p ara ser a construído durante a mostra cultural.
16ª Ensaio das apresentações dos gráficos. 17ª Montagem da Mostra Cultural e organização dos trabalhos realizados pelos alunos e
montagem da mostra cultural. 18ª Apresentação na Mostra cultural dos resultados .Explicação dos resultados, a partir dos gráficos
produzidos pelos alunos, tendo um olhar diferenciado acerca do tema preconceito racial, LGBT, estético e
machismo. 19ª Montagem de gráfico tridimensional na Mostra cultural. O Visitante respondia a pergunta e o aluno  alimentava a pilha do gráfico tridimensional. 20ª Avaliação das atividades na Mostra Cultural.

Avaliação: A avaliação será  formativa e diagnóstica, sendo realizada em todas as fases da sequência didática verificando a participação e interesse dos alunos sobre o tema.