Tarefa 6 – Curso EDH – Maria alves da silva

Data

1 de agosto de 2020

Cursista

Maria alves da silva

Função

Assistente de direcao

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Wilma alvarenga

MARIA ALVES DA SILVA          R.F. 823785-9 /DRE CAMPO LIMPO

 

Tema: Direitos e deveres das Crianças

Justificativa: A escola como instituição social educativa tem como primeira função a formação do cidadão, é a primeira sociedade que a criança vai aprender a conviver com outras pessoas que não sejam da sua convivência familiar. Os direitos e deveres se constroem no convívio um com o outro, nas ações do dia a dia. As crianças vão entrar em contato com outras culturas, regras, palavras, atitudes que não eram familiares ao seu contexto, cabendo ao professor mediar as diferentes situações para que a crianças se apropriem dos conhecimentos que são realmente importantes para a sua formação enquanto cidadão.

Esta sequência de atividades tem o objetivo de desenvolver o senso critico nas crianças para que conheçam  os seus direitos e deveres enquanto cidadão.

Público alvo: Educação Infantil – 4 a 5 anos

Finalidade: Propiciar atividades que desenvolvam nas crianças noções de seus direitos e deveres  e que as mesmas tenham atitudes e ações que colaborem para o bem estar de todos, aprendendo a conviver com regras de cidadania e respeito.

Objetivos:

– Conhecer a si e o outro como um agente transformador da sociedade;

– resolver situações de conflito através da conversa;

– Respeitar as diferenças;

-Perceber atitudes positivas e negativas perante uma situação e/ou problemática.

– Colocar em prática tudo o que aprendeu através de boas ações e atitudes positivas.

Duração: Uma semana

Atividades:

1ª aula

  • Em roda de conversa perguntar para as crianças: “ O que é um Direito?”;
  • Passar o o clipe Toda criança tem direitos: https://youtu.be/wmNnzKOOuA0;
  • Discutir sobre quais direitos aparecem no clipe;
  • Escrever em um papel as falas das crianças e deixar fixado na parede;
  • Desenhar o seu direito preferido;

2ª aula

  • Em roda de conversa perguntar para os alunos : “ Vocês sabem o que é uma lei?”;
  • Realizar a leitura compartilhada do gibi da Turma da Mônica;
  • Fazer uma comparação entre o clipe e o gibi levantando os pontos em comum;
  • Fazer de maneira simples a explanação do que é uma lei, uma regra absoluta a ser seguida por todos;

3ª aula

  • Em roda de conversa perguntar “ Já vimos que as crianças tem direitos, mas será que elas não tem deveres?”
  • Apresentar o video: 1º principio – Deveres e direitos da Criança – Canção dos Direitos da Criança https://www.youtube.com/watch?v=6bPnB_KYuUQ;
  • Explicar para as crianças que deveres são coisas que devemos cumprir para uma boa convivencia em grupo/sociedade;
  • Fazer em conjunto uma lista de deveres e deixar fixado na parede;

4ª aula

  • Confeccionar em grupo um grande cartaz, de um lado os direitos e do outro os deveres;
  • Fixar o cartazes do lado de fora da sala para que as outras crianças possam aprender sobre os direitos e deveres da criança.

5 ª aula

  • Solicitar pra que os alunos façam um breve relato sobre o que aprenderam sobre direitos , deveres e respeito. E se vai haver mudanças de comportamentos com o que aprenderam.

Avaliação

A avaliação será processual e continua, realizada através da observação interação das crianças sobre o tema  e do desenvolvimento das atividades individualmente e no coletivo.