Tarefa 6 – Curso EDH – Maria alves da silva
Função
Assistente de direcao
DRE / Unidade Educacional
Campo Limpo
Escola
Wilma alvarenga
MARIA ALVES DA SILVA R.F. 823785-9 /DRE CAMPO LIMPO
Tema: Direitos e deveres das Crianças
Justificativa: A escola como instituição social educativa tem como primeira função a formação do cidadão, é a primeira sociedade que a criança vai aprender a conviver com outras pessoas que não sejam da sua convivência familiar. Os direitos e deveres se constroem no convívio um com o outro, nas ações do dia a dia. As crianças vão entrar em contato com outras culturas, regras, palavras, atitudes que não eram familiares ao seu contexto, cabendo ao professor mediar as diferentes situações para que a crianças se apropriem dos conhecimentos que são realmente importantes para a sua formação enquanto cidadão.
Esta sequência de atividades tem o objetivo de desenvolver o senso critico nas crianças para que conheçam os seus direitos e deveres enquanto cidadão.
Público alvo: Educação Infantil – 4 a 5 anos
Finalidade: Propiciar atividades que desenvolvam nas crianças noções de seus direitos e deveres e que as mesmas tenham atitudes e ações que colaborem para o bem estar de todos, aprendendo a conviver com regras de cidadania e respeito.
Objetivos:
– Conhecer a si e o outro como um agente transformador da sociedade;
– resolver situações de conflito através da conversa;
– Respeitar as diferenças;
-Perceber atitudes positivas e negativas perante uma situação e/ou problemática.
– Colocar em prática tudo o que aprendeu através de boas ações e atitudes positivas.
Duração: Uma semana
Atividades:
1ª aula
- Em roda de conversa perguntar para as crianças: “ O que é um Direito?”;
- Passar o o clipe Toda criança tem direitos: https://youtu.be/wmNnzKOOuA0;
- Discutir sobre quais direitos aparecem no clipe;
- Escrever em um papel as falas das crianças e deixar fixado na parede;
- Desenhar o seu direito preferido;
2ª aula
- Em roda de conversa perguntar para os alunos : “ Vocês sabem o que é uma lei?”;
- Realizar a leitura compartilhada do gibi da Turma da Mônica;
- Fazer uma comparação entre o clipe e o gibi levantando os pontos em comum;
- Fazer de maneira simples a explanação do que é uma lei, uma regra absoluta a ser seguida por todos;
3ª aula
- Em roda de conversa perguntar “ Já vimos que as crianças tem direitos, mas será que elas não tem deveres?”
- Apresentar o video: 1º principio – Deveres e direitos da Criança – Canção dos Direitos da Criança https://www.youtube.com/watch?v=6bPnB_KYuUQ;
- Explicar para as crianças que deveres são coisas que devemos cumprir para uma boa convivencia em grupo/sociedade;
- Fazer em conjunto uma lista de deveres e deixar fixado na parede;
4ª aula
- Confeccionar em grupo um grande cartaz, de um lado os direitos e do outro os deveres;
- Fixar o cartazes do lado de fora da sala para que as outras crianças possam aprender sobre os direitos e deveres da criança.
5 ª aula
- Solicitar pra que os alunos façam um breve relato sobre o que aprenderam sobre direitos , deveres e respeito. E se vai haver mudanças de comportamentos com o que aprenderam.
Avaliação
A avaliação será processual e continua, realizada através da observação interação das crianças sobre o tema e do desenvolvimento das atividades individualmente e no coletivo.