Tarefa 6 – Curso EDH – Marcia marianne silva eufrasio

Data

24 de julho de 2020

Cursista

Marcia marianne silva eufrasio

Função

Professor de educação infantil e fund I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Emef Danylo Jose Fernandes

SÃO PAULO , 24 DE JULHO DE 2020.

Cursista: Márcia Marianne Silva Eufrásio   RF: 7126794

PROJETO: DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA :

 IGUALDADE PARA TODOS, A ESCOLA COMO PROTAGONISTA DE SEUS DIREITOS.

JUSTIFICATIVA:

 

Respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendida desde a infância, dentro da família, na escola e na sociedade. Neste contexto social, procurando contribuir para melhoras no ensino é preciso entender as necessidades de estudar sobre os direitos humanos, que é amplo e universal, considerando os desafios de ensinar e aprender em contextos de violências, desigualdades e discriminações. Com isso as crianças, comunidade, famílias  entre outros  aprenderem valores que levarão consigo por toda a vida, tornando –os pessoas mais éticas , respeitosos(as) apresentando novas práticas por meio de diálogo. Sendo de suma importância o envolvimento e participação da família nos dias atuais no ambiente escolar.

Transformando as atividades em um prazer para as crianças, e todos envolvidos   entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas, colaborar para uma cultura de paz.

 

 

OBJETIVOS:

Estimular os alunos desde a infância a praticar o respeito pelos outros;

Incentivar o aluno a valorizar e respeitar as diversidades;

Situar o aluno no presente, para que ele se sinta parte integrante da história;

Reconhecer valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito;

Conduzir o aluno a construir sua identidade pessoal;

Estudar o conteúdo da declaração Universal dos Direitos Humanos;

Orientar o aluno, familiares e comunidade escolar a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

 

FINALIDADE:

Criar formas de trabalho pedagógico preventivo e formas de intervenção necessárias para mediar situações de conflito, criando possibilidades sejam eliminadas quaisquer situações de violência e respeito mútuo entre os integrantes da comunidade escolar.

 

 

 

DURAÇÃO:

Como todo projeto que envolve toda a comunidade escolar e familiar a duração será durante o ano todo, todas as disciplinas poderão participar para que ocorra de forma interdisciplinar, cada disciplina com sua peculiaridade.

De acordo com as atividades propostas apresentarem um produto final, por bimestre. Os resultados previstos com a realização deste projeto é uma conscientização por parte das famílias e o aprendizado das crianças no sentido de que devemos respeitar os outros e entender seus direitos e deveres através do estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e atividades realizadas na escola.

Atividades / Metodologia

Inicialmente, será realizada uma apresentação do tema para as crianças de todos os ciclos respeitando a faixa etária para realiza-los e a proposta do projeto. Durante o ano letivo o tema será tratado de forma interdisciplinar.

A partir da leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos para as crianças serão desenvolvidos vários temas propostos pela professora ou pelos alunos, ou ainda assuntos que surgem diariamente que estão dentro da proposta do projeto, a partir dos assuntos serão realizados os trabalhos propostos.

Serão realizadas atividades no ambientes escolar, apresentação para família como produto final como por exemplo o Dia da Família, leitura de textos informativos, poemas, documentos, histórias infantis, filmes, releitura de obras histórias em quadrinhos e estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos; desenho livre relacionado aos temas ou histórias propostas;

Músicas, coreografia e atividades de desenho e escrita; entrevistas, palestras, reuniões, fotos e vídeos; discussão dos assuntos na roda de conversa diária;

músicas, teatro de fantoches, teatro e contos partindo do temas propostos;

Leitura com a família, cada aluno levará um livro para casa, que deverá ser lido em família para depois ser contada ou registrada no caderno que irá acompanhada do livro com o tema abordado do projeto que será compartilhado  para os outros alunos na sala de aula; Trabalhos e pesquisas em dupla .

Realização de atividades dos conteúdos listados nos eixos temáticos de forma interdisciplinar com o projeto; trabalho artesanal, Oficinas.

 

 

Avaliação:

Contínua .