Tarefa 6 – Curso EDH – Marcia Lucélia Martins de Medeiros
Função
Professora de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
Cei Ver. Francisco Marcondes de Oliveira
Marcia Lucélia Martins de Medeiros – [email protected]
TAREFA DO CURSO “RESPEITAR É PRECISO”
Marcia Lucélia Martins de Medeiros
R.F. 840.475.5
TEMA: CONHECENDO PARA INCLUIR
JUSTIFICATIVA:
Através deste Projeto, esperamos promover a integração, troca de experiências, bem como atualização e discussões sobre a importância e aproveitamento dele realizando a inclusão.
O Projeto destina-se a participação efetiva e colaborativa dos pais na escola.
Através deste Projeto, esperamos promover a integração, troca de experiências, bem como atualização e discussões sobre a importância e aproveitamento dele.
Neste sentido, a relação Escola X Família é imprescindível à melhoria dos índices da qualidade da educação. A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, é através dessa participação que se desenvolve a consciência social crítica e também o sentido da cidadania para que juntos – Família X Escola – possam fazer da escola um espaço democrático.
Reconhecer através deste Projeto as múltiplas relações sociais, econômicas e políticas na formação de cidadãos críticos, participativos e construtores de uma sociedade mais responsável, justa, humana e fraterna
A QUEM SE DESTINA:
Educação Infantil
FINALIDADE
Reconhecer através deste Projeto as múltiplas relações sociais, econômicas e políticas na formação de cidadãos críticos, participativos e construtores de uma sociedade mais responsável, justa, humana e fraterna acima de tudo em união com famílias, gestão e alunos., promovendo a inclusão de todos.
OBJETIVO
Respeitar as características de cada um;
Aprender a reconhecer e a respeitar as diferenças entre as pessoas;
Estimular a socialização, trabalhando com a inclusão.
Promover a socialização da família com a escola e falando de valores.
Promoção de um clima de confiança e reciprocidade.
Obter um olhar totalmente voltado para a formação da criança, e um trabalho em conjunto com famílias, gestão e alunos, construindo valores para a vida.
Promover a inclusão.
DURAÇÃO
2 meses
ATIVIDADES
Realizar leituras de diversos livros infantis que abordem as diferenças das pessoas e suas deficiências.
Roda de conversa com as crianças e posteriormente com os pais, sobre o entendimento que possuem sobre as deficiências.
Confeccionar cartazes juntamente com as crianças dos temas abordados.
Utilizar o data show para trabalhar vídeos que colaborem para o entendimento deste tema.
Palestras com tema de inclusão
Textos explicativos de como trazer a participação da família na escola.
Convidar pessoas para relatar situação de vivência sobre a inclusão.
Primeiro encontro é roda de conversa com famílias sobre a vida e socialização de todos.
Obter uma conversa, com gestores para a preparação do projeto.
Conversas com a equipe geral da escola, esperando propostas para o desenvolvimento do projeto.
Palestras com os pais, a respeito de como viver em sociedade e participação com a escola, promovendo a inclusão.
Apresentação de palestra de como participar da vida escolar de seus filhos, e falando de construir valores para vida juntos construindo cidadãos conscientes.
AVALIAÇÃO
Verificar se a família entendeu que a Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto, sem excluir nenhuma criança independente de sua cor, raça ou deficiência. Por seu lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela. A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual. Precisamos entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho.
A família deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar constante e diretamente por esse processo fundamental para o desenvolvimento integral deles.
É na família que devem ser cultivados os valores essenciais como: afeto, respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade. São qualidades relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da individuação dos filhos.