Tarefa 6 – Curso EDH – MÁRCIA CRISTINA RESENDE DE SOUZA

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

MÁRCIA CRISTINA RESENDE DE SOUZA

Função

Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

Emef Antenor Nascentes

TAREFA DE CONCLUSÃO DE CURSO EAD DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Márcia Cristina Resende de Souza
RF 821.216-3
e-mail: [email protected]
EMEF JOÃO DA SILVA
DRE CAPELA DO SOCORRO

 

TEMA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
OBJETIVO:

Traçar estratégias junto aos alunos para uma grande mobilização em prol de uma educação inclusiva efetiva.

JUSTIFICATIVA:

Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas. Por isso, deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem ainda mais quando se trata de crianças de inclusão, programas educacionais deveriam ser implementados levando-se em conta a enorme diversidade de tais características e dificuldades. Sem inclusão, não há democracia por isso, ela é tão importante e deve ser trabalhada em todos os níveis dentro da escola e do dia a dia da sociedade.

PÚBLICO ALVO:

Turma do 6º Ano – Estudantes com idades entre 11 e 12 anos.

 

METODOLOGIA:

Aulas expositivas dialogadas, seguindo com resolução de atividades em grupo.

Apostila com conteúdo específico;

Notebook e projetor;

 

FINALIDADE:

Este trabalho se destina a criar dentro da escola uma mobilização para se adequar e reestruturar os ambientes e conceitos para garantir e conscientizar quanto aos direitos de uma educação inclusiva e para todos.

 

DURAÇÃO:

A duração é indefinida já que o projeto tem a finalidade de conscientizar.

ATIVIDADES:

1º DIA:

Roda de conversa com os alunos para explicar todas as etapas do projeto e sua finalidade

2º DIA:

Iniciar uma mostra de vídeos e slides tratando do tema.

3º DIA:

Iniciar o debate entre os alunos para analisar os pontos que devem ser reestruturados dentro da escola para garantir o direito de uma educação inclusiva e para todos.

4º DIA

Término da mostra de vídeos e slides.

5º DIA

Realização de novo debate para finalizar as propostas de reestruturação da escola.

6º DIA

Apresentar a direção e coordenação da escola todas as propostas realizadas pela turma.

7º DIA

Iniciar o projeto de reestruturação dos espaços da escola, adequando os locais dentro e fora da sala de aula.

8º DIA

Finalizar a reestruturação.

9º DIA

Fazer os cartazes e panfletos de conscientização.

10º DIA

Distribuição dos panfletos e colagem dos cartazes.

11º DIA

Finalização com apresentação para as outras turmas de todas as etapas do projeto, explicando as mudanças e o porquê delas terem que acontecer e permanecer dentro da escola.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá ocorrer durante todo o ano para verificar os avanços na conscientização da turma quanto ao tema do projeto