Tarefa 6 – Curso EDH – Márcia Cristina Almeida Lima
Função
PROF EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
DRE / Unidade Educacional
Pirituba / Jaraguá
Escola
Estrada turística do Jaraguá
MARCIA CRISTINA ALMEIDA LIMA- RF. 812.645-3
CPF: 162.585668-71
TAREFA FINAL: CURSO – EDH- DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
Sequência de Atividades
TEMA PROPOSTO: Respeito Mútuo: respeitando os valores individuais.
JUSTIFICATIVA: Vivemos num mundo com pessoas diferentes em todos os aspectos e é importante ensinar as crianças a respeitar e apreciar essas diferenças, por isso a escolha do tema.
A QUEM SE DESTINA O TRABALHO: Crianças de 04 a 06 anos.
FINALIDADE: Reconhecer a diversidade presente entre as pessoas e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro.
OBJETIVOS: Levar as crianças a observarem as diferenças entre as pessoas; estimular o respeito ao próximo; diminuir a recorrência de bullying.
DURAÇÃO: Uma semana (cinco aulas).
ATIVIDADES:
- AULA 1:
- Apresentação da música “Ninguém é igual a ninguém” de Milton Karan.
- Roda de conversa para a interpretação da música e explanação das diferenças existentes entre as pessoas, como características físicas, comportamentais, sociais, culturais, entre outras.
- Desenho para ilustrar as diferenças que aprenderam.
- AULA 2:
- Roda de Leitura: “Tudo bem ser diferente” – Todd Parr.
- Escuta das falas das crianças para que apontem o que observaram durante a leitura do livro.
- Identificar entre os colegas aqueles que tem características parecidas com os personagens do livro.
- Desenhá-los.
- Construção de um cartaz coletivo com os desenhos sobre os personagens do livro.
- AULA 3:
- Roda de conversa sobre os diferentes tipos de sentimentos;
- Ouvir a música “Cara de quê?” de grupo Coração Palpita.
- Dançar e imitar as “feições” sugeridas na música.
- Construir um boneco de sentimentos utilizando material reciclável: papelão para fazer o corpo e tampinhas de refrigerante e gargalo para fazer as expressões do rosto, sendo que as tampinhas serão rosqueadas no gargalo conforme o sentimento indicado.
- AULA 4:
- Roda de conversa sobre a cultura africana e sua influencia na cultura brasileira.
- Mostrar no mapa o continente africano.
- Breve conversa sobre a cultura indígena e sua influencia na cultura brasileira.
- Construção de um instrumento musical (o chocalho, que tanto é utilizado na cultura africana quanto na indígena) utilizando potinhos de iogurte e feijões.
- AULA 5:
- Organização de uma exposição na escola de todas as produções feitas durante a semana: desenhos, cartazes, bonecos e instrumentos musicais.
- As crianças se organizarão em grupos para explicar para as crianças de outras turmas sobre as diferenças.
AVALIAÇÃO: Por meio da observação, participação das crianças e interações nas atividades.