Tarefa 6 – Curso EDH – Márcia Cristina Almeida Lima

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Márcia Cristina Almeida Lima

Função

PROF EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Estrada turística do Jaraguá

MARCIA CRISTINA ALMEIDA LIMA- RF. 812.645-3

CPF: 162.585668-71

 

TAREFA FINAL: CURSO – EDH- DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Sequência de Atividades

 

TEMA PROPOSTO: Respeito Mútuo: respeitando os valores individuais.

 

JUSTIFICATIVA: Vivemos num mundo com pessoas diferentes em todos os aspectos e é importante ensinar as crianças a respeitar e apreciar essas diferenças, por isso a escolha do tema.

 

A QUEM SE DESTINA O TRABALHO: Crianças de 04 a 06 anos.

 

FINALIDADE: Reconhecer a diversidade presente entre as pessoas e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro.

 

OBJETIVOS: Levar as crianças a observarem as diferenças entre as pessoas; estimular o respeito ao próximo; diminuir a recorrência de bullying.

 

DURAÇÃO: Uma semana (cinco aulas).

 

ATIVIDADES:

  • AULA 1:
  • Apresentação da música “Ninguém é igual a ninguém” de Milton Karan.
  • Roda de conversa para a interpretação da música e explanação das diferenças existentes entre as pessoas, como características físicas, comportamentais, sociais, culturais, entre outras.
  • Desenho para ilustrar as diferenças que aprenderam.

 

  • AULA 2:
  • Roda de Leitura: “Tudo bem ser diferente” – Todd Parr.
  • Escuta das falas das crianças para que apontem o que observaram durante a leitura do livro.
  • Identificar entre os colegas aqueles que tem características parecidas com os personagens do livro.
  • Desenhá-los.
  • Construção de um cartaz coletivo com os desenhos sobre os personagens do livro.

 

  • AULA 3:
  • Roda de conversa sobre os diferentes tipos de sentimentos;
  • Ouvir a música “Cara de quê?” de grupo Coração Palpita.
  • Dançar e imitar as “feições” sugeridas na música.
  • Construir um boneco de sentimentos utilizando material reciclável: papelão para fazer o corpo e tampinhas de refrigerante e gargalo para fazer as expressões do rosto, sendo que as tampinhas serão rosqueadas no gargalo conforme o sentimento indicado.

 

 

 

  • AULA 4:
  • Roda de conversa sobre a cultura africana e sua influencia na cultura brasileira.
  • Mostrar no mapa o continente africano.
  • Breve conversa sobre a cultura indígena e sua influencia na cultura brasileira.
  • Construção de um instrumento musical (o chocalho, que tanto é utilizado na cultura africana quanto na indígena) utilizando potinhos de iogurte e feijões.
  • AULA 5:
  • Organização de uma exposição na escola de todas as produções feitas durante a semana: desenhos, cartazes, bonecos e instrumentos musicais.
  • As crianças se organizarão em grupos para explicar para as crianças de outras turmas sobre as diferenças.

 

AVALIAÇÃO: Por meio da observação, participação das crianças e interações nas atividades.