Tarefa 6 – Curso EDH – Mara Regina Siqueira dos Santos

Data

8 de julho de 2020

Cursista

Mara Regina Siqueira dos Santos

Função

PEIEF

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

EMEI Wilma Alvarenga de Oliveira

Tema: Direitos e deveres das Crianças

Justificativa: A escola é a primeira sociedade que a criança vai aprender a conviver com outras pessoas que não sejam da sua convivência familiar. As crianças vão entrar em contato com outras culturas, regras, palavras, atitudes que não eram familiares ao seu contexto, cabendo ao professor mediar as diferentes situações para que a criança se apropriem dos conhecimentos que são realmente importantes para a sua formação enquanto cidadão. Esta sequência de atividades tem o objetivo de desenvolver o senso critico nas crianças para que conheçam  os seus direitos e deveres enquanto cidadão.

Público alvo: 2 º ano do Ensino Fundamental

Finalidade: Propiciar atividades que desenvolvam nas crianças as noções de seus direitos e deveres  e que as mesmas tenham atitudes e ações que colaborem para o bem estar de todos.

Objetivos:

– Conhecer a si e o outro como um agente transformador da sociedade.

– Respeitar as diferenças .

-Perceber atitudes positivas e negativas perante uma situação e/ou problemática.

– Colocar em prática tudo o que aprendeu através de boas ações e atitudes positivas.

Duração: Uma semana

Atividades:

1ª aula

  • Em roda de conversa perguntar para as crianças: “ Vocês sabem o que é um Direito?”
  • Passar o o clipe Toda criança tem direitos: https://youtu.be/wmNnzKOOuA0
  • Discutir sobre quais direitos aparecem no clipe.
  • Escrever em um papel as falas das crianças e deixar fixado na parede.

2ª aula

  • Em roda de conversa perguntar para os alunos : “ Vocês sabem o que é uma lei?”
  • Realizar a leitura compartilhada do gibi da Turma da Mônica
  • Fazer uma comparação entre o clipe e o gibi levantando os pontos em comum.

3ª aula

  • Em roda de conversa perguntar “ Já vimos que as crianças tem direitos, mas será que elas não tem deveres?”
  • Explicar para as crianças que deveres são coisas que devemos cumprir para uma boa convivência em grupo/sociedade
  • Fazer uma lista de deveres que os alunos falarem e deixar fixado na parede.

4ª aula

  • Dividir os alunos em pequenos grupos para a confecção de um cartaz sobre um direito ou deveres que eles sortearam
  • Cada grupo irá apresentar o seu cartaz falando sobre o que aprendeu com aquele direito
  • Fixar os cartazes do lado de fora da sala para que as outras crianças possam aprender sobre os direitos da criança.

5 ª aula

  • Solicitar pra que os alunos façam um breve relato sobre o que aprenderam sobre direitos , deveres e respeito.

Avaliação

A avaliação será processual e continua, realizada através da observação interação das crianças sobre o tema  e do desenvolvimento das atividades individualmente e no coletivo.