Tarefa 6 – Curso EDH – Luciane Mesquita Medeiros

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Luciane Mesquita Medeiros

Função

Professora de Educação Infantil

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEI Douglas Daniel do Nascimento

A temática a ser abordada será sobre as relações étnico-raciais.

A justificativa por trabalhar esse tema vem da necessidade, não só por fazer a discussão das relações étnico-raciais, mas também, de valorizar a cultura tendo uma menina negra como protagonista da história.

Por não ser uma temática muito abordada, principalmente na faixa etária pretendida, resolvi trabalhar este tema através da história Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, por ser uma história que chama atenção das crianças e trata o assunto de uma forma lúdica.

Como professora de um Centro de Educação Infantil, localizada na periferia da zona sul de São Paulo, a atividade será aplicada para o Mini Grupo I, que tem como faixa etária de 02 a 03 anos, alcançando suas respectivas famílias no desenvolvimento das atividades

Este trabalho tem como finalidade o reconhecimento das diferenças, a valorização dos aspectos de negritude onde crianças muito pequenas, que ainda não conhecem o preconceito, pois, este se dá a partir de adultos e de conceitos eurocêntricos socialmente colocados, porém, já percebem as diferenças entre si, como características da pele e do cabelo.

Essa sequência de atividades está prevista para uma aplicação de 04 meses até a conclusão, devido a rotina diferenciada que ocorre nos centros de educação infantil.

Com essa atividade espero promover a discussão sobre a beleza na diversidade, elevação da autoestima de crianças negras, bem como o respeito às diferenças entre si e o outro. A valorização das características herdadas geneticamente e suas relações familiares.

Atividade 01

Contação da história do livro em questão “Menina Bonita do Laço de Fita”, momento em que estarão todos sentados em formato de roda. Sendo necessário a repetição dessa atividade por dias seguidos. Para familiarização das crianças com história.

Atividade 02

Em roda de conversa fazer a escuta ativa das crianças a cerca das ilustrações do livro, explorando as características dos personagens e suas particularidades.

Atividade 03

Releitura da história através de vídeo disponível no site Youtube.com.br

Atividade 04

Fazer uma adaptação do livro através de um teatro de bonecos. Com a interação das crianças com os bonecos, para que possa manuseá-los e admirá-los, assim tendo uma interação concreta com a história.

Atividade 05

Será enviada a cada família o respectivo livro para que haja o compartilhamento da história com todos os seus familiares. Será proposto para a família que converse com as crianças sobre suas origens e suas heranças hereditárias. Aqui encontra-se um dos motivos pelo período das atividades, pois deverá ser enviado a família a cada final de semana, tendo em vista a dificuldade de tempo para que as famílias possam ter a interação para realizar a atividade.

Atividade 06

Para a continuidade da interação com a família será enviado um esboço da personagem em papel para que seja confeccionada uma boneca própria com os traços hereditários de cada família.

Atividade 07

Roda de conversa com as crianças para a escuta sobre a atividade realizada com a família, explorando o reconto da história pelas crianças.

Atividade 08

Realização de um painel com as bonecas realizadas pela família, junto da foto da própria família, como forma de valorização e apreciação das diferenças étnicas raciais.

Os resultados da atividade serão analisados através da avaliação enviada para a família juntamente com o livro e atividade, a roda de conversa com as crianças logo após a contação da história que serão realizadas em diversos momentos.

Intenção de juntar todos esses registros de atividades, fotos, relatos e fazer uma exposição na mostra cultural.