Tarefa 6 – Curso EDH – Luciana Ferreira
Função
PEI
DRE / Unidade Educacional
Freguesia do Ó / Brasilândia
Escola
CEI JARDIM MONJOLO
Tema proposto – Relações étnico-raciais
Justificativa – Diante da diversidade em nosso país, faz-se necessário compreender e valorizar a pluralidade étnica existente, em seus aspectos socioculturais, posicionando contra qualquer forma de discriminação baseada nas diferenças culturais, de classe social, de crenças de etnia ou outras características individuais e sociais.
A quem o trabalho se destina – CEI Mini Grupo II faixa etária 3 / 4 anos.
Finalidade – Promover a valorização da cultura negra, tendo como foco principal uma educação que contemple a igualdade racial. Instruir a comunidade escolar sobre as relações sociais para que percebam o quanto o racismo faz parte de nossa estrutura social e tenham a capacidade crítica para desconstruir essa hierarquia. Ampliar o repertório para evidenciar a diversidade, levando para a escola esses outros saberes.
Objetivos/Resultados esperados –
- propiciar conhecimentos e vivências relacionados a cultura afro brasileira.
- valorizar a cultura afro brasileira.
- respeitar as diferenças.
- construir a cultura de respeito mútuo.
- contribuir para o convívio respeitoso entre todos no ambiente escolar.
Duração – 1 mês para realização da sequência didática, porém o tema permeia todo o currículo da Educação Infantil ao longo do ano letivo.
Atividades –
Leitura do livro infantil: O Mundo no Black Power de Tayo. (Kiusam de Oliveira – Ilustração Taisa Borges).
Roda de conversa sobre a temática do livro. Registro das observações das crianças.
Confecção coletiva da personagem Tayo em papel Kraft com colagens de papéis diversos.
Leitura do livro infantil: Chico Juba (Gustavo Gaivota – Ilustração: Rubem Filho).
Roda de conversa sobre a temática do livro. Registro sobre as observações das crianças.
Atividade em duplas: Pentear o cabelo do colega. Mexer nos cabelos é uma forma de romper possíveis barreiras de preconceitos. O trabalho com o cabelo abre caminho para estudar tamanho, textura, cor.
Para envolver as famílias na temática, as crianças junto a seus familiares confeccionarão em casa a boneca Abayomi.
Avaliação – Avaliar, por meio da observação constante e registro realizado pela professora da fala das crianças, se ocorreu integração e socialização do grupo nas atividades propostas. Avaliar como foi o desempenho individual de cada criança na aprendizagem das relações étnico raciais.