Tarefa 6 – Curso EDH – Luciana Castelani Casimiro Oliveira

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Luciana Castelani Casimiro Oliveira

Função

Assistente Técnico educacional

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

Cei Santa Barbara

Tema: ESCOLA E FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE RESPEITO E DIREITO

O TEMA FOI ESCOLHIDO COM O INTUITO DE APROXIMAR A FAMÍLIA DA ESCOLA.

JUSTIFICATIVA: O TRABALHO SE DESTINA AS ESTUDANTES NA FAIXA DE 8 A 10 ANOS E TAMBÉM AOS ADULTOS, CONSIDERANDO TODOS OS EDUCADORES E FAMILIARES.

FINALIDADE: PROMOVER A APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA COM A REALIDADE DA ESCOLA, COMO TAMBÉM TRABALHAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

OBJETIVOS/RESULTADOS ESPERADOS – FAVORECER A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA. PROMOVER O RESPEITO E UM OLHAR MAIS ATIVO COM RELAÇÃO A VULNERABILIDADE DAS FAMÍLIAS. É PRECISO DAR ESPAÇO PARA A ESCUTA E REFLEXÃO NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVA E FORMATIVA, SEM CULPABILIZAR AS FAMÍLIAS.

DURAÇÃO: 1 ANO.

PROMOVER ATIVIDADES (EVENTOS CULTURAIS, PARTICIPAÇÃO DE REUNIÕES, ESTABELECER UM HORÁRIO NA SEMANA PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E SITUAÇÕES PROBLEMA/RESOLUÇÃO, CRIAR OPORTUNIDADES PARA QUE A FAMÍLIA PARTICIPE DE MANEIRA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM) ENTRE A FAMÍLIA/ ESCOLA DE MANEIRA A ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DAS FAMÍLIAS, A APROXIMAÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLAR, ESCUTA/REFLEXÃO.

PARA VERIFICAR OS RESULTADOS FARIA UMA PESQUISA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS, COMO TAMBÉM CRIARIA ESPAÇOS DENTRO DA ESCOLA DE MODO A PROMOVER O RESPEITO E DIREITO DE TODOS PARA EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E SUGESTÕES, BEM COMO CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE RESPEITO MÚTUO.