Tarefa 6 – Curso EDH – Lucas Daniel Moreira

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Lucas Daniel Moreira

Função

Prof. Ens. Fund. II e Médio - Geografia

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF Maria Lúcia dos Santos

Lucas Daniel Moreira                   e-mail:[email protected]

 

Palestra norteadora: “Branquitude”

 

Público-alvo: Ensino Médio

Materiais utilizados:

Artigo do BBC-Brasil “George Floyd: o que aconteceu antes da prisão e como foram seus últimos 30 minutos de vida” 30/05/2020 – fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52868252

Artigo do Brasil de Fato “Vila Clara: ato na periferia de SP pede justiça pelo assassinato de adolescente” 16/06/2020 – fonte: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/16/valeu-menor-ato-na-periferia-de-sp-pede-justica-pelo-assassinato-de-adolescente

Artigo do Brasil de fato “Presidente da Fundação Palmares chama movimento negro de escória maldita” 03/06/2020 – fonte: https://www.brasildefato.com.br/2020/06/03/presidente-da-fundacao-palmares-chama-movimento-negro-de-escoria-maldita

Objetivo: Mostrar o que foi o movimento “Black lives matters”, sua repercussão no mundo e como está sendo tratada no Brasil. Por fim, apresentar um fato análogo com o caso Floyd num bairro da Zona Sul paulistana e os poucos impactos midiáticos.

Quantidade de aulas previstas: 4 aulas

Plano de aula: Tudo parte da interpretação dos textos com os alunos. Um texto por aula com exercícios de compreensão de leitura. Quando o tema estiver claro, será proposto uma pergunta reflexiva.

Na quarta aula os alunos já terão lido e interpretado todos os textos, aqui o professor deve interligar os temas e apontar algumas reflexões sobre racismo e desigualdade social. Por fim, será pedido uma redação incorporando todos os artigos trabalhados na aula.

Tema da última redação: “Você consegue ver alguma relação entre os dois artigos dessa semana? Escreva suas impressões abaixo tentando relacionar os dois fatos: o caso Floyd e o caso Guilherme.”

Produto final: uma redação onde o aluno deverá passar por reflexão crítica do mundo, de como o negro sofre racismo em todos os países, inclusive o mais rico do mundo. Por fim, o posicionamento do governo sobre o racismo no país e, que infelizmente a vida do negro americano é mais impactante que a vida dos negros próximos a nós.