Tarefa 6 – Curso EDH – Lizete Santana de São José

Data

11 de junho de 2020

Cursista

Lizete Santana de São José

Função

Assistente de Diretor

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

Cei parque novo mundo

Respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendida desde a infância, dentro da família, na escola e na sociedade. Neste contexto social, procurando contribuir para melhoras no ensino é preciso entender as necessidades de estudar sobre os direitos humanos, que é amplo e universal. Para isso faz-se necessário utilizar formas simples e atraentes para as crianças na educação infantil para que possam começar a entender seus direitos e deveres e o que deve fazer para que tenhamos uma sociedade mais justa. Transformando as atividades em um prazer para as crianças, é possível fazê-las entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas

A partir da leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos para as crianças serão desenvolvidos vários temas propostos pela professora ou pelos alunos, ou ainda assuntos que surgem diariamente que estão dentro da proposta do projeto, a partir dos assuntos serão realizados os trabalhos propostos.

 

As atividades serão realizadas em sala de aula e outros ambientes necessários para o desenvolvimento das atividades:

  • Leitura de textos informativos, poemas, documentos, histórias infantis, filmes, releitura de obras histórias em quadrinhos e estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Desenho livre relacionado aos temas ou histórias propostas;
  • Músicas, coreografia e atividades de desenho e escrita;
  • Visitas a locais estratégicos;
  • Entrevistas, palestras, reuniões, fotos e vídeos;
  • Discussão dos assuntos na roda de conversa diária;
  • Músicas, teatro de fantoches, teatro e contos partindo do temas propostos
  • Cada aluno levará um livro para casa, que deverá ser lido em família para depois ser contada a história para os outros alunos na sala de aula;
  • Realização de atividades dos conteúdos listados nos eixos temáticos de forma interdisciplinar com o projeto;

Trabalho artesanal