Tarefa 6 – Curso EDH – Liliane Hiromi Kushimijo Matheus

Data

29 de julho de 2020

Cursista

Liliane Hiromi Kushimijo Matheus

Função

Professora de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

CEU CEI Yolanda de Souza Santalucia

Tarefa do cursoEducação em Direitos Humanos: Desafios do Contexto Atual 

Liliane Hiromi Kushimijo Matheus – RF 849.349-9 

Tema: Escola e Família: Uma doce parceria. 

                                “Não posso crer que os inimigos das famílias sejam as escolas e não posso  crer que os inimigos das escolas sejam as famílias.” Prof.º Luis Saraiva durante live realizada em 25/jun/2020. 

Justificativarelação entre família e escola nem sempre é amistosaporém é possível afirmar que quando  uma parceria bem sucedidasão as crianças que colhem os frutos. Ano passadofoi perceptível que todas as estratégias planejadas e executadas para aproximar a família e a escolanão obteve o êxito esperado dificuldades para encontrar responsáveis que queiram participar de encontros promovidos pelo CEI, que vão desde a reunião de pais até as apresentações das crianças. A frustração e a insatisfação pela ausência da participação das famílias em eventos ou mesmo nas decisões escolaressão sentimentos que marcaram unidade educacional.Nesse sentidoa aula apresentada pelo Prof.º Luis Saraiva sobre a relação família-escolabem como, a live em que esteve presenteveio pertinentemente de encontro a nossas afliçõesAssimpensando nessas dificuldades, surgiu a ideia deste pequeno projeto que tem a finalidade de ser o início de uma parceria feliz. 

Público alvoGestoresdocentesfuncionários e pais/responsáveis das crianças matriculadas na unidade. 

IntençãoAproximar a escola da família e vice -versa, sem pedagogizar a família e sem familiarizar a escolacomo bem disse o prof Luís Saraiva. 

Objetivos: 

  • Contribuir para uma mudança significativa na relação entre escola e família; 
  • Estreitar vínculos e buscar a parceria colaborativa visando uma participação mais efetiva; 
  • Promover, por meio da sequênciareflexõesquestionamentosconscientizaçãosignificadosdiálogo e escuta potentes; 

Tempo estimadoUm ano. 

Sequência Didática: 

  1. Realização de sondagem de opinião entre os responsáveis, a fim de saber se interessam-se por participar de encontros mensais para discutir questões relacionadas entre a escola e a família; 
  1. No primeiro encontroapós acolhimento e agradecimentossensibilizar as famílias com um vídeo de apresentação e depois, a declamação do poema “Todo filho é um professor” de Bráulio BessaAbrir espaço para discussão sobre o vídeo, o poema e elencar alguns temas que podem ser tratados no próximo encontroporém que seja decidido em conjunto. Finalizar com café. 
  1. Retomar tema proposto (sugestão): “Percepção da família em relação a escola e vice-versa”, neste momento, que família e escola possam apresentar seus pontos de vista em relação a percepçãoDemonstrar em slides, os resultados da sondagem realizada inicialmenteElaborar com as famílias, um pequeno texto para estabelecer princípios norteadores para a interação entre a escola e a famíliaabordando diversos temas que possam gerar discussões e questionamentos para os próximos encontroscomo por exemplo: “educação de qualidade como direito fundamental de todas as pessoas”, “responsabilidade da família ou da escola?”, “construção identitária”, direitos da família para o acessoa informaçãodireito de opinarcolaborardecidir conjuntamente com a escola sobre as questões escolares, “rede de proteção integral que visa assegurar outros direitos  da criança”. Definir o tema do próximo encontro. 
  1. Retomar tema propostoRealização de dinâmica em grupo (sugestão): “A força da família”/ “Em que mãos está seu filho?”/”Barco vira camisa”, entre outros. (Disponíveis na internet). Após realização da dinâmicaabrir espaço para diálogo e escuta sobre os ensinamentos que as dinâmicas proporcionaramEscrever uma carta contando sobre as expectativas e esperanças para ser lida no último encontroDefinir tema para o próximo encontro; 
  1. Abrir espaço de conversa para que famílias e escola possam mostrar suas pesquisas sobre o tema propostoSugerir uma caminhada com as famílias pelo entorno da escola, por um trajeto previamente definido por todos os participantes para que as famílias possam guiar a escola no descobrimento do territórioDefinir tema do próximo encontro. 
  1. Que a cada encontro seja proposto um tema e uma atividade que vise o ressignificado e a conscientização com diálogo e participação ativa e colaborativa. No último encontropassar o vídeo com o percurso feito desde o primeiro encontro, com fotosvídeos e etc. Abrir espaço para discussão e leitura das cartas escritas e ouvis as falas sobre o antes e depoisPedir que respondam: “O que esses encontros proporcionaram ou modificaram em minha vida ou em minha percepção da escola?” Fechar o encontro com uma música para acalentar o encontro e finalizar com café. 

Resultados esperados: Espera-se que tanto a escola quanto as famílias possam acreditar e colocar em prática uma parceria colaborativainteressadacompromissada com o desenvolvimento integral das crianças. Que o diálogo e a escuta estabelecidas possam se consolidar ao longo dos tempos, fazendo com este pequeno projeto possa ser contínuo e abarcar sempre novos assuntos e revisitar assuntos  tratados. 

AvaliaçãoDiagnósticaRealizada durante todo o processo e ao final de cada encontro. 

*Proposta para o retorno no pós pandemia.