Tarefa 6 – Curso EDH – Liliane Hiromi Kushimijo Matheus
Função
Professora de educação infantil
DRE / Unidade Educacional
Campo Limpo
Escola
CEU CEI Yolanda de Souza Santalucia
Tarefa do curso: Educação em Direitos Humanos: Desafios do Contexto Atual
Liliane Hiromi Kushimijo Matheus – RF 849.349-9
Tema: Escola e Família: Uma doce parceria.
“Não posso crer que os inimigos das famílias sejam as escolas e não posso crer que os inimigos das escolas sejam as famílias.” Prof.º Luis Saraiva durante live realizada em 25/jun/2020.
Justificativa: A relação entre família e escola nem sempre é amistosa, porém é possível afirmar que quando há uma parceria bem sucedida, são as crianças que colhem os frutos. Ano passado, foi perceptível que todas as estratégias planejadas e executadas para aproximar a família e a escola, não obteve o êxito esperado. Há dificuldades para encontrar responsáveis que queiram participar de encontros promovidos pelo CEI, que vão desde a reunião de pais até as apresentações das crianças. A frustração e a insatisfação pela ausência da participação das famílias em eventos ou mesmo nas decisões escolares, são sentimentos que marcaram a unidade educacional.Nesse sentido, a aula apresentada pelo Prof.º Luis Saraiva sobre a relação família-escola, bem como, a live em que esteve presente, veio pertinentemente de encontro a nossas aflições. Assim, pensando nessas dificuldades, surgiu a ideia deste pequeno projeto que tem a finalidade de ser o início de uma parceria feliz.
Público alvo: Gestores, docentes, funcionários e pais/responsáveis das crianças matriculadas na unidade.
Intenção: Aproximar a escola da família e vice -versa, sem pedagogizar a família e sem familiarizar a escola, como bem disse o prof.º Luís Saraiva.
Objetivos:
- Contribuir para uma mudança significativa na relação entre escola e família;
- Estreitar vínculos e buscar a parceria colaborativa visando uma participação mais efetiva;
- Promover, por meio da sequência, reflexões, questionamentos, conscientização, significados, diálogo e escuta potentes;
Tempo estimado: Um ano.
Sequência Didática:
- Realização de sondagem de opinião entre os responsáveis, a fim de saber se interessam-se por participar de encontros mensais para discutir questões relacionadas entre a escola e a família;
- No primeiro encontro, após acolhimento e agradecimentos, sensibilizar as famílias com um vídeo de apresentação e depois, a declamação do poema “Todo filho é um professor” de Bráulio Bessa. Abrir espaço para discussão sobre o vídeo, o poema e elencar alguns temas que podem ser tratados no próximo encontro, porém que seja decidido em conjunto. Finalizar com café.
- Retomar tema proposto (sugestão): “Percepção da família em relação a escola e vice-versa”, neste momento, que família e escola possam apresentar seus pontos de vista em relação a percepção. Demonstrar em slides, os resultados da sondagem realizada inicialmente. Elaborar com as famílias, um pequeno texto para estabelecer princípios norteadores para a interação entre a escola e a família, abordando diversos temas que possam gerar discussões e questionamentos para os próximos encontros, como por exemplo: “educação de qualidade como direito fundamental de todas as pessoas”, “responsabilidade da família ou da escola?”, “construção identitária”, “direitos da família para o acessoa informação, direito de opinar, colaborar, decidir conjuntamente com a escola sobre as questões escolares”, “rede de proteção integral que visa assegurar outros direitos da criança”. Definir o tema do próximo encontro.
- Retomar tema proposto. Realização de dinâmica em grupo (sugestão): “A força da família”/ “Em que mãos está seu filho?”/”Barco vira camisa”, entre outros. (Disponíveis na internet). Após realização da dinâmica, abrir espaço para diálogo e escuta sobre os ensinamentos que as dinâmicas proporcionaram. Escrever uma carta contando sobre as expectativas e esperanças para ser lida no último encontro. Definir tema para o próximo encontro;
- Abrir espaço de conversa para que famílias e escola possam mostrar suas pesquisas sobre o tema proposto. Sugerir uma caminhada com as famílias pelo entorno da escola, por um trajeto previamente definido por todos os participantes para que as famílias possam guiar a escola no descobrimento do território. Definir tema do próximo encontro.
- Que a cada encontro seja proposto um tema e uma atividade que vise o ressignificado e a conscientização com diálogo e participação ativa e colaborativa. No último encontro, passar o vídeo com o percurso feito desde o primeiro encontro, com fotos, vídeos e etc. Abrir espaço para discussão e leitura das cartas escritas e ouvis as falas sobre o antes e depois. Pedir que respondam: “O que esses encontros proporcionaram ou modificaram em minha vida ou em minha percepção da escola?” Fechar o encontro com uma música para acalentar o encontro e finalizar com café.
Resultados esperados: Espera-se que tanto a escola quanto as famílias possam acreditar e colocar em prática uma parceria colaborativa, interessada, compromissada com o desenvolvimento integral das crianças. Que o diálogo e a escuta estabelecidas possam se consolidar ao longo dos tempos, fazendo com este pequeno projeto possa ser contínuo e abarcar sempre novos assuntos e revisitar assuntos já tratados.
Avaliação: Diagnóstica. Realizada durante todo o processo e ao final de cada encontro.
*Proposta para o retorno no pós pandemia.