Tarefa 6 – Curso EDH – LÍLIAN OLIVEIRA LADEIA

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

LÍLIAN OLIVEIRA LADEIA

Função

Professor de Educação Infantil e Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEI Dr Antônio Roberto Alves Braga

LÍLIAN OLIVEIRA LADEIA

R.F. 721.543.6

LOCAL DE TRABALHO: E.M.E.I. DR. ANTONIO ROBERTO ALVES BRAGA

 

TAREFA DO CURSO: DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL / EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – INSTITUTO VLADIMIR HERZOG.

 

TEMA: CONEXÃO FAMÍLIA X ESCOLA

 

JUSTIFICATIVA:  O tema proposto para a sequência de atividades se refere ao fato do fortalecimento deste vínculo imprescindível entre a escola e a família como bem colocou o palestrante  Luís Saraiva, este movimento entre os últimos séculos permeou a dúvida e as intenções da importância da família, da criança , da maternidade e da escola carregadas sociologicamente por interesses capitalistas  e, que hoje  vem carregada de anseios, medos, expectativas e construção de um diálogo com reciprocidade em prol da criança e do adolescente que encontramos no nosso dia-a-dia e que nos faz avaliar e reavaliar nosso pensamento docente acerca deste tema tão relevante que tem por sua vez abranger todos os outros tratados no curso.

 

Trabalho com Educação Infantil há 18 anos na Prefeitura de São Paulo, com crianças entre 3 e 6 anos. Faço parte da Mediação de Conflitos da minha Unidade Escolar, sempre com o olhar de empatia e de compreensão de ambos os lados, minha intenção com esta Proposta de Trabalho/ Sequência de Atividades é justamente promover a conexão entre escola e família, realizando atividades e encontros em grupos e individualmente, trazendo as famílias para um bate-papo.

OBJETIVO: Aproximar as famílias que por medo, vergonha, bloqueio se afastam da escola, buscando trazer a confiança do nosso trabalho e a significação de educação que buscamos para os vossos filhos.

DURAÇÃO: O tempo se dará inicialmente de um trimestre, a se estender de forma que seja necessário.

DAS ATIVIDADES:

  1. Partirei das próprias crianças em uma RODA DE CONVERSA perguntando : O que é família pra vocês?

Trabalhar durante a semana com desenhos, pinturas e os deixando a vontade para falar, sem interferência;

 

  1. Farei uma lista com nomes de pais/ responsáveis para que venha até a escola , que será em Hora Atividade, com 10 minutos mais ou menos para cada família, irei me apresentar, falar um pouco sobre mim e meu currículo profissional para que a família me conheça e também possa falar um pouco sobre seu convívio familiar com a criança, reafirmando a parceria família e escola, cada dia umas 4 famílias, cada semana 12 famílias.( 3 horas Atividade Semanal);
  2. Trabalharei o PROJETO: “Caderno Viajante”, com prévio comunicado às famílias, via bilhete, explicando como será.

Cada criança levará para casa um caderno, que previamente escreverei sobre mim e a minha família, gostos,adesivos, fotos,  cor preferida , hobby entre outros , e entregarei para que uma criança leve para casa com uma sacola devidamente ilustrada, com prazo de dois dias para entrega, por sorteio ou ordem alfabética.  A cada história contada farei uma RODA DE CONVERSA, poderá ser em diferentes ambientes da escola, porém a criança será colocada ao meu lado e sua história será contada à todos, “Protagonismo Infantil”, suas fotos de infância e família serão mostradas aos coleguinhas. O Caderno Viajante visitará todas as casas, neste caso o tempo pode variar.

 

  1. Para o Produto Final, farei uma Reunião com as Famílias e um café simples, combinado com a coordenação para ouvi-las como foi a experiência e se a sua criança gostou, deixando uma mensagem no final do “Caderno Viajante”

Deste modo, nos conheceremos e estreitaremos os laços Família X Escola.