Tarefa 6 – Curso EDH – LILIAN ATANAZIO SILVESTRE

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

LILIAN ATANAZIO SILVESTRE

Função

PEIF Readaptada

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

Tito Livio Ferreira

Tarefa de conclusão do curso EDH – Desafios do contexto atual do Instituto Vladimir Herzog, e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

NOME: Lilian Atanazio Silvestre
R.F.
(Registro Funcional na PMSP): 723.670.1
CPF: 287.404.898-41

 

Sequência Didática de Atividades

  • Tema:

Diversidade

  • Subtema:

Trabalhando as diferenças na Ed. Infantil

  • Justificativa:

Sou professora de Ed. Infantil na PMSP, hoje em dia estou readaptada e não tenho turmas, mas independem te disso, as situações envolvendo a compreensão das diferenças entre as crianças se fazem constantes dentro e fora da sala de aula.

Percebo que as crianças têm grande facilidade para se aceitarem como são, mas essa facilidade é também para perceber nuances de preconceito, discriminação e porém, repeti-las sem ao menos se importar em magoar ou não os colegas, pois afinal, estão reproduzindo o que veem e ouvem.
Penso que atividades que evidenciem que somos diferentes e isso é importante, pode fazer com que ainda bem pequenas, as crianças comecem a refletir sobre isso e evitar comportamentos ofensivos e determinantes emocionalmente para o futuro deles e de demais crianças.

  • Faixa Etária:

4 a 6 anos

  • Finalidade:

Possibilitar que crianças ainda que pequenas, possam agir positivamente frente às diferenças entre elas mesmas e também entre as pessoas que encontrarem ao longo da vida, não reproduzindo ou protagonizando comportamentos agressivos, discriminatórios e ofensivos.

  • Objetivos:

Que as crianças reconheçam a diversidade presente à sua volta e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, proporcionar a construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro por parte das crianças e também de suas famílias.

  • Duração:

Todo o tempo em que a criança permanece na Escola de Ed. Infantil.

  • Atividades Propostas:
  • Leitura de histórias com diversos personagens, prestando atenção ao escolhermos livros que representem diferentes pessoas e grupos da nossa sociedade;
  • Proposição de rodas de conversas e debates sobre as leituras e sobre as diferenças;
  • Atividades de percepção da identidade e aparência própria de cada criança e dos grupos identitários aos quais ela pertence;

Avaliação:

A avaliação mediante as atividades propostas se dará diariamente ao observarmos as situações de convivência e também de conflito entre as crianças, poderemos analisar as situações e irmos corrigindo e refletindo sobre a eficácia das atividades propostas e também aumentando o leque delas, ou modificando algumas a fim de seguirmos rumo aos objetivos que queremos alcançar.