Tarefa 6 – Curso EDH – LIGIA VIANA DOS SANTOS

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

LIGIA VIANA DOS SANTOS

Função

Prof Ed infantil e fun I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEI CIDADE A E CARVALHO

LIGIA VIANA DOS SANTOS – [email protected]

CURSO: RESPEITAR É PRECISO – EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

TAREFA FINAL – SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE A TEMÁTICA:

RAÇA E RELAÇÕES ETNICO RACIAIS

 

ALUNA: Ligia Viana dos Santos

RF 8104522-01

EMEI CIDADE A E CARVALHO – DRE ITAQUERA

 

JUSTIFICATIVA

As questões raciais nunca estiveram em tanta evidencia como estão atualmente. O assassinato de um homem negro por policiais, nos Estados Unidos da América, fez diversas pessoas voltarem seus olhares para o racismo estrutural que existe em nosso país, Brasil. Toda esta discussão tem surgido e ganhado forças através das redes sociais devido ao distanciamento social que estamos enfrentando em razão da pandemia de Covid 19.

A primeira infância é um momento muito importante na formação do individuo e, acredito ser de extrema importância que a educação antirracista ocorra já nesta fase da vida de nossos alunos, enxergando como a maneira mais eficaz de combater o racismo estrutural.

Na escola onde trabalho, há muitos alunos imigrantes vindos de países do continente africano como Angola, Moçambique, Nigéria e República democrática do Congo. Essas crianças são bem ativas em sua participação nas atividades, mas demonstram uma fragilidade em relação a sua auto estima e um pouco de medo de contar a história da sua vida.

Através deste projeto pretendo atingir estas crianças e as demais crianças e famílias com o objetivo de valorizar a auto estima e quebrar o racismo estrutural existente em nossa sociedade.

Publico Alvo

O ensino à distância tem ocorrido em todos os segmentos da educação no município de São Paulo. A nossa meta é atingir as crianças e famílias na faixa etária de 4 a 6 anos, garantindo que a temática étnico racial seja sempre discutida e trabalhada, principalmente na educação infantil, mesmo em tempos de pandemia.

Objetivo Geral / Finalidade

Proporcionar o conhecimento e valorização da cultura de alguns países africanos através de jogos, brincadeiras e atividades artísticas.

Objetivos Específicos/ Resultados esperados

Conhecer e ter acesso a informações sobre jogos, brincadeiras, artesanatos de origem africana;

Valorizar a auto estima de meninas e meninos negros através de contação de histórias, musicas e lendas do continente africano;

Apresentar personagens e figuras importantes (atores e atrizes, jornalistas, atletas, apresentadores, cantores e cantoras, etc.) com o objetivo de proporcionar representatividade para as crianças e suas famílias;

Envolver a equipe de trabalho da escola onde atuo, neste projeto, de forma que todas as crianças sejam contempladas com o conteúdo.

 

Duração

A princípio, o projeto terá a duração de um mês, com sugestões de atividades a serem realizadas pelas famílias juntamente com as crianças, recebidas semanalmente através das plataformas digitais Google ClassRoom, Whats App e Facebook.

 

Conteúdo / Atividades

Juntamente com meu grupo de trabalho da unidade escolar (EMEI Cidade A E Carvalho) elaborei propostas para serem enviadas às famílias das crianças através das plataformas digitais de interação. As atividades elaboradas são em forma de vídeo, link de páginas de leitura de livros infantis e fotos.

Inicialmente foi necessário uma reunião virtual com as professoras afim  de abordar a temática étnico racial, onde foi enviado e assistido por todo o grupo o vídeo aula da professora Luciana Alves sobre o tema: Raça e relações étnico-raciais: branquitude e algumas questões étnico-raciaisO vídeo e a temática foi bem aceita pelo grupo, assim como as discussões, que foram muito pertinentes.

Após esta reunião o grupo chegou ao consenso de preparar propostas utilizando a temática étnico racial para ser enviada as famílias. As propostas incluíram as seguintes atividades com os links dos materiais para serem enviados as familias:

Confeccionando a Boneca Abayomi

https://youtu.be/Lt57fFRnwds

Brincadeira: Amarelinha Africana

https://youtu.be/xtfCe9lc9G8

Brincadeira Escravos de Jó

https://youtu.be/9chCK7H4Qtk

Desenvolvimento motor na capoeira

https://youtu.be/cQ2WvlU9qQg

https://youtu.be/g8idsWLhbBA

Contação de história: Meu Crespo é de Rainha

https://youtu.be/WVGul9Vk1W8

Fotos e a importância da representatividade

https://youtu.be/n9HUzmecnQM

 

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma continua, observando como as interações entre as famílias e escola está ocorrendo neste ambiente virtual, e se as crianças estão realizando as atividades que foram propostas.