Tarefa 6 – Curso EDH – LARISSA MASSON BATISTA
Função
Professor de Educação infantil e Fundamental l
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
EMEI Senador Carlos Jereissati
Tema:
PROJETO VALORES Duração: ANUAL
ALUNOS EDUCAÇÃO INFANTIL EMEI 4, 5 ANOS
Justificativa:
Tendo em vista que a Educação Infantil é uma etapa básica na qual as
crianças estão em formação de sua personalidade e que a escola propicia um
espaço rico de relações, é fundamental o trabalho direcionado nesse tema,
visto que estes norteiam nosso comportamento diante da sociedade. E desde
muito cedo, devemos cultivar os valores em nossa rotina para que percebam
que estes são fundamentais para uma boa convivência em grupo.
Sendo papel do educador planejar atividades que desenvolvam a reflexão
sobre o comportamento e atitudes humanas, agindo para o benefício do bem
comum, do respeito, da amizade, tolerância e partilha.
Construir na infância autonomia, resgatar valores morais, promover integração
entre família, aluno e escola com a finalidade de desenvolver vínculos afetivos,
auto estima, aprendizagem e limites. Formar indivíduos críticos autônomos
capazes de viver bem em meio a diversidade respeitando e aceitando .
Objetivo geral:
Promover por meio de ações diárias situações que o leve a refletir sobre
amizade, respeito, partilha e solidariedade. Contribuindo para a formação moral
da criança.
Objetivos específicos:
➔ Propiciar atividades que envolvam o respeito , colaboração e a partilha;
➔ Promover atividades lúdicas que em meio ao grupo desenvolva a
socialização, autonomia, respeito e colaboração;
➔ Estimular atitudes de respeito a si mesmo ao outro e ao ambiente
construindo assim um ambiente saudável e harmonioso.
➔ Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, com respeito.
➔ Melhorar o comportamento na sala de aula criando regras de convivência e
harmonia auxiliando a boa interação entre as crianças.
Metodologia/ estratégia:
➔ Roda de conversa – relato de experiência
➔ Literaturas sobre o tema
➔ Murais e pesquisas
➔ Dinâmicas, dramatizações,histórias
➔ Registro com desenhos e fotos
➔ Montagem livro
➔ Pintura
➔ Brincadeiras
Avaliação:
Será contínua ao longo do projeto. Os registros serão feitos por fotos,
atividades dirigidas e observação da professora. A escuta ativa e o diálogo são
elementos fundamentais para que os resultados sejam positivos.
Com esse projeto temos a finalidade de conscientizar os pequenos sobre o respeito, direitos e deveres de todos para que convivam bem em sociedade, respeitando regras e valorizando as diferenças presentes.