Tarefa 6 – Curso EDH – LARISSA MASSON BATISTA

Data

28 de julho de 2020

Cursista

LARISSA MASSON BATISTA

Função

Professor de Educação infantil e Fundamental l

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEI Senador Carlos Jereissati

 

Tema:

    PROJETO VALORES                                   Duração:  ANUAL

ALUNOS EDUCAÇÃO INFANTIL EMEI 4, 5 ANOS

Justificativa:

Tendo em vista que a Educação Infantil é uma etapa básica na qual as

crianças estão em formação de sua personalidade e que a escola propicia um

espaço rico de relações, é fundamental o trabalho direcionado nesse tema,

visto que estes norteiam nosso comportamento diante da sociedade. E desde

muito cedo, devemos cultivar os valores em nossa rotina para que percebam

que estes são fundamentais para uma boa convivência em grupo.

Sendo papel do educador planejar atividades que desenvolvam a reflexão

sobre o comportamento e atitudes humanas, agindo para o benefício do bem

comum, do respeito, da amizade, tolerância e partilha.

Construir na infância autonomia, resgatar valores morais, promover integração

entre família, aluno e escola com a finalidade de desenvolver vínculos afetivos,

auto estima, aprendizagem e limites. Formar indivíduos críticos autônomos

capazes de viver bem em meio a diversidade respeitando e aceitando .

Objetivo geral:

Promover por meio de ações diárias situações que o leve a refletir sobre

amizade, respeito, partilha e solidariedade. Contribuindo para a formação moral

da criança.

Objetivos específicos:

➔ Propiciar atividades que envolvam o respeito , colaboração e a partilha;

➔ Promover atividades lúdicas que em meio ao grupo desenvolva a

socialização, autonomia, respeito e colaboração;

➔ Estimular atitudes de respeito a si mesmo ao outro e ao ambiente

construindo assim um ambiente saudável e harmonioso.

➔ Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, com respeito.

➔ Melhorar o comportamento na sala de aula criando regras de convivência e

harmonia auxiliando a boa interação entre as crianças.

Metodologia/ estratégia:

➔ Roda de conversa – relato de experiência

➔ Literaturas sobre o tema

➔ Murais e pesquisas

➔ Dinâmicas, dramatizações,histórias

➔ Registro com desenhos e fotos

➔ Montagem livro

➔ Pintura

➔ Brincadeiras

Avaliação:

Será contínua ao longo do projeto. Os registros serão feitos por fotos,

atividades dirigidas e observação da professora.  A escuta ativa e o diálogo são

elementos fundamentais para que os resultados sejam positivos.

Com esse projeto temos a finalidade de conscientizar os pequenos sobre o respeito, direitos e deveres de todos para que convivam bem em sociedade, respeitando regras e valorizando as diferenças presentes.