Tarefa 6 – Curso EDH – Lais Aprile da Rocha
Função
Professora de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Guaianases
Escola
Cei Jardim São Paulo
Tema : A identidade positiva da criança negra
Justificativa : A problemática do racismo na sociedade traz um impacto muito grande na escola. As crianças negras desde bem pequenas sofrem com olhares e falas.Um exemplo , especificamente as meninas negras quando vão a escola com o cabelo solto sentem com a reação e comentário dos colegas.Em contrapartida a maioria dos meninos com cabelos crespos ou cacheados raspam ou cortam bem baixo, enquanto crianças com cabelos lisos exibem cortes modernos.
Faixa etária : Criança de 3 à 5 anos.
Finalidade: Elevar a autoestima da criança negra permitindo que ela construa sua identidade de maneira positiva.
Objetivos : Permitir uma melhor convivência entre as crianças. Alcançar as famílias com essa proposta. Esse trabalho não pode ter fim, temos que usar a criatividade para novas atividades dando continuidade ao combate ao racismo com a educação infantil.
Duração : 2 dias
Atividades:
1-Proporcionar um dia da beleza onde as crianças possam escolher quais penteados querem fazer , quais acessórios querem usar, e na própria sala promover um desfile de cabelos , narrando as diferenças e características de cada cabelo enaltecendo a beleza de cada um.
2- Nas escolas sempre promovemos o dia da família na escola, nesse dia normalmente as atividades sempre são bem repetitivas : exposições, oficinas.
Pensando no tema, faríamos algo diferenciado.
Nesse dia seria proposto o convite de diferentes mulheres negras com diferentes tons de pele e texturas de cabelos para uma conversa com as famílias e crianças sobre colorismo, evidenciando que não é somente a cor da pele que determina uma pessoa negra e sim outras características também.
Convidar uma maquiadora especialista em pele negra para presentear algumas mães.
Para finalizar promover um segundo desfile , agora entre todas as famílias, propondo que soltem os cabelos e mostrem a beleza singular que existe em si.
O desfile acontecerá ao som da música: Negro é lindo do Jorge Ben.
Avaliação: Será através do retorno das crianças e famílias sobre o que foi proposto, através também da convivência diária com as crianças em sala de aula , o que dará indícios para novas propostas.