Tarefa 6 – Curso EDH – Kelly Mendonça Ricardo de Arquino
Função
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
DRE / Unidade Educacional
Guaianases
Escola
Emei Magdalena Tagliaferro
Professora: Kelly Mendonça Ricardo de Arquino – [email protected]
Sequência didática sobre:
– Diversidades Culturais;
– A diferença é o que nos une;
– Direitos das Crianças.
Justificativa: Os temas acima serão abordados com o intuito de promover, reconhecer e valorizar as histórias e as culturas de povos que construíram o Brasil, bem como o respeito as diferenças/diversidades e o direito das crianças. Tais temas serão explorados de forma lúdica através da arte, brincadeiras, jogos, contos africanos, leitura de imagens, leitura narrada e rodas de conversa, numa perspectiva critica e lúdica explorando as questões étnicas na promoção do respeito as diferenças, as singularidades e multiplicidades de povos e culturas.
Público alvo: Alunos da Pré-escola / Educação Infantil ( 5 anos)
Objetivos: Que as crianças desde pequenas saibam valorizar as diversas culturas existentes em nosso pais e reconheçam a importância de suas contribuições. Que promovam o respeito a si, ao outro e reconheçam a importância das diversidades, de seus direitos e do respeito a si e ao seu semelhante.
Atividades Propostas:
Etapa 1- Conhecimentos prévios – Leitura de imagens
Objetivos: Explorar os conhecimentos prévios das crianças com relação as diversidades culturais.
Desenvolvimento: Expor em cartaz para a turma com imagens de crianças de várias nacionalidades. Discutir em roda de conversa sobre as imagens selecionadas (como se vestem, se comportam, etc…). Iniciar a compreensão das crianças quanto ao entendimento que independente da nacionalidade e da forma como vivem, as crianças tem o direito de ser crianças e viver sua infância, fase bem encantadora da vida humana.
Duração: Aproximadamente 2 aulas (1h30)
Etapa 2- Hora da Leitura: Leitura Narrada
Objetivos: Explorar e valorizar as histórias das diferentes culturas (Africana, Indígena e Portuguesa) numa perspectiva critica e lúdica, no sentido de naturalizar os conteúdos relacionados com as questões étnicas na promoção do respeito as diferenças, as singularidades e multiplicidades de povos e culturas que construíram o Brasil.
Desenvolvimento: Trabalhar as histórias abaixo em dias diferentes e explorar as mesmas através de roda de conversa com as crianças.
Duração: Aproximadamente seis aulas (4h30) divididas em três dias diferentes ou seja 1h30 em cada dia.
Vídeo: História sobre a cultura indígena (Raízes do Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s, acesso em 07/2020
Vídeo: História sobre a cultura Portuguesa (Raízes do Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=HfaeWT6qZl0 , acesso em 07/2020
Vídeo: História sobre a cultura africana (Raízes do Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s, acesso em 07/2020
Etapa 3 – Brincadeiras, Brincadeiras de roda Africana e seus instrumentos musicais.
Objetivos: Explorar, reconhecer e valorizar as histórias e as culturas africanas e indígenas através da arte, brincadeiras, jogos, contos africanos, numa perspectiva critica e lúdica explorando as questões étnicas na promoção do respeito as diferenças, as singularidades e multiplicidades de povos e culturas que construíram o Brasil.
Desenvolvimento: Vamos brincar de roda, brincadeiras cantadas, de tabuleiro e ciranda do Coco que tem influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas. Assistir aos vídeos abaixo e realizar as danças e brincadeiras propostas nas mesmas, explicando para as crianças suas origens.
Duração: Aproximadamente doze aulas ( 9h00) em seis dias diferentes (1h30 em cada dia) , explorar cada roda/brincadeira em um dia. Brincadeiras e interações é o principal objetivo da educação infantil desta forma as brincadeiras abaixo serão trabalhadas durante todo o ano.
Vídeo: Roda Africana- Palavra cantada
https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI , acesso em 06/2020
Vídeo: Sansa Kroma
https://www.youtube.com/watch?v=JVYQ-3XwyHY, acesso em 06/2020
Vídeo: Instrumentos Africanos-quintal da cultura
https://www.youtube.com/watch?v=RbydoLmDMv8, acesso em 06/2020
Vídeo: África- Músicas e canções para as crianças
https://www.youtube.com/watch?v=sFlyUvo7Gy0, acesso em 06/2020
Vídeo: NNGAPI? QUANTOS? – Brincadeira Africana
https://youtu.be/uAUN0xUijeA, acesso em 06/2020
Vídeo: Ciranda do coco- palavra cantada
https://www.youtube.com/watch?v=T18tbTP2u_o , acesso em 06/2020
Etapa 4 – Hora da construção de um brinquedo Brasileiro de origem indígena
Objetivos: Valorizar as histórias e as diversas culturas, mostrando aos pequenos que em nosso pais existe a contribuição de todas elas e que os brinquedos e brincadeiras também tem suas origens. Nesta atividade construiremos um brinquedo brasileiro muito apreciado pelas crianças e de origem indígena, a peteca.
Desenvolvimento: Construir uma peteca com materiais recicláveis
Materiais utilizados:
– Algumas folhas de jornal
– Uma sacolinha plástica de supermercado
Como fazer:
– Recortar as alcinhas da sacola
– Recortar o fundo da sacola e reservar
– Recortar as laterais da sacolinha, transformando-a em duas partes iguais.
– colocar uma parte da sacolinha sobre a outra na diagonal
– Amassar o jornal o máximo que você conseguir formando uma bola
– Colocar a bolinha do jornal no centro da sacolinha recortada juntar as pontas da sacolinha e amarrar com a tira que foi recortada do fundo da sacolinha e reservada.
Esta pronto um brinquedo muito divertido e de origem brasileira/indígena é só brincar.
Duração: Duas aulas (1h30), para a construção da peteca e contar sua história para eles, porém, essa brincadeira na educação infantil acontece o ano inteiro.
Etapa 5 – Tudo Bem ser Diferente!
Atividade: Tudo bem ser diferente! A diferença é o que nos une!!!
Objetivos: Estimular o respeito às diferenças, promover a reflexão sobre a igualdade. Reconhecer a importância do respeito ao próximo e ao seu semelhante. Trabalhar a importância do respeito e empatia diante da diversidade. Explorar a dança, interação, diversão, compreensão de mundo e solidariedade juntos , e o tema somos diferentes e somos importantes através da roda de conversa após o vídeo.
Desenvolvimento: Após assistir ao primeiro vídeo realizar roda de conversa para estimular a compreensão dos pequenos e solicitar que façam um lindo desenho dos seus amigos da escola.
Após assistir ao segundo vídeo solicitar que tragam uma foto de seus familiares para a escola para que façamos um grande mural coletivo com as fotos, valorizando assim a riqueza das diversidades.
Vídeo: A Diferença é o que nos une.
https://youtu.be/eLtzvypcurE , acesso em 07/2020
Após assistir ao vídeo realizar roda de conversa para estimular a compreensão dos pequenos e solicitar que façam um lindo desenho dos seus amigos da escola.
Vídeo: Vídeo Normal É Ser Diferente (clipe animado) grandes pequeninos.
Grandes Pequeninos. Normal É Ser Diferente – Grandes Pequeninos. 2015. (3m52s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg>. Acesso em 07/ 2020
Após assistir esse vídeo solicitar que tragam uma foto de seus familiares para a escola para que façamos um grande mural coletivo com as fotos, valorizando assim a riqueza das diversidades.
Duração: Quatro aulas (3h00) em dois dias diferentes, duas aulas (1h30) em cada dia.
Etapa 6 – Leitura do Livro: – Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha
Objetivo: Explorar o livro de Ruth Rocha que fala sobre os direitos das crianças
Desenvolvimento:
– Apresentação do livro – (Capa, autor, ilustração, do que irá tratar?)
– Fazer a leitura com entonação e alegria (caso não tenha acesso ao livro, fazer a cópia do poema)
– Roda de conversa sobre a interpretação do livro, (dos direitos citados no poema de Ruth Rocha, se tem algum que eles conhecem?
– Fazer junto com as crianças um cartaz com alguns direitos da criança segundo Ruth Rocha.
Duração: 4 aulas (3h00) a serem trabalhadas em dois dias diferentes, 2 aulas em casa dia (1h30)
“OS DIREITOS DAS CRIANÇAS – RUTH ROCHA”.
A autora poetiza os conceitos quanto aos direitos das crianças de uma forma linda e expõe que tais direitos não é questão de concordar e sim de respeito à infância.
“OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA”
Toda criança do mundo deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer nem questão de concordar
Os direitos das crianças todos tem que respeitar.
Direito de perguntar… ter alguém pra responder.
A criança tem direito de querer tudo saber.
A criança tem direito até de ser diferente.
E tem que ser bem aceita seja sadia ou doente.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direitos a livros e a pão
Direitos de ter brinquedos.
Mas a criança também tem o direito de sorrir.
Correr na beira do mar, ter lápis de colorir. |
Ver uma estrela cadente, filme que tem robô,
Ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô.
Descer no escorregador, fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor, brincar de adivinhação.
Morango com chantilly, ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi, bola, bola, bola, bola!
Lamber fundo de panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas, e uma corda de pular.
Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa… contar estrelas no céu…
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.
Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura…
Alguém para querer bem…
Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo de chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada… falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar… de preferência com colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar…
Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=hvCcPSp9BDo, acesso em 06/2020.
Avaliação: A avaliação será feita através do acompanhamento, observação, reflexão das reações, falas, interações e socialização das crianças com as atividades propostas, assuntos abordados e com o outro.