Tarefa 6 – Curso EDH – Karen Cristina Saugo

Data

1 de agosto de 2020

Cursista

Karen Cristina Saugo

Função

Professor fundamental II e médio

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEF cidade de osaka

 

Tarefa Curso EDH- Desafios do contexto atual (Respeitar é preciso Instituto Vladimir Herzog)

Professora Karen Cristina Saugo – Arte

Tema: Diferenças e respeito
Justificativa: Dentro do contexto escolar, podemos notar diariamente cenas de preconceito entre os estudante ou mesmo cenas de discriminação. Pensando a Arte como agente crítico transformador busca-se através do diálogo conversar com três artigos da Declaração de Direitos Humanos “Artigo I – Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razões consciência e devem agir em relação umas ás outras com espírito de fraternidade; Artigo II – Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição; Artigo III – Todo homem tem direito à vida à liberdade e a segurança pessoal”
Faixa etária: 7 á 14 anos (1º ano ao 9ºano)
Finalidade: Promover o debate e a reflexão, de forma coletiva, através da percepção do outro e suas diferenças juntamente com a leitura e debate de contos infantis clássicos e a desconstrução dos contos.
Objetivos/ Resultados esperados: O objetivo é sensibilizar os estudantes para a importância do debate acerca dos Direitos Humanos, da percepção das diferenças e a construção do respeito pelas diferenças, busca um olhar crítico aos contos infantis clássicos e a desconstrução dos personagens estereotipados onde todos podem ser quem quiser. Combater preconceitos e discriminações; valorizar as diferenças; qualificar as relações humanas; refletir e questionar práticas discriminatórias invisíveis no cotidiano escolar.
Duração: 21 aulas (5 meses)
Atividades:
Aula 1 – Construção de identidade (Como eu sou e como me vejo como ser cultural e social) através de desenho
Aula 2 – Como o outro me vê (Leitura de características físicas do grupo) através da escrita
Aula 3 – Socialização das identidades (Reflexão e socialização a partir das atividades anteriores)
Aula 4- Leitura de um conto (Chapeuzinho vermelho) e debate sobre as características ou como imaginam os personagens
Aula 5- Instigar e propiciar uma nova leitura do conto e buscar alternativas para os personagens (quem poderia ser a chapeuzinho? E se fosse um menino? Como seria ele?)
Aula 6- Leitura de um conto (Cinderela) e debate sobre as características ou como imaginam os personagens.
Aula 7- Instigar e propiciar uma nova leitura do conto e buscar alternativas para os personagens (Como é a Cinderela? Por que tem que ser um príncipe para salvar? E se você fosse a Cinderela?)
Aula 8- Leitura livre de um conto e desconstrui-lo
Aula 9- Escolher um dos contos apresentados para montagem de uma peça teatral
Aula 10 – Após a escolha questionar e instigar o local onde se passa esse conto. Como pensar em nossa sociedade no mundo atual e interligar com o conto.
Aula 11- Instigar e refletir a cerca dos personagens e como mostrar as diferenças e o respeito através deles.
Aula 12 – Colocando em prática os resultados coletivos
Aula 13 e 20 – Montagem da peça
Aula 21 – Apresentação da peça e reflexões em Sarau

Avaliação:
A avaliação será realizada através do percurso do estudante durante o processo de construção e reflexão acerca da atividade proposta.
Haverá também uma observação de toda comunidade escolar envolvida no projeto, em relação ao respeito das diferenças no cotidiano escolar no decorrer do ano letivo.