Tarefa 6 – Curso EDH – Jussara Martins dos Santos

Data

6 de julho de 2020

Cursista

Jussara Martins dos Santos

Função

Professora Orientadora de Sala de Leitura

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEF General Newton Reis

TEMA: A Declaração Universal dos Direitos Humanos: a quem se destina?

 

OBJETIVOS:

  • Proporcionar aos alunos o contato com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como discutir sua elaboração e finalidade;
  • Promover debates sobre os direitos e deveres de cada cidadão.

 

JUSTIFICATIVA:

Considerando que o elevado índice de acontecimentos recentes em que os direitos dos cidadãos não são respeitados tais como a morte do menino Miguel no estado de Pernambuco, o assassinato de George Floyd em Minneapolis e ainda o caso de Adriel Bispo de Souza na Bahia; faz-se necessário deixar claro que todas as pessoas têm direitos e deveres. Diante de tantos fatos lamentáveis fica claro que é preciso conversar sobre noções de respeito. de abuso de autoridade e da diferença entre emitir opinião e ofender o outro. A escola é um espaço privilegiado para este tipo de debate uma vez que nela se encontram pessoas em formação e, portanto, no estágio de vida ideal para refletir sobre as posturas que têm agora e que terão quando adultos.

 

ATIVIDADES E DURAÇÃO:

  • Atividade 1 com duração de uma aula: roda de conversa a ser iniciada com as seguintes questões: o que é respeito? Quem deve receber respeito? É possível falar e fazer tudo o que se pensa/deseja?
  • Atividade 2 com duração de uma aula: roda de conversa sobre a frase “Direitos Humanos para Humanos Direitos” se é correta de acordo com a legislação vigente na maioria dos países. Conversar sobre os casos recentes de desrespeito aos direitos humanos (casos Miguel George Floyd e Adriel).
  • Atividade 3 com duração de três aulas: leitura e debate dos seguintes textos: “Estatuto do Homem” de Thiago de Mello e a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Os alunos serão convidados a ler os textos e elencar semelhanças e diferenças entre os mesmos, o que é um estatuto e uma declaração, entre outros aspectos que podem surgir durante as aulas. Além disso, os alunos também serão estimulados a responder para quem eles acham que se destina a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Atividade 4 com duração de três aulas: confecção de cartazes com combinados em que sejam explicitados como deve ser o tratamento entre os alunos da turma e com os demais alunos da escola e também entre professores e alunos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada na participação dos alunos nas atividades e também é esperada uma diminuição nos casos de bullying entre alunos e também de desrespeito entre alunos e professores.