Tarefa 6 – Curso EDH – Juliana Tozzo de Souza

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Juliana Tozzo de Souza

Função

PEI

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEI Márcia Riccó Ferraz

Olá, boa tarde!

Segue aqui a tarefa do curso: “EDH – Desafios do contexto atual”

Não consegui mandá-la em outro formato, por isso que coloquei neste espaço.

Obrigada pela curso, amei as temáticas abordadas vieram de encontro com as muitas inquietações de como professora da rede pública.

Parabéns a todos envolvidos e espero muito participar mais e mais das propostas de vocês.

Juliana Tozzo de Souza – Agosto/2020

Atividade curso: EDH – Desafios do Contexto Atual

Sequência Didática

Tema: “Educar para o Respeito”

 

Justificativa

Vivemos diante de uma sociedade atual de um contexto delicado, onde não encontramos sempre as repostas para tudo, ou caminhos assertivos, isso não é ruim até porque na maioria das vezes temos mesmo dúvidas, perguntas, questionamentos que pode nos impulsionar a fazer e ser pessoas melhores. Acredito que respeitar as especificidades e características de cada pessoa é muito importante para manter uma boa convivência em grupo, principalmente de crianças que estão formando seus valores morais e civis desde muito pequenas desconsiderar as especificidades delas não é um bom caminho nessa formação. Pois bem, essa proposta de atividade ou trabalho parte de inquietações que convivo e de perceber que as crianças chegam no espaço escolar sem valorizar tais questões, então essa temática necessita também aparecer cada vez mais na prática diária do professor, educador e relacionar como um conteúdo vasto e rico desde a Educação Infantil visando estabelecer relações solidárias e de equidade entre sujeitos diferentes. Pode-se dizer que estes são desafios permanentes, também da educação e da escola. Faz-se considerar, no entanto, uma explanação maior a necessidade de falar sobre assuntos delicados e desafiadores do nosso contexto escolar, social, emocional, enfim daquilo que muitas vezes se apresenta simples, mas temos um trabalhão para entender.  Abordagens como: respeito às diferenças cada vez mais são esquecidos ou o mais terrível, ignorados, mas em contra partida nunca se houve um momento tão pertinente para se voltar a este assunto e começar a introduzir mais e mais nas práticas do dia a dia este desafio, para as crianças desde tenra idade entender e valorizar esta importância. Infelizmente existem muitas crianças que chegam até o ambiente escolar sem esses fundamentos estabelecidos, não conhecem, não valorizam ou não foi ensinado sobre, lembrando que a palavra respeito é imersa de significado e representatividade, para diferentes grupos, etnias, crença, enfim para se viver coletivamente e empaticamente um com o outro. Esse projeto destacará ideias e possibilidades de aulas simples e práticas para que auxilie na conduta e disseminação do respeito mutuo.

 

Público Alvo:

Crianças de 4 e 5 anos

 

Finalidade:

Ampliar e aprofundar o tema abordado através de atividades contextualizadas e lúdicas para possibilitar às crianças reflexão e compreensão sobre o assunto.

 

Objetivos:

  • Refletir sobre valores e condutas;
  • Compreender a importância do respeito entre todos os indivíduos;
  • Estabelecer relações respeitosas;
  • Respeitar-se; Valorizar-se; Solidarizar-se;
  • Fazer amigos;
  • Promover vínculos afetivos.

Duração:

O período de 9 aulas ou 9 encontros.

 

Atividades:

Aula 1: Roda de conversa para levantamento das primeiras hipóteses acerca da temática – Respeito;  Questionamentos sobre quem sou eu ? Como é o meu colega?

Reconhecer a diversidade presente em sala e a importância de se conviver com as diferenças, visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro. Fazer o registro de toda a conversa para compor um dossiê do projeto.

Aula 2: Elaboração de um mural de fotos com todos da sala, famílias e professores. Observação e questionamentos do painel pronto. O que você vê? O que achou do mural pronto? Promover discussão sobre o que acharam da proposta. definições, promover uma discussão.

Aula 3: Conhecendo o significado de algumas palavras pelo dicionário: Respeito; Diferença; Ética. Problematizar: como você acha que são esses valores na escola, na sua casa. Você já se sentiu desrespeitado?

Aula 4: Roda de conversa sobre a importância do outro em nossa vida e como ser diferente agrega e nos completa. Passeio pela escola em diferentes ambientes (secretaria, cozinha, lavanderia…) para colher dados sobre o que eles pensam da temática respeito nas relações e convivências.  Leitura do livro: “Na minha escola todo mundo é igual” – Autora Rossana Ramos.

Aula 5: Confeccionar uma árvore com frases e palavras que representam valores, ações  que devemos ter para com o próximo pensando sempre em respeitar os sentimentos dos colegas de sala e de outras pessoas.

Aula 6: Roda de conversa para conhecermos a origem de cada criança. Através de pesquisa previamente encaminhada para casa, para as famílias. Identificar na pesquisa se tem origens diferenciadas e quais.

Aula 7: Desenhe seu amigo. Por meio de sorteio às crianças farão o desenho do amigo, observando-o e colocando no papel as impressões. Depois, em roda todos farão as observações dos desenhos e em seguida falarão o que veem.

Aula 7: Conhecer e elaborar Poesias: com base na poesia de Ruth Rocha – “Pessoas são diferentes”, elaborar a confecção de um cartaz com a escrita da poesia e imagens para ilustrá-las. Elaborar uma poesia em grupo.

Aula 8: Leitura do livro: “Menina Bonita do Laço de Fita” – Reflexões e direcionamento de novos posicionamentos e posturas.

Aula 9: Confecção de um portfólio com todo o material, atividades, sugestões, registros, painéis e fotos de todo o processo e etapas do projeto desenvolvido acerca da temática

 

Avaliação

A avaliação é processual e também observará a participação, envolvimento, interesse, empenho e mudança ou não de comportamento. Ao se trabalhar em grupo poderemos verificar a interação positiva ou não entre os alunos.

 

 

 

Atividade/Tarefa - Curso EDH: Desafios do Contexto Atual