Tarefa 6 – Curso EDH – JOSILMA BRAZ DE BRITO

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

JOSILMA BRAZ DE BRITO

Função

Professora de Ed. Infantil e Fundo. I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

EMEI Estrada Turística

JOSILMA BRAZ DE BRITO        RF: 7300280

TAREFA FINAL: CURSO:  EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA

RELAÇÃO FAMÍLIA, ESCOLA E O RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS

TÍTULO

A Importância e a Diversidade das Famílias

JUSTIFICATIVA

A relação escola e família é imprescindível, pois a família como construção de identidade de um indivíduo deve trabalhar juntamente com a escola uma parceria para promover o desenvolvimento da criança.Neste momento difícil que estamos vivendo em isolamento social onde a vida de todo mundo mudou e muitos passaram a enfrentar diversos problemas como perda de entes queridos, medos , frustrações, violências domesticas.No entanto sabemos que o retorno será muito difícil  e precisamos  acolher crianças e famílias oferecendo apoio e segurança durante esse retorno.Diante tudo isso, trago a proposta  “ A importância e a diversidade das famílias”.

 

PÚBLICO ALVO

Crianças na faixa etária de 5 anos, pais/responsáveis

 

FINALIDADE

Compartilhar e socializar com as famílias/responsáveis as atividades realizadas na escola com apresentação das produções das crianças sobre os diferentes tipos de famílias e exposição da árvore genealógica.Proporcionando momentos agradáveis depois de tanto tempo fora das atividades escolares.

 

OBJETIVOS

  • Promover a interação família e escola;
  • Compreender a importância dentro da sua família;
  • Valorizar a família e a escola;
  • Comparar diferentes famílias e reconhecer as suas diferenças;
  • Compreender e respeitar a história familiar dos coleguinhas.

 DURAÇÃO:

Essa sequência terá duração de 1 mês.

ATIVIDADES PROPOSTAS

  • Roda de conversa sobre o valor da família para cada criança;
  • Recorte e colagem de diferentes tipos de família construindo painéis com as gravuras;
  • Leitura do “Livro da Família” Autor:Todd Parr, Editora:little, Brow end Company. (este livro aborda as diferenças  das famílias;
  • Desenhos das crianças com suas famílias e confecção de um mural coletivo a partir das suas  produções;
  • Pedir a colaboração dos pais/responsáveis através de bilhete explicando o objetivo da aula e pedindo que envie uma foto da criança com os pais e fotos individuais dos familiares;
  • Roda de conversa para que as crianças mostrem as fotos de sua família e fale o grau de parentesco de cada uma;
  • Construção de uma árvore genealógica de cada criança com a sua família (distribuição das fotos de diferentes materiais, papéis cortados já no tamanho certo, seguindo exemplo da professora na lousa);
  • Exposição de todas as atividades desenvolvidas com as crianças  para que as famílias possam compartilhar e apreciar tudo o que foi produzido durante esse retorno.

 

AVALIAÇÃO:

Se  dará por meio de observação e participação das crianças juntamente com seus familiares.Registros de todas as ações..