Tarefa 6 – Curso EDH – Joseane Rodrigues Martins

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Joseane Rodrigues Martins

Função

Prof. Ed. Infantil

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEI Daniele Monteiro

Projeto Educação Ambiental

Justificativa:

A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos ,percebendo a importância das questões ambientais para todo o planeta, não podem os ficar de braços cruzados, é preciso agir. Sendo assim, sensibilizar as crianças quanto aos cuidados com o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel, cuidar do destino do nosso planeta é responsabilidade de todos que nele vivem. Quando apresentamos esses valores para nossos alunos, estamos a um passo de sua valorização e de sua consciencia para cobrança de seus direitos humanos, afinal a vida deve ser respeitada sempr.

Objetivos :

Perceber os cuidados necessários quanto à preservação da vida e do meio ambiente;
Conscientizar quanto a importância do meio ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio natural do planeta;
Incentivar o u s o consciente da água e práticas de
reaproveitamento e reciclagem de materiais (com o garrafas
plásticas e papel).

Metodologias/estratégias:

Público-alvo: 4º ano – Tempo estimado: 1 mês

Conversa dirigida sobre os cuidados com o Meio Ambiente;
Exposição de fotos e vídeos que demonstrem a degradação do Meio Ambiente;
Confecção de cartazes e montagem de um mural;
Apresentação e leitura de música (xote ecológico) Luiz Gonzaga;
Explicação sobre a importância de reciclar, reaproveitar,
Reutilizar, respeitando a vida e o planeta;
Atividades com as cores internacionais da coleta de lixo.

Avaliação:

O processo de avaliação ocorrerá durante o
desenvolvimento do projeto, observando o desempenho e
interesse individual de cada aluno mediante as atividades
apresentadas e dirigidas pelo docente em exercício.

Considerações finais :

O desenvolvimento do projeto de Educação Ambiental nas escolas é de grande importância social, eu considero o primeiro passo para a questão dos direitos humanos, pois quem aprende a respeitar a natureza, respeita seus amigos e semelhantes, pois todos somos integrantes e parceiros nessa jornada da vida. A educação ambiental tem no próprio ambiente escolar, um espaço propício para sua efetivação e aprendizado, é necessário um salto significativo, no sentido de aprofundar estas discussões, apresentando práticas ecologicamente corretas com o intuito de conscientizar desde cedo sendo a escola responsável por dar suporte para uma educação Ambiental de qualidade e de vida.