Tarefa 6 – Curso EDH – Jessica Bagio Negrão de Almeida

Data

23 de julho de 2020

Cursista

Jessica Bagio Negrão de Almeida

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

EMEF Álvaro Silva Braga

EMEF Gal. Alvaro Silva Braga

Cursista: Jéssica Bagio Negrão de Almeida

RF.: 841779-2/vic1

Curso: EDH- Desafios do contexto atual.

 

Proposta de Atividade a ser realizada na unidade escolar.

 

Tema: As múltiplas vulnerabilidades e o papel da escola no enfrentamento a violência.

 

Justificativa: A sequência de atividades propostas dentro do tema as múltiplas vulnerabilidades e o papel da escola no enfrentamento a violência, parte das demandas (sexualidade, bullying, racismo e violências diversas) apresentadas no contexto da unidade escolar e nos dados coletados a partir da pesquisa socioeconômica realizada pela unidade em fevereiro de 2020 e reflexões/ demandas dos professores apontadas nos momentos de formação coletiva – JEIF.

Proposta de sequência de atividades: A proposta seria desenvolver um projeto interdisciplinar, dessa forma, cada professor poderia realizar uma atividade dentro de um contexto de vulnerabilidade. Na minha disciplina mais especificamente, iria elaborar com os alunos, cartazes em cartolina de fundo preto e teríamos imagens coladas. Cada imagem, iria retratar um contexto de vulnerabilidade do cotidiano e que fosse familiar a comunidade. Por exemplo, uma imagem retratando uma cena de violência doméstica, psicológica ou situação de racismo. Os alunos auxiliarão na escolha das imagens e na elaboração das legendas. A ideia é confeccionar 15 cartazes que deverão ser colados um de cada vez/ dia, no corredor principal da unidade.

Publico alvo: alunos do 6° ao 9° ano do fundamental II e frequentadores da escola.

Período de realização: Nessa proposta o tempo estimado é de 30 dias, no final por amostragem e utilizando um formulário do Google Form, seria realizada uma pesquisa com os frequentadores da unidade com a finalidade de levantar dados sobre o impacto das imagens nas reflexões de quem as viu.

Resultados: Espera-se ao desenvolver essas atividades, com foco nas múltiplas vulnerabilidades e formas de violência, que os educandos e frequentadores da unidade escolar se conscientizem e reflitam sobre essas questões de forma que possam se desenvolver plenamente como sujeitos críticos e atuantes na sociedade. Que possam reconhecer esses atos de violência e intervir positivamente diante da necessidade de mediar um conflito.