Tarefa 6 – Curso EDH – Jaqueline da Silva Pesoa

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Jaqueline da Silva Pesoa

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Monsenhor Luis Biraghi

Tarefa do curso respeitar é preciso.

Nome: Jacqueline da Silva Pessoa

 

  • O tema proposto – qual a questão a ser trabalhada Projeto:

  As diferenças.

Nome do projeto:  Vejam nos 5 sentidos e nos 4 elementos da natureza, as diferenças se complementam.

 

 

  • Justificativa – porque você escolheu essa questão

Reconhecer as diferenças como um grande potencial para construirmos uma sociedade  mais completa.

 

 

  • A quem o trabalho se destina (se estudantes, de que faixa? Se adultos, de quais funções?).

Alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

 

  • Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo.

Propor uma contemplação da importância do diferente, e como essas diferenças se completam juntas colaboram para um bem comum, a vida.

 

 

  • Objetivos/Resultados esperados – Em que ponto você espera chegar com esse trabalho – que novas possibilidades vc prevê para continuidade
  • Explorar a Subjetividade através do brincar, dos jogos e do experimentar, para oportunizar a reflexão sobre o conceito de diferenças, que temos nos 5 sentidos e nos 4 elementos da natureza, com a intencionalidade de apresentar a importância e a relação que esses dois temas tem, e podem nos ajudar a entender que apesar de diferentes todos são importantes e podem colaborar para o bem comum.

 

 

  • Duração – Quanto tempo você prevê que será necessário.

Em 1 mês. Com a media de duas atividades por semana .

 

 

  • As atividades que comporão a sequência

Atividade 1 -Jogo dos 5 sentidos 

 

Intencionalidades:

Explorar 5 sentidos do corpo humano.

Recursos Materiais:

Pasta de dente, café, sabonete, sabonete, lixa, algodão, bucha escova, garfo, colher, açúcar, sal, um fruta pode ser o que terá para comer na escola naquele dia e água, tecidos para vendas, áudios de sons de animais e da natureza, imagens com 7 erros, e para jogo da memória

Desenvolvimento:

Jogo dos 5 sentidos – Explorando quais são os 5 sentidos do corpo humano.

As crianças serão divididas em 5 grupos, cada grupo vai ser testado com 1 sentido.

1 grupo- Olfato = será vendado e irão tentar descobri o cheiro (pasta de dente, café, sabonete, sabonete).

2 grupo – Paladar =açúcar, sal, um fruta pode ser o que terá para comer na escola naquele dia e água.

3 grupo – Tato = lixa, algodão, bucha escova, garfo, colher.

4 grupo – Visão= jogo da memoria, Imagens com 7 erros .

5 grupo – Audição – sons de animais, e da natureza.

Após listaremos, na lousa ou no papel como cartaz, os sentidos, suas características, sua importância e a relação que tem uma com a outra, suas diferenças, como se complementam para o bem comum e manter a vida melhor.

 

 

 

Atividade 2  – Conhecendo os 4 elementos da natureza

 

Intencionalidades:

Apreciar e refletir sobre os 4 elementos da natureza.

Recursos Materiais:

Imagens ou vídeos com o tema.

Desenvolvimento:

Qual a importância dos 4 elementos da natureza? Conhecendo os 4 elementos da natureza, qual a sua importância para a vida das pessoas, levantar questões sobre a importância de cada um e suas diferenças.

Terra, Ar, Fogo e Água são essenciais para que possa existir vida e a mesma se desenvolva. O elemento Terra oferece-nos a sua estrutura, o planeta, a matéria da qual o corpo se constitui; enquanto o elemento Água lhe acrescenta vitalidade, poder de crescimento, regeneração e reprodução.

Falaremos sobre suas características, onde encontramos suas curiosidades importâncias e relação que tem uma com a outra. Listaremos na lousa ou papel como cartazes, em quais brincadeiras podem encontrar esses elementos.

 

 

 

Atividade 3 – Leitura do livro Diversidade – Autor Tatiana Belinky.

Intencionalidades:

Enriquecer o vocabulário,  através  de apreciar  o poema percebendo jogos de palavras, rimas, sonoridades,  reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário.

Recursos Materiais:

Leitura do livro Diversidade – Autor Tatiana Belinky

Desenvolvimento:

Roda de conversa sobre o poema, onde faremos questionamentos com relação ao que já aprendemos sobre os sentidos e elementos da natureza, suas diferenças e importância.

 

 

 

Atividade 4 – Leitura do livro A cor de Coraline Livro – Autor  Alexandre Rampazo

 

Intencionalidades: Propiciar o deleite da história que pode ser relacionada  ao dia a dia, e despertar uma reflexão sobre os conceitos que temos sobre as cores  e  os tons diferentes de pele

Recursos Materiais: Leitura do livro A cor de Coraline Livro – Autor  Alexandre Rampazo

Desenvolvimento:

Rodas de conversa sobre a história, levantando questionamentos, se gostaram, o que entenderam o que sentiram qual a relação que podemos fazer com tudo que aprendemos.

 

 

 

Atividade 5- Atividade desenhar a pessoa que está vendo no celular.

 

Intencionalidades: Proporcionar o autoconhecimento, e reconhecimento das  próprias características, suas diferenças e semelhanças.

Recursos Materiais: 1 celular, folhas de sulfite, lápis de cor,  lápis ou giz de cera  com com diferentes tons de cor de pele, canetinhas, lápis e borracha.

Desenvolvimento:

A turma será orientada, que iremos chamar criança por criança, para mostrar uma pessoa muito especial, única e linda, eles precisarão desenhar e pintar exatamente como verão, mas não poderemos falar para ninguém, cada um virá à frente, olhará no celular e voltará para o lugar e fará o desenho. Quando eles olharem para o celular verá a própria imagem na função de foto self do celular.

 

 

 

  • Avaliação – Como você pretende verificar os resultados.

 

Intencionalidades: Oportunizar o trabalho colaborativo com a participação de todos com um objetivo em comum.

Recursos Materiais: Cartolina, papel kraft,  cola, tesoura,  lápis, borracha e canetinha

Desenvolvimento:

Será proposto um desafio de criar um grande quadro com uma paisagem que contenha um mar um sol, nuvens e arvores só com os desenhos que todos fizeram de si mesmos. Como um grande mosaico. Será observado como se organizarão como escolherão onde cada desenho ficará e como trabalharão em grupo.