Tarefa 6 – Curso EDH – Jaqueline Azevedo Torres
Função
Professora de educação infantil
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
CEI Jd Silveira
Nome: Jaqueline Azevedo Torres
RF: 8485607
Curso: Educação em Direitos Humanos
Sequência Didática
Público-alvo: Educação Infantil – crianças de 4 a 5 anos
Objetivo: Propor uma semana de atividades diferenciadas, buscando alternativas que visem uma conscientização e observação com relação às pessoas e diferenças entre elas, visando a valorização das potencialidades.
Metodologia: Durante uma semana a professora levará materiais diversos que favoreçam rodas de conversa, conhecimento de culturas diferentes, atividades que desenvolvam na criança uma consciência crítica de valor humano, quebrando estereótipos, tabus e preconceitos.
Dias 1 e 2: Roda de história: “Bruna e a galinha d’angola”. Após a leitura, a professora fará uma roda de conversa e aproveitará este momento para contar sobre a cultura Negra e como faz parte de nosso cotidiano, por fazer parte da nossa história. A proposta inclui pintar panos e manuseio de argila incluindo ações do livro na proposta da semana.
Dias 3 e 4: Roda de história: “As cores no mundo de Lucía, de Jorge Fernando dos Santos. Após a leitura, a professora fará uma roda de conversa sobre o livro, instigando os alunos a pensarem sobre as dificuldades, possibilidades e sensações que uma pessoa cega passa, além de comentar e ouvir sobre outras deficiências que surjam durante o bate papo. Após a roda de conversa, a professora ofertará à turma uma atividade de circuito, onde uma pessoa estará com venda, e deverá passar pelos obstáculos sendo ajudado por um colega de classe. A professora também vai propor uma brincadeira de cabra-cega, visando a exploração tátil nessa atividade.
Dia 5: Hoje é sexta-feira e a professora fará brincadeiras livres com carrinhos, bolas, e bonecas, incentivando a todos participarem e passarem por todos os cantos. Antes de finalizar o dia, a professora fará uma roda de conversa com os alunos perguntando sobre como foi a atividade, e se todos participaram de todas as propostas. A partir dessas informações é possível buscar um diálogo onde se faça perceber pontos positivos sobre quebrar estereótipos, buscando instigar as crianças compreensões sobre o quanto o preconceito, os padrões e estereótipos empobrecem suas vivências e limitam a vida, além de muitas vezes desfavorecer e diminuir o próximo.