Tarefa 6 – Curso EDH – Janainy Alencar Pennipedo

Data

30 de julho de 2020

Cursista

Janainy Alencar Pennipedo

Função

Prof ed infantil e ensino fund. I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Emei parque savoy city

 Cursista: Janainy Alencar Pennipedo

 

Tema da sequência didática: Viva a diversidade

Objetivos:

  • Elevar a auto estima das crianças que sofrem por serem negras e afrodescendentes;
  • Estimular o respeito ao próximo;
  • Tratar as questões das diferenças valorizando a diversidade a partir da raça negra.

 

Conteúdos a serem trabalhados:

  • Identidade
  • Afetividade
  • Família
  • Diversidade étnico racial

Tempo de execução da sequência didática: 5 aulas

Materiais e recursos necessários: Livro – O mundo no black power de Tayó – autora: Kiusan de Oliveira e ilustrações de Taisa Borges, espelho, fotos da família,  papel sulfite, lápis de cores, canetinhas, tiaras, elásticos coloridos para cabelos, lenços, pedaços de tecidos, fitas de cetim.

Metodologia

1ª aula

A turma se organizará em roda e a professora fará a leitura do livro: O mundo no black power de Tayó. Em seguida faremos uma roda de conversa sobre a história de Tayó e a professora contará um pouco da história da origem do povo brasileiro. A professora solicitará que as crianças se olhem e observem os diferentes tipos de cabelos que temos em nossa sala de aula e as estimulará a falarem sobre o que estão vendo.

2ª aula

A professora propõe a brincadeira: “Quem é quem” na qual uma criança com olhos vendados tem que adivinhar quem é o colega apenas com o toque das mãos nos cabelos.

3ª aula

Montaremos um painel com as fotos das famílias. A professora pedirá para as crianças observarem as fotos das famílias com o objetivo de que elas percebam as características físicas de cada pessoa e de cada família. Em seguida faremos uma roda de conversa sobre as fotos expostas no painel e a professora fará questionamentos como: Todas as pessoas são iguais? O que elas têm de diferente uma das outras? Por que será que as pessoas tem características diferentes? Com o painel de fotos e esses questionamentos espera- se que elas falem que é porque herdamos as características de nossos familiares.

4ª aula

Faremos a produção do desenho do auto retrato. A professora pedira para as crianças se olharem em um espelho e em seguida se desenharem como se veem e se sentem naquele momento. Quando as crianças estiverem fazendo o auto retrato a professora questionará: Qual a cor da pele? E o cabelo com é?

5ª aula

A professora fará uma roda e no meio dela colocará variados tipos de enfeites de cabelo e deixará as crianças livres para enfeitar e criar o seu próprio universo em seus cabelos e nos cabelos dos colegas, igual a mãe de Tayó fazia com os cabelos dela. Em seguida faremos um desfile com as novas tendências de cabelos criadas pelas crianças.

 

Avaliação:

Elaboração de registro pedagógico  do acompanhamento do desenvolvimento e participação das crianças nas atividades propostas, refletindo sobre as intervenções didáticas e com isso criar novas possibilidades de intervir no processo de ensino aprendizagem.