Tarefa 6 – Curso EDH – Ivone Moreira de Jesus Miranda Silveira

Data

31 de julho de 2020

Cursista

Ivone Moreira de Jesus Miranda Silveira

Função

Professora de educação infantil e Fund I

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

Emei Ângelo Martino

Ivone Moreira de Jesus Miranda Silveira – [email protected]

Tema:  Raça e Relações étnico-raciais: branquitudes e algumas questões étnico-raciais

Justificativa: 

Nossa escola está situada próxima a Praça da Sé- marco zero da cidade de São Paulo, consequentemente atendemos a famílias moradoras do entorno, em geral cortiços, ocupações, prédios e uma família que estava temporariamente sem moradia, vivendo em um viaduto próximo a escola.

Percebemos  que dentre estas famílias, há algumas famílias oriundas de outros países como Congo e  Haiti além de muitas outras com prevalência a nossa habitual mistura de raças.

Diante desta comunidade escolar resolvemos montar um grupo de trabalho para estudar formas de integrar todas as nossas crianças e comunidade em geral. Primeiro passo foi procurar informações sobre a temática e assim eu iniciei o  respectivo curso e outras colegas entraram em contato com grupos variados e outras formações.

Devido a Pandemia  que nos assola, estamos trabalhando de forma remota, fato que não é fácil, além de percebermos o quanto as famílias vulneráveis foram as mais afetadas. Porém  procuramos maximizar  este período estudando e planejando formas de melhor  atender a estas famílias. Nos engajamos em coletivos de ajudas a diversas frentes e mantemos nossas reuniões online para elaborar este projeto.

Sabemos que apesar da lei  nº 10.639/03 assegura o estudo Etino Racial nas escolas, as Emeis ainda esbarramos na dificuldade de abordagem. Para tanto nos dispomos a pesquisa de materiais que nos oriente neste trabalho garantindo assim uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele.

 

 

Objetivos:

  • Apresentar o tema para as crianças de forma lúdica e prazerosa;
  • Conhecer  literaturas variadas sobre a temática;
  • Construir um debate de reconhecimento e valorização da cultura Afro;
  • Apresentar e apreciar  a arte e a literatura articulada aos processos de identidade étnico-racial;
  • Estimular o respeito e o orgulho à diversidade cultural;
  • Estimular o senso de cidadãos preocupados com o bem estar coletivo;
  • Vincular a vida das crianças à realidade em seus aspectos sociais, culturais e locais;

 

Resultados esperados:

Com o projeto desenvolvido espera-se que:

  • As crianças estejam em contato direto com a cultura local e Africana, conseguindo reconhecer características de lugares diversos;
  • Estimular  as crianças a reconhecer como belo todas as formas de vida e culturas;
  • Elevar a auto-estima das crianças ao contemplar personagens negros contos e outras histórias.

 

Duração:  

  • Durante o ano letivo podendo se estender para os próximos com as devidas adequações.

Atividades:

  • Rodas de conversas;
  • Apresentação de vídeos;
  • Leituras de contos e outras histórias;
  • Oficinas de criação de bonecos, brinquedos e outros objetos da temática;
  • Participação em jogos e brincadeiras Afro;
  • Apreciação de sons de instrumentos Afro, músicas e cantos regionais;
  • Degustação de alimentos típicos e incorporados em nossa cultura;
  • Experimentar diversas formas de pinturas, esculturas e arte em geral;

 

Avaliação:

A avaliação acontecerá durante o processo de forma contínua através da observação, registro  e análise da participação e produção dos envolvidos, além da exposição dos trabalhos produzidos.

 

Contribuição:

Para o desenvolvimento deste projeto eu iniciei a escrita de releituras dos contos de fadas com personagens negros. Ainda estou na fase da ilustração do primeiro que é A Bela Adormecida. Espero que logo tenhamos outros para compartilhar com as crianças.

 

Pesquisa realizadas:

18 expressões racistas que você usa sem saber

https://www.geledes.org.br/18-expressoes-racistas-que-voce-usa-sem-saber/

 

Silêncios e rompimentos da mulher negra

https://www.geledes.org.br/silencios-e-rompimentos-da-mulher-negra/

 

Paridade Racial na educação infantil

https://www.geledes.org.br/?s=Ed.+infantil

 

A Literatura infantil contemporânea e a temática racial

https://www.geledes.org.br/a-literatura-infantil-contemporanea-e-a-tematica-racial/

 

Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/secretaria-nacional-de-politicas-de-promocao-da-igualdade-racial

 

A importância de trabalhar as questões raciais na ED. Infantil

https://www.ceert.org.br/noticias/direitos-humanos/11178/a-importancia-de-trabalhar-as-questoes-raciais-na-ed-infantil

 

Relações Étnico-raciais na Educação Infantil

https://youtu.be/eRwHGkMWm1o?t=110

 

A importância de trabalhar questões étnico-raciais na educação infantil é tema de pesquisa na UFLA

https://youtu.be/eIJTaiFY2rk

 

�??Ninguém ensina ao negro a se amar�?�: o racismo vivido desde a educação infantil

http://www.usp.br/aunantigo/exibir?id=7742&ed=1356&f=5

 

Amei esta garotinha: https://youtu.be/cbOG2HS1WKo