Tarefa 6 – Curso EDH – Ivone Moreira de Jesus Miranda Silveira
Função
Professora de educação infantil e Fund I
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
Emei Ângelo Martino
Ivone Moreira de Jesus Miranda Silveira – [email protected]
Tema: Raça e Relações étnico-raciais: branquitudes e algumas questões étnico-raciais
Justificativa:
Nossa escola está situada próxima a Praça da Sé- marco zero da cidade de São Paulo, consequentemente atendemos a famílias moradoras do entorno, em geral cortiços, ocupações, prédios e uma família que estava temporariamente sem moradia, vivendo em um viaduto próximo a escola.
Percebemos que dentre estas famílias, há algumas famílias oriundas de outros países como Congo e Haiti além de muitas outras com prevalência a nossa habitual mistura de raças.
Diante desta comunidade escolar resolvemos montar um grupo de trabalho para estudar formas de integrar todas as nossas crianças e comunidade em geral. Primeiro passo foi procurar informações sobre a temática e assim eu iniciei o respectivo curso e outras colegas entraram em contato com grupos variados e outras formações.
Devido a Pandemia que nos assola, estamos trabalhando de forma remota, fato que não é fácil, além de percebermos o quanto as famílias vulneráveis foram as mais afetadas. Porém procuramos maximizar este período estudando e planejando formas de melhor atender a estas famílias. Nos engajamos em coletivos de ajudas a diversas frentes e mantemos nossas reuniões online para elaborar este projeto.
Sabemos que apesar da lei nº 10.639/03 assegura o estudo Etino Racial nas escolas, as Emeis ainda esbarramos na dificuldade de abordagem. Para tanto nos dispomos a pesquisa de materiais que nos oriente neste trabalho garantindo assim uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele.
Objetivos:
- Apresentar o tema para as crianças de forma lúdica e prazerosa;
- Conhecer literaturas variadas sobre a temática;
- Construir um debate de reconhecimento e valorização da cultura Afro;
- Apresentar e apreciar a arte e a literatura articulada aos processos de identidade étnico-racial;
- Estimular o respeito e o orgulho à diversidade cultural;
- Estimular o senso de cidadãos preocupados com o bem estar coletivo;
- Vincular a vida das crianças à realidade em seus aspectos sociais, culturais e locais;
Resultados esperados:
Com o projeto desenvolvido espera-se que:
- As crianças estejam em contato direto com a cultura local e Africana, conseguindo reconhecer características de lugares diversos;
- Estimular as crianças a reconhecer como belo todas as formas de vida e culturas;
- Elevar a auto-estima das crianças ao contemplar personagens negros contos e outras histórias.
Duração:
- Durante o ano letivo podendo se estender para os próximos com as devidas adequações.
Atividades:
- Rodas de conversas;
- Apresentação de vídeos;
- Leituras de contos e outras histórias;
- Oficinas de criação de bonecos, brinquedos e outros objetos da temática;
- Participação em jogos e brincadeiras Afro;
- Apreciação de sons de instrumentos Afro, músicas e cantos regionais;
- Degustação de alimentos típicos e incorporados em nossa cultura;
- Experimentar diversas formas de pinturas, esculturas e arte em geral;
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante o processo de forma contínua através da observação, registro e análise da participação e produção dos envolvidos, além da exposição dos trabalhos produzidos.
Contribuição:
Para o desenvolvimento deste projeto eu iniciei a escrita de releituras dos contos de fadas com personagens negros. Ainda estou na fase da ilustração do primeiro que é A Bela Adormecida. Espero que logo tenhamos outros para compartilhar com as crianças.
Pesquisa realizadas:
18 expressões racistas que você usa sem saber
https://www.geledes.org.br/18-expressoes-racistas-que-voce-usa-sem-saber/
Silêncios e rompimentos da mulher negra
https://www.geledes.org.br/silencios-e-rompimentos-da-mulher-negra/
Paridade Racial na educação infantil
https://www.geledes.org.br/?s=Ed.+infantil
A Literatura infantil contemporânea e a temática racial
https://www.geledes.org.br/a-literatura-infantil-contemporanea-e-a-tematica-racial/
Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
A importância de trabalhar as questões raciais na ED. Infantil
Relações Étnico-raciais na Educação Infantil
https://youtu.be/eRwHGkMWm1o?t=110
A importância de trabalhar questões étnico-raciais na educação infantil é tema de pesquisa na UFLA
�??Ninguém ensina ao negro a se amar�?�: o racismo vivido desde a educação infantil
http://www.usp.br/aunantigo/exibir?id=7742&ed=1356&f=5
Amei esta garotinha: https://youtu.be/cbOG2HS1WKo