Tarefa 6 – Curso EDH – IVONE DEVEZA CHAGAS
Função
AUXILIAR TECNICO DE EDUCACAO
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
DRE ITAQUERA
Tema: Jogos e brincadeiras
Justificativa: Promover a coordenação motora e coordenação visomotora
Público alvo: Para todos as pessoas/alunos
Finalidade: Promover a interação social, estimular a coordenação motora
Objetivos: superar o desafio tendo em vista os esforços de tal forma a não deixar cair a bola no chão
Duração: 15 minutos ou mais
A atividade pode ser realizada por uma pessoa, mas pode ser feita com outra pessoa, uma jogando a bolinha para outra pessoa
Avaliação: Avaliar a interação social, o nível de estímulo no que se refere a coordenação visomotora
MATERIAL: Garrafa Pet de 2 litros, tesoura, régua e fita adesiva ou crepe ou durex colorido
CONFECÇÃO: medir a partir da tampa 15 cm e cortar
Como fica cortante as bordas é necessário passar um durex colorido em toda a borda
A outra parte da garrafa também pode cortar um pouco (que desejar) e passe também fita crepe ou durex colorido nas bordas para evitar ferimentos.
Para a garrafabol ficar com um visual bonito pode enfeitar com mais uma faixa de durex colorido.
A bolinha pode ser um par de meias bem enrolado, uma bolinha colorida ou mesmo com a própria tampinha da garrafa pet.
A brincadeira pode ser mais divertida se for feita com outra pessoa;
No início pode jogar a bolinha baixo, mas com a prática pode aumentar jogando bem alto e nesse momento é que podemos estimular a coordenação visomotora, porque a pessoa tem que visualizar onde terá que buscar a bolinha e deixá-la cair dentro do copo ou garrafa pet.
Interessante é sempre mudar o lado das mãos, ou seja, jogar com as mãos esquerda e direita para estimular os dois lados.
Essa brincadeira, de fácil entendimento, sem custo e ainda promove a descontração, a interação social e o vínculo afetivo importante nesse momento de início das aulas.
Ivone Deveza Chagas