Tarefa 6 – Curso EDH – IVANILDE MARIA DA SILVA PRATA
Função
ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA
DRE / Unidade Educacional
Santo Amaro
Escola
EMEF CONDE PEREIRA CARNEIRO
IVANILDE MARIA DA SILVA PRATA
TEMA: Respeito na Escola – Relação Família e Educadores
JUSTIFICATIVA: Durante os quase seis anos de trabalho como Coordenadora Pedagógica e Assistente de Diretor em uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo, tenho convivido com uma fala constante de alguns educadores e Auxiliares Técnicos de Educação que não se sentem respeitados por alguns familiares, bem como de familiares que se dizem desrespeitados por alguns profissionais no ambiente escolar. Após ter tido a oportunidade de participar deste curso de formação enriquecedor – Respeitar é Preciso – entendo ser este ponto de conflito uma excelente oportunidade para trabalhar o tema Respeito na Escola – Relação Família e Educadores; pautado principalmente na aula 3 – Relação Família e Escola.
PÚBLICO ALVO: Todos os adultos presentes no contexto da escola
FINALIDADE: A intenção aqui é que esta atividade seja um instrumento de reflexão, conscientização e prática do respeito na convivência no espaço escolar.
OBJETIVO: Espera-se que após o desenvolvimento da atividade aqui proposta a qualidade das relações na escola entre os adultos se transforme de maneira a criar um ambiente no qual todos se respeitem.
DURAÇÃO: 1 mês
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: Para alcançar o objetivo proposto pretende-se desenvolver as seguintes atividades, pautadas no Caderno do Respeitar é Preciso: RESPEITO NA ESCOLA:
- Encontro mediado pela Equipe Gestora com pais, professores e auxiliares técnicos de educação (ATE), a fim de estabelecer um diálogo a respeito do tema proposto com acolhimento a todos, recebendo-os com um agradável lanche. O objetivo deste primeiro encontro será compartilhar impressões, sentimentos e reflexões dos presentes quanto a respeito e desrespeito entre adultos na escola. Para isso os presentes terão a oportunidade de se colocarem quanto a situações vividas no ambiente escolar em que desrespeitaram alguém ou sentiram-se desrespeitados e, que sentimento isso trouxe a tona. Para a condução deste diálogo serão apresentadas questões presentes na página 47 do livro Respeito na Escola: “Uma situação na escola em que você respeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu”; Uma situação na escola em que você desrespeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.” Após a escuta de todos que desejarem se colocar e feitos os devidos registros, será feito por um integrante da Equipe Gestora a leitura do texto “Respeito Mútuo” (Pág. 48 – Livro: Respeito na escola) e, agendado com os presentes o próximo encontro.
- No segundo encontro, após a acolhido de todos os presentes, será apresentado um vídeo contendo imagens do dia a dia na escola em todos os seus ambientes. Logo após será aberto o momento de reflexão a partir das impressões dos pais em relação ao vídeo e na sequência questões para o debate: “ O que leva uma pessoa a respeitar o outro? “; o que leva uma pessoa a desrespeitar o outro?
Durante a mediação os presentes terão ainda a oportunidade de se colocarem quanto a importância de todos os adultos se respeitarem no ambiente escolar e qual o papel de cada um neste contexto, a fim de contribuir para que as crianças também compreendam tal importância em suas relações consigo mesma e com o outro.
- No terceiro e último encontro desta atividade convidaremos um palestrante para falar sobre o tema proposto e sua importância no convívio escolar. Ao final da palestra será servido um café e entregue a todos os participantes o material produzido pelo próprio grupo durante os encontros.