Tarefa 6 – Curso EDH – ITAMARA ROCHA D’ANGELO
Função
PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
CEU EMEF PROF DR PAULO GOMES CARDIM
Nome: Itamara Rocha D’angelo RF. 8023191/ vinculo 1 e- mail [email protected]
Tarefa do Curso: EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
Tema Gerador: Raça e relações étnico-raciais: branquitude e algumas questões étnico-raciais.
Subtema: A valorização da negritude no ambiente escolar.
Justificativa:
Refletindo sobre a realidade escolar em que vivo, observei a existência de alunas e alunos, que usavam blusas com capuz, em pleno dia ensolarado, e ao fazer uma escuta sensível, desses alunos, constatei que tinham vergonha de seus cabelos, crespos.
Partindo desse pressuposto, pensar e implementar, efetivamente, ações que promovam nas unidades escolares, uma educação para o entendimento das relações étnico-raciais, é uma necessidade urgente e, sobretudo uma medida para entender os mecanismos silenciados e mascarados que envolvem as relações humanas, nos tempos, espaços sociais e históricos. Infelizmente, o racismo esta enraigado na sociedade, se manifestando de forma consciente e inconsciente no comportamento de todas as faixas etárias e classes sociais.
Objetivos:
Espera-se que ao final deste processo de aprendizagem os estudantes sejam capazes de:
– Respeitar, compreender e valorizar as relações étnico-raciais, superando estereótipos, reconstruindo, positivamente as relações intra e interpessoais, rompendo com qualquer tipo de preconceito ou ações discriminatórias. E que todos os estudantes se sintam pertencentes ao âmbito escolar.
Público Alvo: 7º ano do ciclo autoral.
Duração: 7 aulas
Espaços: Sala de leitura, laboratório de informática e o pátio da unidade escolar.
Materiais: Telão, projetor e caixa de som, pentes para cabelo afro, creme para cabelo afro, acessórios para cabelo (elásticos e presilhas), tecidos para fazer os turbantes.
Sequência didática:
Aula 1: Leitura compartilhada do livro “Betina” e roda de conversa
Aula 2: Exibição do filme “Vista a minha pele” e Roda de conversa.
Aula 3: Produção textual, sem identificação dos estudantes, sobre as ações preconceituosas e discriminatórias, existentes no ambiente escolar. Leitura das produções e levantamento de questões, para serem debatidas e solucionadas coletivamente.
Aula 4: Exibição do filme “O menino que descobriu o vento”
Aula 5: Continuação do filme “O menino que descobriu o vento” e roda de conversa.
Aula 6: A biografia e obras de alguns autores negros do passado e contemporâneos.
Aula 7: Sarau com poemas produzidos pelos próprios estudantes, poemas dos autores da literatura afro- brasileira e oficina de tranças, turbantes e penteados afro.
Avaliação:
A avaliação será formativa, dialógica, processual e acontecerá, através da participação e interação.