Tarefa 6 – Curso EDH – ITAMARA ROCHA D’ANGELO

Data

28 de julho de 2020

Cursista

ITAMARA ROCHA D'ANGELO

Função

PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEU EMEF PROF DR PAULO GOMES CARDIM

Nome: Itamara Rocha D’angelo   RF. 8023191/ vinculo 1      e- mail [email protected]

 Tarefa do Curso: EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Tema Gerador: Raça e relações étnico-raciais: branquitude e algumas questões étnico-raciais.

Subtema: A valorização da negritude no ambiente escolar.

 

       Justificativa:

Refletindo sobre a realidade escolar em que vivo, observei a existência de alunas e alunos, que usavam blusas com capuz, em pleno dia ensolarado, e ao fazer uma escuta sensível, desses alunos, constatei que tinham vergonha de seus cabelos, crespos.

Partindo desse pressuposto, pensar e implementar, efetivamente, ações que promovam nas unidades escolares, uma educação para o entendimento das relações étnico-raciais, é uma necessidade urgente e, sobretudo uma medida para entender os mecanismos silenciados e mascarados que envolvem as relações humanas, nos tempos, espaços sociais e históricos. Infelizmente, o racismo esta enraigado na sociedade, se manifestando de forma consciente e inconsciente no comportamento de todas as faixas etárias e classes sociais.

         Objetivos:  

Espera-se que ao final deste processo de aprendizagem os estudantes sejam capazes de:

– Respeitar, compreender e valorizar as relações étnico-raciais, superando estereótipos, reconstruindo, positivamente as relações intra e interpessoais, rompendo com qualquer tipo de preconceito ou ações discriminatórias. E que todos os estudantes se sintam pertencentes ao âmbito escolar.

        Público Alvo: 7º ano do ciclo autoral.

        Duração: 7 aulas

        Espaços: Sala de leitura, laboratório de informática e o pátio da unidade escolar.

        Materiais: Telão, projetor e caixa de som, pentes para cabelo afro, creme para cabelo afro, acessórios para cabelo (elásticos e presilhas), tecidos para fazer os turbantes.

         Sequência didática:

         Aula 1: Leitura compartilhada do livro “Betina” e  roda de conversa

         Aula 2: Exibição do filme “Vista a minha pele” e Roda de conversa.

         Aula 3: Produção textual, sem identificação dos estudantes, sobre as ações preconceituosas  e discriminatórias, existentes no ambiente escolar. Leitura das produções e levantamento de questões, para serem debatidas e solucionadas coletivamente.

        Aula 4: Exibição do filme “O menino que descobriu o vento”

        Aula 5: Continuação do filme “O menino que descobriu o vento” e roda de conversa.

        Aula 6: A biografia e obras de alguns autores negros do passado e contemporâneos.

       Aula 7: Sarau com poemas produzidos pelos próprios estudantes,  poemas dos autores da literatura afro- brasileira e oficina de tranças, turbantes e penteados afro.

 

        Avaliação:

A avaliação será formativa, dialógica, processual e acontecerá, através da participação e interação.