Tarefa 6 – Curso EDH – Ismenia Maria Pires Vaz

Data

7 de julho de 2020

Cursista

Ismenia Maria Pires Vaz

Função

Professor de Ensino Médio e Fundamental II

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEFM Vereador Antonio Sampaio

Tema: As questões de gêneros e os direitos humanos

A justificativa para essa atividade é a desigualdade de gênero que ainda é um processo difícil na igualização proposta pelos Direitos Humanos, pensando sobre isso e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia, seja no trabalho ou no convívio social, essa sequencia didática tem por objetivo buscar entender as desigualdades entre homens e mulheres, e levar aos alunos esse debate e reflexão.

O trabalho se destina aos alunos do Ensino Fundamental II, podendo também ser usado no Ensino Médio. Como professora, mulher. Sinto essa necessidade de trabalhar a valorização das mulheres no mercado de trabalho, refletir sobre seu papel na família e o papel das meninas em sua formação, construção como mulher, adulta e dona de si mesma. Foi com essa finalidade e pensando dessa forma iniciaria essa sequência didática com algumas questões de reflexão. Primeiramente repertoriando os alunos sobre questões próprias das mulheres, questões históricas que estão intrínsecas na sociedade, como o fato de ser pensado que a mulher deve cozinhar, lavar, passar, a questão dos cuidados com os filhos, as questões fisiológicas como a menstruação, TPM, gravidez, parto. Após essa explanação colocaria na lousa algumas questões para refletirem e pensarem a respeito:

1 – As mulheres sofrem uma opressão que é só delas. Que tipo de opressão é essa?

2 – Essa opressão é diferente para as mulheres mais ricas ou mais pobres? Por quê?

3 – Por que os meninos e as meninas veem seus pais como duas pessoas iguais? Será que são?

Após a realização dessas questões debateríamos a respeitos das respostas colocadas por cada aluno e iniciaríamos a segunda etapa da nossa atividade. Um debate a respeito do tema: Gêneros, direitos humanos e desigualdades.

Iniciaríamos dividindo a classe em dois grupos: As mulheres e os Homens.

E a seguir seria proposto o seguinte debate: As mulheres deverão defender os interesses dos homens e os homens os direitos das mulheres. Para auxiliar na atividade, seria proposta as seguintes questões para se refletirem:

1 – Homens e mulheres exercem diferentes funções dentro da sociedade?

2 – É justo a mulher exercer uma atividade remunerada fora de casa e ainda cuidar dos afazeres domésticos sozinha?

3 – Existem diferenças de gêneros no planejamento familiar?

4 – O maior acesso das mulheres ao mercado de trabalho e à educação pode ser bom para melhorar a qualidade de vida das famílias?

O objetivo dessa atividade é propor uma reflexão futura, sobre a humanidade atualmente e sua relação com as questões de gêneros e quais as perspectivas para o futuro. Sendo a forma de avaliação a produção de textos e debates sobre o tema.

A duração dessa sequencia didática seria de 2 a 4 aulas de 45 minutos.