Tarefa 6 – Curso EDH – Isabel Dalinajara Jorge
Função
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
Vila Natal
Tema: Conhecer para respeitar (Respeito na Escola)
Justificativa:
Estabelecer relacionamentos integrais e saudáveis com todas as pessoas, conviver é estabelecer vínculos e sobrepujar as diferenças. O princípio da valorização da individualidade e do respeito à diversidade, pela felicidade e o bem-estar de toda comunidade escolar. Em decorrência da grande rotatividade da remoção dos professores, coordenadores e diretores, nossa Unidade Educacional é considerada de passagem, por ter fácil acesso de locomoção. Percebemos a necessidade de estreitar as relações dos docentes. Nas atribuições do cotidiano escolar os educadores na maioria das vezes não tem a oportunidade de estabelecer relações com outro que não fazem parte do seu convívio diretamente. As pessoas ficam fechadas no seu grupo, os professores, agente escolar, gestoras, zeladores, merendeiras e etc. Convivemos no mesmo espaço físico, todos educadores que fazem parte da educação das crianças, o comportamento dos adultos refletem diretamente neste processo educacional.
A quem o trabalho se destina
Todos os profissionais locados na Unidade Educacional (professor, diretor, coordenador pedagógico, secretaria, agente escolar, zeladoria e merendeira).
Finalidade
Conhecer para respeitar o sujeito, os espaços, a comunidade, promovendo o respeito na sua integralidade, na construção de seres humanos dotados de respeito mútuo, dentro e fora do ambiente escolar. Realizando ações que favoreçam a cooperação e compreensão mútua.
Objetivos
Promover ambiente de respeito para com as diferenças de convivência na Unidade Educacional, respeitando a individualidade do sujeito.
Duração – Quanto tempo você prevê que será necessário.
Seis encontros presenciais.
As atividades que comporão a sequência
Atividade 1 – Café com Memórias – Prepara a sala de reuniões, em um ambiente acolhedor, dispondo a grande mesa e espalhar pelos espaços, fotografias de eventos ocorridos na escola, dos espaços da escola e palavras de motivação. Cada pessoa deverá trazer um objeto da sua residência para compor a mesa que tenha um significado afetivo, como por exemplo, uma caneca, prato de bolo. Durante o café realizar sua apresentação, qual a função dentro da unidade e por que escolheu o objeto. Como ponto de partida para criar um ambiente harmônico de coexistência criativa.
Atividade 2 – Conhecendo os espaços – Distribuir envelopes com nomes dos profissionais para realizar a divisão por grupo de profissionais e mesclar os segmentos, em seguida visitar o espaço do outro e descrever o local e trabalho. Por exemplo, a coordenadora ir até o espaço da cozinha para se apropriar da rotina diária. Exercitar a benevolência, em saber e aprender com as diferenças de cada um e suas funções.
Atividade 3 – Visitando a Comunidade – em grupos profissionais da Unidade irão fazer uma visita pelo entorno da Unidade, importante que em cada grupo tenha uma pessoa que more na própria comunidade. Valorizar e respeitar a comunidade através dessa vivência. Colocar-se no lugar do outro, procurando imaginar qual seu sentimento por pertencer a essa localidade.
Atividade 4 – Árvore dos elogios – Montar com envelopes o formato de árvore, em cada envelope colocar o nome dos profissionais da unidade do lado de fora. Colocar em local que facilite o manuseio, ofertar vários papeis cortados para colocar dentro com os respectivos elogios. Intenção que todos possam fazer e receber os elogios.
Atividade 5 – Desenho Autoretrato – Pegar o envelope correspondente ao seu nome e realizar desenho baseado nas características exposta no envelope. Realizar uma exposição e tentar adivinhar quem é a pessoas, como o outro me enxerga, como eu me enxergo. Pode descrever de forma física e psicológica.
Atividade Final – Roda de Conversa – Em roda de conversa promover diálogo com todos os profissionais que ocupam a Unidade Educacional, enfatizando que todos são importantes na sua integralidade, estreitando as relações, estabelecendo diálogos francos, sinceros, educados, respeitosos e com muito carinho entre todos.
Avaliação
Durante todo o processo das atividades, observando como os profissionais foram evoluindo, estreitando os laços de Companheirismo, empatia e respeito com o outro, com suas funções e com os espaços. Se necessário, durante o processo realizar adequações necessárias das atividades propostas.