Tarefa 6 – Curso EDH – Irlem Cristina de Andrade Garcia

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Irlem Cristina de Andrade Garcia

Função

Prof de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEI Prof Célia Ribeiro Landim

IRLEM CRISTINA DE ANDRADE GARCIA

CPF 144.379.008-71/RF 7935366.1

EMEI PROF CÉLIA RIBEIRO LANDIM/DRE MP

SÃO PAULO, JUNHO DE 2020

 

 

TAREFA PARA AVALIAÇÃO DO CURSO EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

ORIENTADO PELOS FORMADORES: CAROL BAGGIO, NEIDE NOGUEIRA E HAMILTON HARLEY

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

 

PROJETO: APRENDENDO A SER E A CONVIVER

TURMAS INFANTIL I E II (4 E 5 ANOS)

 

JUSTIFICATIVA: Estimular a autoestima. Incentivar interações interpessoais saudáveis dentro e fora do ambiente escolar. Estimular a necessidade de cuidado e preservação do nosso Planeta, lugar onde vivemos.

 

OBJETIVO: Promover o autoconhecimento, Estimular a boa convivência por meio de trabalhos de temas relacionados aos valores humanos primordiais: respeito às diferenças, honestidade, tolerância, solidariedade, amizade, boas maneiras; higiene: cuidado de si e do ambiente; respeito ao Planeta Terra e ao meio ambiente e a todos os seres vivos que aqui habitam.

 

ESTRATÉGIAS: História de vida de cada aluno, Mural de fotos da Família e animal de estimação, Conversa sobre sentimentos, Análise de livros (O patinho feio, Qual é a cor do amor, Três Porquinhos, O gato Marinheiro, Tudo tem a hora certa, etc; Análise de músicas; Análise de vídeos (A princesa e o sapo, Zootopia, Divertida Mente, Wall-E, Rei Leão, Frozen, A Bela e a Fera, Toy Store 3, etc)

 

DESENVOLVIMENTO: O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo, com atividades semanais pautadas nas leituras, vídeos e músicas.

 

AVALIAÇÃO: Por meio de atividades sistemáticas e análise das atitudes dos alunos; Produção de atividades artísticas; Análise de casos de alunos com dificuldades de interação e convívio em grupo.

 

ANEXOS

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

  1. Este sou Eu (Desenho Livre ou com a foto anexada no cantinho da folha ou ampliar a foto e colar só metade na folha)

Conversa: O que mais gosta de fazer? Qual a comida, fruta, cor, brinquedo favorito? Onde gosta de passear? Qual o animal favorito? Sentimentos, eu fico assim quando: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Assustado, Nervoso, Agitado, Ansioso, Feliz, Carinhoso etc.

Virtudes: Empatia, Tolerância, Honestidade e etc.

Leitura: Marcelo Martelo Marmelo, Fábulas e etc.

  1. Esta é a minha Casa (Desenho Livre, Recorte e colagem ou Dobradura da casa)

Conversa: Como é minha casa? Eu tenho o próprio quarto? Quais são as configurações de casas que conhecemos?

Leitura: A casa do Marcelo, Os três Porquinhos etc.

  1. Minha Família (Painel com Colagem da Foto da Família e animal Doméstico)

Conversa: História do meu nascimento e do meu nome, Qual a origem da minha família, Quem é sua família? Quem mora com você na sua casa? Tem animal de estimação?

Leitura: Os Três Porquinhos, A família do Marcelo, etc.

  1. Meio Ambiente (Cuidado com os animais, as plantas, uso consciente da água, descarte correto do lixo, etc.)