Tarefa 6 – Curso EDH – Iraildes Souza Vieira Rodrigues

Data

23 de julho de 2020

Cursista

Iraildes Souza Vieira Rodrigues

Função

PEI

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

cei silvana aparecida tobias

Nome Iraildes S. V. Rodrigues

RF. 8367337

 

Tema : A identidade positiva da criança negra

Justificativa : A problemática do racismo na sociedade traz um impacto muito grande na escola. As crianças negras desde bem pequenas sofrem com olhares e falas.Um exemplo , especificamente as meninas negras quando vão a escola com o cabelo solto sentem com a reação e comentário dos colegas.Em contrapartida a maioria dos meninos com cabelos crespos ou cacheados raspam ou cortam bem baixo, enquanto crianças com cabelos lisos exibem cortes modernos.

Faixa etária : Criança de 3 à 5 anos.

Finalidade: Elevar a autoestima da criança negra permitindo que ela construa sua identidade de maneira positiva.

Objetivos : Permitir uma melhor convivência entre as crianças. Alcançar as famílias com essa proposta. Esse trabalho não pode ter fim, temos que usar a criatividade para novas atividades dando continuidade ao combate ao racismo com a educação infantil.

Duração : 2 dias

Atividades:

1-Proporcionar um dia da beleza onde as crianças possam escolher quais penteados querem fazer , quais acessórios querem usar, e na própria sala promover um desfile de cabelos , narrando as diferenças e características de cada cabelo enaltecendo a beleza de cada um.

2- Nas escolas sempre promovemos o dia da família na escola, nesse dia normalmente as atividades sempre são bem repetitivas : exposições, oficinas.
Pensando no tema, faríamos algo diferenciado
nesse dia seria proposto o convite de diferentes mulheres negras com diferentes tons de pele e texturas de cabelos para uma conversa com as famílias e crianças sobre colorismo, evidenciando que não é somente a cor da pele que determina uma pessoa negra e sim outras características também.
Convidar uma maquiadora especialista em pele negra para presentear algumas mães.
Para finalizar promover um segundo desfile , agora entre todas as famílias, propondo que soltem os cabelos e mostrem a beleza singular que existe em si.
O desfile acontecerá ao som da música: Negro é lindo do Jorge Ben.

Avaliação: Será através do retorno das crianças e famílias sobre o que foi proposto, através também da convivência diária com as crianças em sala de aula , o que dará indícios para novas propostas.