Tarefa 6 – Curso EDH – Glace klear lobo saugo

Data

15 de julho de 2020

Cursista

Glace klear lobo saugo

Função

Professor de Educação infantil

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Cei João Ubaldo

Tarefa Curso EDH- Desafios do contexto atual (Respeitar é preciso Instituto Vladimir Herzog)

Professora Glace KLear Lobo Saugo – Educação Infantil

Tema: Identidade

Justificativa: Dentro da sociedade, podemos notar diariamente cenas de preconceito ou mesmo cenas de discriminação. Pensando em desenvolver um olhar de respeito já no primeiro contato com o contexto escolar, busca-se ajudar as crianças e bebês a identificarem a si e aos outros e coloca-los como pertencentes a sociedade, através do diálogo conversar com três artigos da Declaração de Direitos Humanos “Artigo I – Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razões consciência e devem agir em relação umas ás outras com espírito de fraternidade; Artigo II – Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição; Artigo III – Todo homem tem direito à vida à liberdade e a segurança pessoal”

Faixa etária: 2 a 4 anos 

Finalidade: Promover o olhar reflexivo, de forma coletiva, através da percepção do outro e suas diferenças juntamente com a leitura de livros infantis que tragam esse olhar.

Objetivos/ Resultados esperados: O objetivo é estimular as crianças para percepção das diferenças e a construção do respeito pelas diferenças, buscar através da leitura lúdica combater preconceitos e discriminações; valorizar as diferenças; qualificar as relações humana.

Duração: Um semestre

Atividades: 

Rodas de conversas sobre diferenças e respeito

– Escuta sensível as crianças 

– Construção de identidade (Como me vejo) brincadeira do espelho

– Como o outro me vê (desenho- contorno)

– Medição de tamanhos com tabelas

– Leitura de um conto (Menina do laço de fita)

– Vídeo Infantil (Mundo Bita – A diferença é o que nos Une)

– Vídeo Infantil (Turma da Mônica – Respeito e tolerância)

-Leitura de um conto (Peixinho de chocolate)

-Teatralização do Conto com fantoche

– Construção coletiva de personagens e suas diferenças

– Brincadeiras com de regras simples para saber respeitar a vez do outro

-Filme – Happy Feet

– Pintura de expressão

– Painel coletivo Identidade (Junção dos trabalhos elaborados durante o projeto)

Avaliação:

A avaliação se dá através da observação e registros. Toda comunidade escolar estará envolvida no projeto, dando exemplos de boas práticas de respeito.