Tarefa 6 – Curso EDH – Gislaine Gomes Costa Moreira da Silva

Data

29 de julho de 2020

Cursista

Gislaine Gomes Costa Moreira da Silva

Função

Professora de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

CEI parque Santa Margarida

Tarefa do curso: Educação em Direitos Humanos no contexto atual

Raça e relações étnico-raciais

 

JUSTIFICATIVA:

Como Educadora atuante na Unidade Educacional e percebendo a diversidade cultural no contexto da Unidade Escolar, depois de assistir todas as aulas propostas na formação, a segunda aula foi a que mais ampliou meu olhar, meu aprendizado, meus conhecimentos como educadora e como pessoa. Pensando na educação em direitos humanos, tendo ciência que ela constrói o sujeito em seu processo de aprendizagem que esse tema foi escolhido para trabalhar com as crianças no espaço em que diversas relações humanas acontecem.

A QUEM O TRABALHO SE DESTINA:

O trabalho será desenvolvido com os alunos do terceiro ano do Fundamental l

FINALIDADE:

Com esta sequência de atividades minha intenção é proporcionar para as crianças o acesso e a reflexão sobre a diversidade étnico-racial, possibilitando vivências e experiências que ampliem seu repertório cultural, que eles possam se relacionar com seus pares, respeitando a si mesmos e os outros.

OBJETIVOS:

– Conhecer e valorizar as origens dos negros;

– Ampliar os conhecimentos sobre a cultura africana para saber que muitos dos nossos costumes vieram dos negros;

-Desenvolver atitudes de respeito pela diferença;

– Conscientizar-se a respeito de nossa formação multiétnica;

– Identificar atitudes racistas no cotidiano como: piadas, apelidos e rótulos estereotipados;

– Coibir atitudes racistas no cotidiano escolar;

-Perceber as variedades de tons de cor das peles das crianças da sua própria turma;

-Perceber os diferentes tipos de cabelos das crianças da sua turma;

– Estimular e fortalecer a autoestima positiva das crianças;

– Conhecer artistas negros brasileiros em vários campos artísticos.

DURAÇÃO:

Um bimestre

AS ATIVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA:

– Fazer a leitura na sala do livro: O amigo rei de Ruth Rocha para iniciar uma exploração dos conhecimentos que as crianças possuem sobre a escravidão;

– Levantar algumas perguntas com as crianças a respeito do que gostariam de saber sobre os escravos;

– Pedir que pesquisem em casa o que possuem de informações sobre a história dos negros (fotos, reportagens, objetos, etc.) e tragam para classe;

– Pedir que observem atentamente as figuras trazidas e outras levadas pela professora e comentem e registrem o que estão vendo;

– Realizar a leitura do livro “Menina bonita do laço de fita”, afim de explorar e levantar a questão do racismo (cor da pele);

– Realizar leituras de textos, histórias, mitos e lendas para obtermos informações sobre os costumes dos negros;

– Assistir ao filme do Chico Rei e observar os detalhes de vestimentas, os trabalhos realizados pelos negros escravizados, o navio negreiro, o mercado onde homens, mulheres e crianças negras eram vendidas ou compradas como mercadorias;

– Montar painel com fotos o negro de hoje (pessoas famosas);

– Observar obras de arte que retratem a figura do negro (Portinari, Tarsila do Amaral, etc.);

– Discutir as observações para compararmos com a atualidade, fazer registros escritos e através de registros e desenhos.

AVALIAÇÃO:

A Avaliação será através da observação e registro diário das aprendizagens das crianças, por meio das ações, falas e atitudes, observarei se houve aumento na auto identificação com manifestações afro-brasileiras, conscientizando as crianças a compreenderem que todas as pessoas devem ser respeitadas independente de sua raça ou etnia.

 

 

 

Nome: Gislaine Gomes Costa Moreira da Silva   RF: 8395675