Tarefa 6 – Curso EDH – Gislaine Gomes Costa Moreira da Silva
Função
Professora de educação infantil
DRE / Unidade Educacional
Campo Limpo
Escola
CEI parque Santa Margarida
Tarefa do curso: Educação em Direitos Humanos no contexto atual
Raça e relações étnico-raciais
JUSTIFICATIVA:
Como Educadora atuante na Unidade Educacional e percebendo a diversidade cultural no contexto da Unidade Escolar, depois de assistir todas as aulas propostas na formação, a segunda aula foi a que mais ampliou meu olhar, meu aprendizado, meus conhecimentos como educadora e como pessoa. Pensando na educação em direitos humanos, tendo ciência que ela constrói o sujeito em seu processo de aprendizagem que esse tema foi escolhido para trabalhar com as crianças no espaço em que diversas relações humanas acontecem.
A QUEM O TRABALHO SE DESTINA:
O trabalho será para alunos do terceiro ano do Fundamental l
FINALIDADE:
Com esta sequência de atividades minha intenção é proporcionar para as crianças o acesso e a reflexão sobre a diversidade étnico-racial, possibilitando vivências e experiências que ampliem seu repertório cultural, que eles possam se relacionar com seus pares, respeitando a si mesmos e os outros.
OBJETIVOS:
– Conhecer e valorizar as origens dos negros;
– Ampliar os conhecimentos sobre a cultura africana para saber que muitos dos nossos costumes vieram dos negros;
-Desenvolver atitudes de respeito pela diferença;
– Conscientizar-se a respeito de nossa formação multiétnica;
– Identificar atitudes racistas no cotidiano como: piadas, apelidos e rótulos estereotipados;
– Coibir atitudes racistas no cotidiano escolar;
-Perceber as variedades de tons de cor das peles das crianças da sua própria turma;
-Perceber os diferentes tipos de cabelos das crianças da sua turma;
– Estimular e fortalecer a autoestima positiva das crianças;
– Conhecer artistas negros brasileiros em vários campos artísticos.
DURAÇÃO:
Um bimestre
AS ATIVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA:
– Fazer a leitura na sala do livro: O amigo rei de Ruth Rocha para iniciar uma exploração dos conhecimentos que as crianças possuem sobre a escravidão;
– Levantar algumas perguntas com as crianças a respeito do que gostariam de saber sobre os escravos;
– Pedir que pesquisem em casa o que possuem de informações sobre a história dos negros (fotos, reportagens, objetos, etc.) e tragam para classe;
– Pedir que observem atentamente as figuras trazidas e outras levadas pela professora e comentem e registrem o que estão vendo;
– Realizar a leitura do livro “Menina bonita do laço de fita”, afim de explorar e levantar a questão do racismo (cor da pele);
– Realizar leituras de textos, histórias, mitos e lendas para obtermos informações sobre os costumes dos negros;
– Assistir ao filme do Chico Rei e observar os detalhes de vestimentas, os trabalhos realizados pelos negros escravizados, o navio negreiro, o mercado onde homens, mulheres e crianças negras eram vendidas ou compradas como mercadorias;
– Montar painel com fotos o negro de hoje (pessoas famosas);
– Observar obras de arte que retratem a figura do negro (Portinari, Tarsila do Amaral, etc.);
– Discutir as observações para compararmos com a atualidade, fazer registros escritos e através de registros e desenhos.
AVALIAÇÃO:
A Avaliação será através da observação e registro diário das aprendizagens das crianças, por meio das ações, falas e atitudes, observarei se houve aumento na auto identificação com manifestações afro-brasileiras, conscientizando as crianças a compreenderem que todas as pessoas devem ser respeitadas independente de sua raça ou etnia.
NOME: Gislaine Gomes Costa Moreira da Silva
RF: 8395675