Tarefa 6 – Curso EDH – Gisele Isidoro de Oliveira
Função
Prof. Ed. Infantil e Ensino Fundamental I
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
EMEF MAL Eurico Gaspar Dutra
NOME DO CURSISTA: GISELE ISIDORO DE OLIVEIRA
RF: 799.703-5
DRE IPIRANGA
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
- TEMA PROPOSTO
O jogo de Mancala Awelé e relações étnicos raciais no espaço escolar.
- JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho visa positivar a diversidade humana, consolidando ações pedagógicas que reforçam a pedagogia antirracista. A escola é um espaço de formação de sujeitos críticos, e a ampliação de reportório por práticas pedagógicas antirrascistas, como o uso de diálogo e a ludicidade são elementos que colaboram para a convivência entre os pares na vida cotidiana da escola.
- PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I (Ciclo de Alfabetização).
- FINALIDADE:
A realização da prática do jogo Mancala Awelé oferece o contato com a valorização da cultura africana; estruturando experiências positivas, consolidando vocabulário utilizando respeito mútuo. Portanto, propõe o acesso a diversidade humana por meio de brinquedos e brincadeiras.
- OBJETIVOS:
Desenvolver a pedagogia antirracista; ensinar as regras, práticas e conceitos do jogo Mancala Awelé; abordar a cultura africana utilizando os conceitos do Jogo.
- DURAÇÃO:
inicialmente sete aulas, podendo sofrer alterações conforme o desenvolvimento do tema com turma.
- ATIVIADES QUE COMPÕE A SEQUÊNCIA:
7.1 AULA 1:Roda de conversa em sala de aula para levantamento de conhecimentos prévios sobre jogos.
AULA 2: Uso de imagens e vídeos para contextualizar o jogo Mancala Awelé de acordo com a sua origem africana.
AULA 3: Levantamento das regras do jogo, e as questões culturais específicas do jogo que permeia a parceria, a cosmovisão e não a competição e sim a troca, a solidariedade entre os pares.
AULA 4: Ampliação do contexto do jogo da Mancala Awelé para outras questões que envolvem a cultura de matriz africana, confecção de mantos para o jogo (a origem dos mantos e seus significados).
AULA 5: Confecção do jogo de Mancala Awelé usando caixa de ovos (material reciclável), desenvolvendo também as formas de respeito mútuo entre os pares, fortalecendo escuta ativa e diálogo saudável .Além de retomar as regras do jogo e a estruturação do tabuleiro.
AULA 6: Oficina do jogo estudado em pequenos grupos, uso da sala de aula.
AULA 7: Convite para os colegas de outras turmas da escola para jogar e apresentar os princípios do jogo Mancala Awelé, uso do pátio da escola.
- AVALIAÇÃO:
Observação processual das aprendizagens e dos avanços dos estudantes; assembleias para os estudantes avaliarem os processos realizados; uso de registros fotográficos; exposição de mural com fotografias e opiniões dos estudantes sobre a sequência de atividades.