Tarefa 6 – Curso EDH – Gisele Isidoro de Oliveira

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Gisele Isidoro de Oliveira

Função

Prof. Ed. Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

EMEF MAL Eurico Gaspar Dutra

NOME DO CURSISTA: GISELE ISIDORO DE OLIVEIRA

RF: 799.703-5

DRE IPIRANGA

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

 

  1. TEMA PROPOSTO

O jogo de Mancala Awelé e relações étnicos raciais no espaço escolar.

  1. JUSTIFICATIVA:

O presente trabalho visa positivar a diversidade humana, consolidando ações pedagógicas que reforçam a pedagogia antirracista. A escola é um espaço de formação de sujeitos críticos, e a ampliação de reportório por práticas pedagógicas antirrascistas, como o uso de diálogo e a ludicidade são elementos que colaboram para a convivência entre os pares na vida cotidiana da escola.

  1. PÚBLICO ALVO:

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I (Ciclo de Alfabetização).

  1. FINALIDADE:

A realização da prática do jogo Mancala Awelé oferece o contato com a valorização da cultura africana; estruturando experiências positivas, consolidando vocabulário utilizando respeito mútuo. Portanto, propõe o acesso a diversidade humana por meio de brinquedos e brincadeiras.

  1. OBJETIVOS:

Desenvolver a pedagogia antirracista; ensinar as regras, práticas e conceitos do jogo Mancala Awelé; abordar a cultura africana utilizando os conceitos do Jogo.

  1. DURAÇÃO:

inicialmente sete aulas, podendo sofrer alterações conforme o desenvolvimento do tema com turma.

  1. ATIVIADES QUE COMPÕE A SEQUÊNCIA:

7.1  AULA 1:Roda de conversa em sala de aula para levantamento de conhecimentos prévios sobre jogos.

AULA 2: Uso de imagens e vídeos para contextualizar o jogo Mancala Awelé de acordo com a sua origem africana.

AULA 3: Levantamento das regras do jogo, e as questões culturais específicas do jogo que permeia a parceria, a cosmovisão e não a competição e sim a troca, a solidariedade entre os pares.

AULA 4: Ampliação do contexto do jogo da Mancala Awelé para outras questões que envolvem a cultura de matriz africana, confecção de mantos para o jogo (a origem dos mantos e seus significados).

AULA 5: Confecção do jogo de Mancala Awelé usando caixa de ovos (material reciclável), desenvolvendo também as formas de respeito mútuo entre os pares, fortalecendo escuta ativa e diálogo saudável .Além de retomar as regras do jogo e a estruturação do tabuleiro.

AULA 6: Oficina do jogo estudado em pequenos grupos, uso da sala de aula.

AULA 7: Convite para os colegas de outras turmas da escola para jogar e apresentar os princípios do jogo Mancala Awelé, uso do pátio da escola.

 

  1. AVALIAÇÃO:

Observação processual das aprendizagens e dos avanços dos estudantes; assembleias para os estudantes avaliarem os processos realizados; uso de registros fotográficos; exposição de mural com fotografias e opiniões dos estudantes sobre a sequência de atividades.