Tarefa 6 – Curso EDH – Francyne de Lima Rondon

Data

14 de julho de 2020

Cursista

Francyne de Lima Rondon

Função

Prof ed. Inf. E ens. Fund I

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEI Adevaldo de Moraes

Aluna : Francyne de Lima Rondon

Registro Funcional: 7479336

TEMA: Culturas, respeito e diversidades etnico-raciais.

Atividades:

  • Livro : AS TRANÇAS DE BINTOU –

AUTOR:DIOUF, SYLVIANE A.

  • Música: De toda Cor

Cantor : Renato Luciano

 

  • História e confecção da Boneca Abayomi
  • Contada pela professora e confeccionada pelas crianças com supervisão e suporte da professora e equipe de apoio da unidade escolar.

JUSTIFICATIVA: Vivenciando e refletindo sobre vários acontecimento em nosso país e no mundo, que envolvem preconceitos étnico-raciais, e tendo o conhecimento do material Trilhas de Aprendizagem (Material PMSP), é necessário dar visibilidade ao tema.

A escola é um espaço que pode e deve impedir atitudes racista e discriminatórias. É obrigação da unidade escolar como um todo, promover a cultura do respeito mútuo, pois valores e ações se constituem através do exercício de práticas, respeitando diferenças e promovendo , com efetividade, o reconhecimento de pertencimento a todos e garantindo representatividade de identidades.

No Currículo da Cidade há dois trechos que devem ser destacados e que norteiam a escolha do tema: ” um modo muito efetivo de enfrentar esse desafio na Educação Infantil, é ofertar as crianças representações gráficas, literárias, cientificas e artísticas que contemplem essa diversidade, para que encontrem nos textos lidos personagens que protagonizem diferentes histórias (Pág. 46).

“A visibilidade de histórias de vida de pessoas negras pode promover para as crianças, sejam elas negras ou não, o resgate da riquíssima história e cultura dos povos afro-descendentes e ajuda na reconstrução da imagem da participação digna e ativa dos negros em todas as dimensões da experiência humana” (Pág. 46).

FINALIDADE: Através do tema escolhido e com os materiais de trabalho selecionados, será promovida a apresentação e valorização da cultura e promoção do respeito a diversidades.

A atividade será para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos em uma escola de Educação Infantil.

 

OBJETIVO: Promover conhecimento, interesse e respeito por todas culturas e vivencias . Histórias permitem trabalhar diversos aspectos do universo infantil. A história ” As tranças de Bintou”, é uma maravilhosa viagem literária e de imagens que permite que as crianças entrem em contato com ideias, saberes e respeito por culturas que são diferentes da sua, além de permitir e favorecer a representatividade de muitos. a música de Renato Luciano ” De toda Cor”, é uma linda viagem de respeito , é uma das mais lindas expressões de sensibilidade e respeito as diferenças. Já a história de Abayomi é encantadora e cheia de emoções. A confecção da boneca vai permitir uma viagem no tempo e descobertas de significados que se estenderão as famílias.

DURAÇÃO: O projeto será realizado em 3 semanas. Na primeira semana iniciaremos com a leitura do livro e na sequência faremos uma roda de conversa, onde as crianças irão expor suas impressões, sensações e sentimentos a que foram remetidas durante a leitura. Faremos apos um registro da história, momento em que as crianças desenham a história. Ao final da aula irei propor que as crianças contem essa história em suas casa.

Na segunda semana trabalharei com a música ” De toda cor”. Escutaremos a música e faremos uma reflexão sobre ela. Faremos  um mural com fotos e trechos da música para expormos na escola.

Na terceira semana falaremos sobre Abayomi. Contarei a história. A roda de conversa se faz presente na educação infantil diariamente, e então na nossa roda falaremos sobre os aspectos da história. Na sequência durante a semana iremos começar nosso projeto de confecção da boneca com retalhos, que contará com a equipe de apoio!

ao final das atividades que serão expostas, em uma reunião de pais apresentarei nosso projeto e nossas atividades.

AVALIAÇÃO: A avaliação da educação infantil é continua onde observamos o desenvolvimento das crianças, suas ações, desafios, emoções, entre outras.