Tarefa 6 – Curso EDH – Francisca Silva Paixão

Data

28 de julho de 2020

Cursista

Francisca Silva Paixão

Função

PEIF/Diretora(designada)

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Morro Doce

Tema proposto: Relações étnico-raciais

Justificativa: Sou professora de Educação Infantil mas atualmente estou designada como Diretora em  substituição na EMEI que trabalho e há algum tempo tenho percebido que esse é um tema que não é abordado na escola, e o curso só tornou ainda mais forte essa reflexão. Tanto com as crianças como na relação  entre os adultos não é abordado. Considero importante trabalhar o tema porque, mesmo que na Unidade não notamos quaisquer tipo de descriminação explicita, é preciso construir nas crianças o respeito e a desconstruir a ideia de branquitude.

A quem o trabalho se destina: Crianças de 4 e 5 anos

Finalidade: Que as crianças e educadores  reflitam sobre o respeito às desigualdades raciais, considerando que todos somos iguais e todos são dignos de respeito. Além de que todos devem se reconhecer no espaço escolar independente de sua raça ou cor.

Objetivos/Resultados esperados: Trabalhamos com crianças pequenas e entendemos que esse é um processo que está apenas no início; o objetivo é que essas crianças sejam capazes de identificar as diferenças raciais, se identificar como parte de uma dessas raças (aceitação) e respeitar o que é diferente.

Duração: 3 meses

Atividades:

  • 1º Momento: Roda de conversa – Iniciaremos as reflexões com uma roda de conversa com as crianças para escuta dos conceitos que têm sobre o assunto (Todo mundo aqui é igual? Quais as diferenças? Alguém já te tratou mal por ser diferente? Etc…)
  • 2º Momento: Roda de leitura “Na minha Escola todo mundo é igual”, (Rossana Ramos, Ed. Cortez) e prosseguir nas reflexões sobre o tema.
  • 3º Momento: Como eu me vejo? – As crianças deverão realizar um auto retrato e falar sobre o desenho.
  • 4º Momento: Caixa de histórias – Será disponibilizado uma caixa com histórias infantis com temas etnico-raciais que as crianças poderão manusear e a professora fará a leitura nas rodas de história.
  • 5º Momento: As crianças farão pinturas sobre o tema e as mesmas serão reproduzidas nas paredes da escola (Hoje temos pintura no muro da escola mas observei que não há um negro ou indígena e até mesmo oriental. Isso precisa ser repensando, vamos refazer a pintura para que todos possa se enxergar nos muros da escola.

 

Avaliação – A avaliação será continua, observando as falas e atitudes das crianças em relação aos colegas.